Autor Tópico: Uma idéia para melhorar o Ubuntu e uma pergunta  (Lida 2413 vezes)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Uma idéia para melhorar o Ubuntu e uma pergunta
« Online: 26 de MAR?O de 2007, 03:22 »
Inúmeros posts deste Fórum dizem respeito à instalação de programas que já estão no Ubuntu ou estão disponíveis nos repositórios, só que em versões mais antigas.

A solução para isso ou passa pela compilação/instalação da nova versão (para mim nunca dá certo, não sei se por azar ou pura incompetência) ou pela "caça" de um pacote ".deb" apropriado, que muitas vezes também traz erros de dependências e não é instalado corretamente.

Dito isso, li, como curioso que sou em se tratando de Linux, recente análise do OpenSuse 10.2 no site do Morimoto, onde o autor escreveu:

"Para quem quer ter sempre as últimas versões dos aplicativos, e ambientes como o KDE ou GNOME, pode adicionar os repositórios do BuildService. Sempre que sai uma versão nova de algum programa a equipe do openSUSE já trata de compilar e já disponibilizar para download através deste serviço".

Não usei ainda o OpenSuse, embora o tenha baixado, mas, desde logo, penso que a atitude do pessoal da Suse -- a criação do tal BuildService -- é um dos motivos que leva essa distro a ser a segunda colocada no ranking da Distrowatch, logo atrás do Ubuntu.

Então, se quisermos manter a liderança, é altamente recomendável a adoção da mesma estratégia, ou seja, termos um BuildUbuntu onde versões mais novas de programas possam ser desde logo facilmente instaladas por usuários ávidos por elas, sem as complicadas compilações ou o uso de pacotes alienígenas, ainda que o usuário que as instale seja avisado de que isso pode trazer instabilidade ao sistema.

O que vocês pensam sobre o assunto?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Uma idéia para melhorar o Ubuntu e uma pergunta
« Resposta #1 Online: 26 de MAR?O de 2007, 07:03 »
Até onde sei, os programas mais populares já são atualizados nos repositórios tão logo saia uma versão nova.

Jogar um pacote de qualquer jeito nos repositórios oficiais pode gerar graves problemas de dependências, por isso que é preciso testes. Há os repositórios que contém as versões de teste, mas que não são recomendados para quem precise de uma distribuição 100% estável. Quando esses pacotes já forem testados o suficiente, aí sim são transferidos aos repositórios oficiais.