Configuando a internet podem me ajuda?

Iniciado por manasseshudson, 04 de Abril de 2007, 21:42

tópico anterior - próximo tópico

manasseshudson

bom pessoal soi leigo em linux mas quero aprender. o problema é os eguinte. tenho um pc a qual me conecto a internet pelo windows(internet da net sem autenticação) e gostaia de usar a internet no ubuntu também só q não consigo como faço paa configurar pode me ajudar?

meu pc possui
winxp e ubuntu
512 de ram
2.26 gh

me ajudem por favor quero apender usar o ubuntu

desde já agradeço

pinduvoz

Se a sua internet é via cabo (Virtua), ela é "autenticada". Embora vc. não perceba, a autenticação é feita pelo "endereço físico" da sua placa de rede, denominado "MAC Adress", com seis pares de números, números e letras ou letras (algo como 00-00-00-00-00-00).

Para compartilhar o Virtua, vc. tem duas opções:
1a.) usar o PC ao qual o modem está conectado como gateway, colocando nele mais uma placa de rede e fazendo as configurações necessárias;
2ª) comprar um roteador que vai autenticar a conexão "clonando" o "MAC Adress" da placa no qual o Virtua está conectado e distribuindo a internet via DHCP tanto para o Windows como para o Linux (a melhor opção pois, uma vez configurado o roteador, tudo passa a ser automático no Linux e quase-auomático no WinXP, onde vc. precisará rodar o assistente de configuração de rede uma única vez).

Finalizando, eu uso a segunda opção em um sistema autenticado por "MAC Adress" (via rádio) e nunca tive problema com qualquer distro Linux (já testei muitas).

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

manasseshudson

isto mesmo é autenticada pelo endereço da placa de rede acho. mas como eu configuraria para este pc poder acessar a internet. bom neste pc tenho uma palca de rede off a qual me conecto a internet por ela e a rede onboard a qual meu outro pc úsa a rede. nos dois tenho ubuntu e winxp mas só consigo acessar pelo windows, em nenhum dos dois acesso pelo ubuntu..

desde já agradeço pela ateção mas preciso de ajuda

pinduvoz

Configura os dois pelo WinXP habilitando no protocolo TC/IP (abra a conexão, clique em TCP/IP e em propriedades e depois marque "obter um endereço IP automaticamente") o DHCP.

Com o DHCP habilitado e a conexão com a internet compartilhada pelo WinXP na máquina ao qual o modem está conectado vc. deve navegar com o Ubuntu como "cliente".

[].

manasseshudson

olha desde já ageradeço pela atenção, mas isto já esta sendo feito, no windows eu uso ip automatico mas quando entro no ubuntu não consigo acessar, não tem q fazer nada no ububtu não? pois com o pc q acesso a internet  tem 2 placas de redes a off é a qual acesso e a on é a minha rede...

pinduvoz

No PC que é cliente (ligado na placa onboard) vc. deveria navegar usando qualquer dos dois sistemas, desde que o outro PC esteja ligado à internet (com a conexão compartilhada) e rodando Windows.
Aliás, rodando Windows ou Ubuntu no PC ligado à internet vc. deveria navegar nele sem fazer nada, porque os ISP que usam autenticação pela "placa" geralmente têm o DHCP habilitado.
O problema só deveria acontecer quando o PC ligado à internet roda Ubuntu, pois aí sim vc. deveria configurar o compartilhamento da conexão para que o outro PC navegue (veja como fazer isso aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=14197.msg75214#msg75214).
Se é isso que acontece, avise aqui.

Edit.: siga o link para entender o funcionamento básico de sua rede, especialmente o do DHCP.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/059/print.php

manasseshudson

bom agora um problema ta resolvido o pc (cliente) ta acessando a internet, mas eu queria também usar o pc (servidor) para acessar a intenet mas a internet noservidor só funciona no winxp no ubuntu não consigo, este pc tem 2 placas de rede a off q recebe a internet e a onboard q manda pra rede, o q tenho q fazer para q o pc servidor também acesse a internet?

pinduvoz

Ligue o servidor à Net pelo Windows, abra sua conexão de rede com a Net (a off) e clique na aba suporte e depois em detalhes e veja se o DHCP está habilitado.

manasseshudson

olha fiz o q dissse olha o q mostrou

statuss da conexão
tipo de endereço - atribuido por DHCP
endereço de ip - 201.70.106.170
mascara de sub-rede -255.255.255.0
gatway padrao -201.36.75.17

e ai o q fazer?

pinduvoz

Com o DHCP habilitado o Ubuntu deveria configurar a rede automaticamente. Não sei por que não está fazendo isso. Vou dar uma pesquisada e depois retorno.

pinduvoz

Amigo, como nunca precisei configurar minha Net no Linux porque o DHCP sempre fez isso para mim, tive que pesquisar para responder.

