Autor Tópico: Placa de Vídeo VIA Unichrome Pro IGP  (Lida 2486 vezes)

joaomelo

  • Visitante
Placa de Vídeo VIA Unichrome Pro IGP
« Online: 24 de MAR?O de 2007, 19:02 »
Esta é a placa aceleradora (64 mb) do meu note Itautec W7630, ou Fujitsu Siemens Amillo Pró 700 ou série L2000, conforme o GALACTUS.
Hoje baixei o UBUNTU Feisty 7.04 beta (desktop) e rodei-o. Ocorre que a configuração de vídeo que o UBUNTU define é de 1600x1200, que deixa uma definição de imagem muito boa mas a resolução é muito grande para meu LCD. Porém, qualquer tentativa de alteração ocasiona o travamento.
Por conta disso, baixei da página da VIA o "drive". Como faço para instalar o pacote via_cle266cn400cn-cx700cn800_kernel_source_installation_guide_v0.81.gz?
Parece que será necessário compilar o "kernell". Como faço? E depois, como faço para apropriar o "drive" compilado ou instalado?
Grato

ginho

  • Visitante
Re: Placa de Vídeo VIA Unichrome Pro IGP
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2007, 19:58 »
Eu não partiria para a compilação do kernel, o 7.04 ainda é beta e alterações ainda virão, não vai valer a pena.
O que eu faria?
Abria o terminal:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf-bkp
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
aqui eu procuraria na "Section Screen" pelas ocorrências que você citou (1600x1200) e as apagaria.Com o cursor no inicio dando com a tecla delete, para ajeitar o texto. Salva e reinicia o Computador.

Caso não de certo é só fazer:

sudo cp /etc/X11/xorg.conf-bck /etc/X11/xorg.conf

Este comando recupera o xorg ao que era antes das mudanças.

Se interessar e tiver alguma dúvida, poste aqui e poderei se necessário tentar dar mais detalhes.

joaomelo

  • Visitante
Re: Placa de Vídeo VIA Unichrome Pro IGP
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2007, 11:58 »
ginho,

Obrigado pela resposta. Vou tentar alterar o "xorg" e postar depois o ocorrido.

Grato