Autor Tópico: NetBeans no Ubuntu  (Lida 11522 vezes)

Offline Diepartus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Blog
NetBeans no Ubuntu
« Online: 15 de Junho de 2007, 18:41 »
O NetBeans é uma ótima IDE para desenvolvimento em java, desenvolvido com a própria linguagem java e mantido pela Sun, sua interface fácil e intuitiva ajuda muito o desenvolvedor em java, e em outras linguagens também, como o C++, sendo mais leve que o Eclipse.

Levando em conta que você já tenha instalado o JDK, vamos instalar o NetBeans, se não tem instalado ainda o JDK, então faça o download aqui do arquivo bin, e siga o mesmo procedimento que está aqui com o arquivo que você baixou.

Para instalar o NetBeans no Ubuntu é muito simples, primeiro faça o download aqui do arquivo *.bin, no meu caso eu baixei o arquivo netbeans-5_5_1-linux-pt_BR.bin que é a versão em português.


No terminal, entre no diretório onde está o arquivo *.bin e dê a permissão de execução no arquivo, no meu caso fica assim:

$ sudo chmod +x netbeans-5_5_1-linux-pt_BR.bin

depois dê o comando:

$ sudo ./netbeans-5_5_1-linux-pt_BR.bin

Agora é só seguir as instruções de instalação, em um determinado momento ele vai pedir o diretório que está localizado o JDK, que no meu caso é /usr/lib/j2sdk1.5-sun.

Pronto, agora é só começar a trabalhar com a nova ferramenta de desenvolvimento.


« Última modificação: 15 de Junho de 2007, 18:43 por Diepartus »
:)

Offline Edinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: NetBeans no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2007, 01:26 »
Amigo, muito boa a sua dica. Eu como programador Java e usuário do ubuntu fico feliz em saber que o o número de usuários Java com Netbeans tem crescido.
Eu so fiz uma coisa diferente de você e recomendo, eu instalei o JDK-6. Ele possui muitas melhorias, dentre elas a tradução de muita coisa q esta em inglês na versão 5.
Esse 2 tão praticamente perfeitos.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: NetBeans no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2007, 06:54 »
Cara, o java-package não instala o java 1.6, só o 1.5. Gostaria de saber por quê, já que enquanto a Sun fazia updates do 1.5 eu sempre atualizava o Java  "a la Debian", ou seja, com o dito cujo.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Diepartus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Blog
Re: NetBeans no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2007, 07:45 »
É verdade Edinho, o JDK 6 é a última versão e recomendo também. Mas eu recomendei a versão 1.5 porquê a instalação do 1.6 eu não consegui atravéz do java-package, e como a dica foi pensando no usuário iniciante, a versão 1.5 dá conta do recado. Mas é  recomendável caso a pessoa seja um  desenvolvedor avançado ultilizar o JDK 6 como o Edinho disse. Só que a instalação do JDK 6 é  manual. Aqui é possível ver uma dica para a instalação do mesmo. Abraços.  :D
:)

Offline Edinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: NetBeans no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2007, 23:33 »
Amigos para instalar o jdk 6, basta abrir o adept no Menu k ->Sistema ->Gerenciador do Adep, e procurar por sun-java6 e pronto.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: NetBeans no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2007, 23:53 »
Pelo adept (Kubuntu) ou pelo apt (Ubuntu) dá para instalar a versão 1.6.0, mas não a versão 1.6.0_1 (a última). Aliás, foi por isso que eu descobri que o java-package não cria pacotes para a versão 1.6.0 (só para as versões 1.5.*), que, como visto, já sofreu seu primeiro update.

Quem quiser, teste pelo próprio site da Sun (www.java.com, opção "verificar instalação...").
:: Linux Registered User nº 439378 ::