Caramba será que essas pessoas não entendem que as distros não suportam o mp3 nativamente devido a restrições proprietárias e visando manter todos os programas e codecs de padrões abertos, substitua suas mp3s por OGG, que esta sim é livre e roda nativamente no Ubuntu e em TODAS as distribuições.
Linux não é WIndows, e algumas distribuições não são mundiais tal como o Ubuntu, e para evitar problemas legais, e por critérios filósificos de manter todos os programas e codescs livres e abertos.
Por este simples motivo e para tentar estimular a adoção de padrões abertos as distro linux, não suportam mp3 e outros padrões proprietários no sistema.
O linux não precisa ir na onda dos padrões da indústria, que são o mp3, Windows nos desktop e o MS-Office, para isto temos opções livres como OGG, Distros linux e Broffice.
Devemos estimular a adoção de ferramentas livres e abertas, só assim elas cresceram e faram frente aos padrões proprietários.
O maior erro do OS/2, foi ser compatível com o MS-Windows e com isto acabou por perder seu diferencial e desenvolvedores exclusivos e com isto perdeu o mercado para a microsoft, as distribuiçõesa desejam pela maior adoção de padrões abertos e por isto elas dão preferência por suportá-los nativamente no sistema.