Vamos lá:

1) no seu diretório "/etc/network" vc. vai encontrar o arquivo "interfaces",  onde está a configuração da(s) sua(s) placa(s) de rede (eth0 e eth1), restando a vc. descobrir qual delas está ligada à Net;

2) sabendo qual delas é a que está ligada à Net, acrescente estas linhas no arquivo "interfaces" ("/etc/network/interfaces"):

auto lo  eth#
iface lo inet loopback
iface eth# inet dhcp
(substitua # pelo 0 ou 1 da sua placa conectada à Net e verifique se estas são as únicas linhas relativas à placa indicada);

3) agora desliga e liga a placa "editada" com estes comandos:

ifdown eth#
ifup eth#

Veja se já dá para navegar.

[].

manasseshudson

ok pessoal mais uma vezagradeço pela ajuda irei verificar e depois volta a postar aqui no forum.

manasseshudson

olha fiz o q disse e não deu certo não olha só algumas coisa q vi

no aqivoda interfaces estava ssim

AUTO LO
IFACE LO INET LOOPCK

AUTO ETH 0
IFACE ETH 0 INET DHCP

AUTO ETH 1
IFACE ETH 1 INET DHCP

AUTO ETH2
IFACE ETH 2 INET DHCP

AUTO ATH 0
IFACE ATH 0 INET DHCP

AUTO WLAN 0
ICAFE WLAN 0 INET DHCP

ESTE É O CONTEUDO DO ARQUIVO INTERFACES DA PASTA NETWOK EM ETC

DEPOIS DEI O COMANDO NO TEMINAL
SUDO IFDOWN ETH 1

AI APARECEU ESTA MENSAGEM
INTERFACE ETH 1 NOT CONFIGURED

OLHA JÁ NÃO SEI MAIS O Q FAZZER PODE ME AJUDAR POIS PRECISO USAR A NET NO SERVIDOR

CREIO Q A ETH1 É A INTERFACE DA INTENET E A ETH 0 É A DA REDE

AGUARDO CONTATO POR FAVOR.....

pinduvoz

Primeira etapa.

- Abra o Synaptic e veja se você tem instalado os seguintes pacotes:
dhcp3-client
dhcp3-common
dhcp3-server

Basta clicar em "procurar" e digitar "dhcp" para verificar se vc. os tem instalado. Se já estiverem instalados (quadradinho à esquerda marcado), clique neles com o direito e marque-os para "reinstalação".

- Reinicie o sistema e teste (veja se dá para navegar).

Se vc. não conseguiu navegar, segue a segunda etapa:

- Faça um backup do seu arquivo "interfaces" (vc. pode copia-lo para sua home, por exemplo), abra-o como root e cole o conteúdo abaixo, apagando todo o resto:

auto lo eth1
iface lo inet loopback
iface eth1 inet dhcp

- Entre com os comandos para desligar e ligar a placa:

ifdown eth1
ifup eth1

- Teste para ver se navega. Se não navegar, repita o procedimento trocando a "eth1" pela "eth0" no arquivo "interfaces" e nos comandos "ifdown" e "ifup", testando novamente.

Caso não funcione, não tenho outra sugestão a não ser reinstalar o Ubuntu no "servidor" após verificar se dando boot com o Live CD do Ubuntu (ou outro, como o do Kurumin) vc. consegue navegar. Se não conseguir navegar com o Live CD o problema deve ser do seu ISP (provedor), restando contata-lo para tentar obter uma solução.

[].

manasseshudson

ok pessoal mais uma vez agradeço pela ajuda e vou fazer o q disse e depois posto aqui no forum resultado

gratoooooooooooo