Autor Tópico: Como fazer o Login como root no modo visual ?  (Lida 14426 vezes)

Og Rafael

  • Visitante
Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Online: 21 de MAR?O de 2007, 09:59 »
Olá pessoal blz.

Estou com um problema que é o seguinte. Tenho um usuário chamado ografael no meu xubuntu e gostaria que ele fizesse tudo que um root tem direito, navegando normalmente no visual. Pq algums programas no modo visual pedem a permissão de root para poder usar ele. Mudei a configuração do arquivo /etc/passwd no meu usuário para.

ografael:x:0:1000:Og Rafael,,,:/home/ografael:/bin/bash

só que quando tento me logar, ele fala que o administrador não pode entrar em modo visual.

alguem poderia me da uma luz, como posso resolver isso.

Obrigado  :)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2007, 10:35 »
Não ter o root habilitado no ubuntu (e sua família) é questão de segurança, e se fizer uma pesquisa vai notar que todos falam a mesma coisa.

Sugiro a você apenas dar direitos de administrador (usuário criado na instalação do xubuntu) a seu usuário, e para isso é só acessar o arquivo /etc/group e para todas as ocorrências do administrador incluir também seu usuário (separando os nomes por virgula).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

  • Visitante
Re: Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2007, 13:53 »
Olha amigo Og,

como muito bem dito pelo membro clcampos, por questões de segurança o usuário root não vem habilitado por default no Ubuntu, mais isso não quer disser que vc não possa habilita-lo.
Porém, habilitar o usuário root não é nem um pouco aconselhável, muito menos abrir uma seção do X pelo mesmo, pois a probabilidade de vc acidentalmente por abaixo seu sistema fica muito grande. Mais se vc realmente necessita deste procedimento, tem consciência das conseqüências e sabe o que esta fazendo pode abrir um console (Crtl+Alt+F1/2/3/4/5/6), logar-se com seu usuário normal, e com uso do sudo executar o comando startx, que será carregado seu ambiente gráfico a partir do usuário root e como tal com todos seus poderes administrativos.

Volto a insistir, isso não é nem um pouco aconselhável e ao meu ver também nem um pouco necessário.

T+
Arlei

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Resposta #3 Online: 21 de MAR?O de 2007, 15:29 »
Para completar a dica do arlei, que esta sempre ajudando o pessoal, caso você tenha que digitar vários comandos no console, e necessite que todos tenham permissão de administrador (executar com sudo, em outras palavras) basta antes dos comandos executar o comando:

Código: [Selecionar]
$ sudo -s
senha:
#

A partir dai todos os comandos serão executados com permissão de root, sem a necessidade de a toda hora digitar sudo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2007, 16:33 »
Fazendo por sua conta e risco, caso o gerenciador de login seja o GDM
execute o gdmsetup lá nas opções tem uma que é para permitir o login do administrador ou seja root.

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2007, 13:19 »
Porém, habilitar o usuário root não é nem um pouco aconselhável, muito menos abrir uma seção do X pelo mesmo, pois a probabilidade de vc acidentalmente por abaixo seu sistema fica muito grande.
Ubuntu é bastante ruim entao neh?
Eu uso Windows há 12 anos com privilégios administrativos e nunca pus os sistema abaixo.
E olha que não existe 1% de virus pra linux do que tem pra windows! imagine se tivesse! Ia precisar de um outro sudo pra dar permissao pra executar o sudo.
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

arlei

  • Visitante
Re: Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2007, 13:30 »
Porém, habilitar o usuário root não é nem um pouco aconselhável, muito menos abrir uma seção do X pelo mesmo, pois a probabilidade de vc acidentalmente por abaixo seu sistema fica muito grande.
Ubuntu é bastante ruim entao neh?
Eu uso Windows há 12 anos com privilégios administrativos e nunca pus os sistema abaixo.
E olha que não existe 1% de virus pra linux do que tem pra windows! imagine se tivesse! Ia precisar de um outro sudo pra dar permissao pra executar o sudo.

Muito infeliz este seu comentário amigo.
Sugiro que se intere mais a respeito do Linux e principalmente do Ubuntu para entender sua sistemática e seus processos, a fim de evitar estas inverdades no futuro.

Arlei


Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2007, 06:52 »
Arlei:
Confesso que fui bastante ignorante, e foi de proposito! Nao quis colocar o Linux no chão. Mas o fiz pra ver se algem se tocava e responder somente a pergunta. Uma vez que um usuario sugeriu e eu insisti, acho que nao deixa mais duvidas de que eu realmente nao me importo em ser vulneravel.

Mas eu ja desisti. Nao pq vcs me convenceram... mas pq nao ajudaram.
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2007, 09:22 »
Arlei:
Confesso que fui bastante ignorante, e foi de proposito! Nao quis colocar o Linux no chão. Mas o fiz pra ver se algem se tocava e responder somente a pergunta. Uma vez que um usuario sugeriu e eu insisti, acho que nao deixa mais duvidas de que eu realmente nao me importo em ser vulneravel.

Mas eu ja desisti. Nao pq vcs me convenceram... mas pq nao ajudaram.

Ser ignorante de propósito não motiva ninguém a te ajudar. Agora se quer mesmo experimente fazer uma pesquisa aqui no fórum ou no google, com certeza encontrará sua resposta.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ecatarina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • Supporting ...
    • Ver perfil
Re: Como fazer o Login como root no modo visual ?
« Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2007, 22:34 »
Acho que sei o que você quer ... faça o seguinte ... edite o /etc/sudoers, e coloque a mesma linha que a do usuário root, mas no final, ao invés de ALL = (ALL), use NOPASSWD = (ALL)
The road to hell is full of good intentions