Como escolher a placa de som?

Iniciado por Madrigal, 24 de Março de 2007, 11:31

tópico anterior - próximo tópico

Madrigal

O meu pc tem uma placa de som off-board e uma on-board.

Quando o Ubuntu reinicia, ele escolhe aleatoriamente as placas, fazendo com que eu tenha que constantemente trocar o plugue das caixas de som e do microfone, para a entrada da placa que o próprio Ubuntu escolheu.

No Fedora, na hora da instalação, ele me pergunta pra qual das placas eu quero que seja o padrão, o mesmo não acontece com o Ubuntu, parece que o usuário é totalmente ignorado na hora de optar por qual placa deve ser reconhecida.  :(

Eu mesmo quero escolher, pois a placa off-board é muito mais potente, portanto é melhor para ouvir som alto, por outro lado, na on-board tem entrada na frente do gabinete, facilitando o acesso, sendo melhor pra usar o microfone, e fone de ouvido, portanto quero eu mesmo poder determinar quando funcionar uma ou outra!

Então pergunto, como poder alternar de uma para a outra? Dá pra fazer isso sem precisar reiniciar o sistema?  ::)

Madrigal

Madrigal

Vendo uns comandos por aí, deu isso, de repente olhando isso alguém pode entender e me ajudar:

madrigal@madrigal:~$ lsmod | grep snd_
snd_seq_dummy           4996  0
snd_seq_oss            36480  0
snd_seq_midi            9984  0
snd_seq_midi_event      8960  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_seq                59120  6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_via82xx            30360  2
gameport               17160  1 snd_via82xx
snd_ac97_codec         97696  1 snd_via82xx
snd_ac97_bus            3456  1 snd_ac97_codec
snd_pcm_oss            47360  0
snd_mixer_oss          19584  1 snd_pcm_oss
snd_pcm                84612  4 snd_via82xx,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss
snd_timer              25348  2 snd_seq,snd_pcm
snd_page_alloc         11400  2 snd_via82xx,snd_pcm
snd_mpu401_uart        10240  1 snd_via82xx
snd_rawmidi            27264  2 snd_seq_midi,snd_mpu401_uart
snd_seq_device          9868  5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq,snd_rawmidi
snd                    58372  14 snd_seq_oss,snd_seq,snd_via82xx,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_timer,snd_mpu401_uart,snd_rawmidi,snd_seq_device
madrigal@madrigal:~$

madrigal@madrigal:~$ cat /proc/asound/cards
0 [V8237          ]: VIA8237 - VIA 8237
                      VIA 8237 with ALC655 at 0xbc00, irq 193
madrigal@madrigal:~$

boi

Uma solução simples que encontrei para esse problema é colocar uma das placas, a que você quer que seja a secundária, no blacklist, e depois incluir manualmente os comandos para o módulo no arquivo /etc/rc.local. Não é muito elegante, mas funciona. Mas deve ter outro jeito.

Madrigal

Citação de: boi online 29 de Março de 2007, 11:33
Uma solução simples que encontrei para esse problema é colocar uma das placas, a que você quer que seja a secundária, no blacklist, e depois incluir manualmente os comandos para o módulo no arquivo /etc/rc.local. Não é muito elegante, mas funciona. Mas deve ter outro jeito.

Tá, e como se faz isso?  ???

boi

Quais são suas placas? Pelo que você postou, parece que só está carregado o driver de uma.

Madrigal

Citação de: boi online 30 de Março de 2007, 08:32
Quais são suas placas? Pelo que você postou, parece que só está carregado o driver de uma.

Humm, abri a cpu pra colocar mais memória, acho que sem querer devo ter desconectado um fio da placa on-board, bem, pelo menos assim o computador parou de ficar mudo de vez em quando, acho que vou deixar assim até eu descobrir como alternar... :-\

boi

Bom o método que uso é assim, coloque o módulo da placa que você quer que fique como secundária no arquivo /etc/modprobe.d/blacklist (ex: blacklist snd_cmipci), que é onde estão os módulos que não devem ser detectados automaticamente. Em seguida, coloque os comandos para o carregamento do driver dessa placa no arquivo /etc/rc.local (ex: modprobe snd_cmipci). O que está no rc.local é sempre carregado por último.
É uma gambiarra, mas funciona. Mas acho que deve ter outro jeito, só não descobri ainda.

Madrigal

Obrigado boi.

Abri meu gabinete e não  vi nada de errado com a placa on-board, ela simplesmente parou de funcinar...

De qualquer maneira vou anotar sua explicação pra quando voltar a funcionar.

Tudo de bom.