Eu uso computadores desde o DOS, em modo puramente texto.
O primeiro Windows que instalei foi o 3.11, sendo que hoje me considero um usuário "avançado" daquele sistema.
Porque gosto de computadores (não é minha profissão mexer com eles, mais usá-los faz parte dela), aventurei-me com o Linux. Minha primeira tentativa foi o Kurumin, passando depois ao Ubuntu.
Como sou curioso, já experimentei "n" distros, dentre as quais o Debian, que não decepcionou na estável e na teste e foi logo "pro brejo" na instável (é, foi para experimentar mesmo).
Quanto ao ponto principal do tópico, posso até pensar em voltar a usar o Debian, mas só por pura curiosidade, já que o Ubuntu não deixa de ser um "Debian Customizado" para uso em desktop, com muito mais facilidades e um desempenho bem próximo do seu "pai". Note-se, ainda, que o próprio Ubuntu já é "pai" de outras distros, o que enfatiza meu último argumento (grifo abaixo).
Encerrando, vale aqui concordar com o Ledstyle, dizendo que usar essa ou aquela distro é questão de gosto pessoal, lembrando sempre que o mais importante é usar Linux até porque, pela filosofia de desenvolvimento do SL, o que for incorporado de bom a uma distro será passado às demais cedo ou tarde.
[]s.