If the file is of type Directory then it restricts different actions than files and device node.
Traduzi assim:
Se o arquivo for do tipo Diretório, então ele restringe diferentes ações em relação a arquivos e ( ? ).
Acho que está errada esta tradução.
Observem o parágrafo inteiro:
In Linux and Unix, everything is a file. Directories are files, files are files and devices are files. Devices are usually referred to as a node; however, they are still files. All of the files on a system have permissions that allow or prevent others from viewing, modifying or executing. If the file is of type Directory then it restricts different actions than files and device nodes. The super user "root" has the ability to access any file on the system. Each file has access restrictions with permissions, user restrictions with owner/group association. Permissions are referred to as bits.
A tradução de 'node' como dispositivo esta correta, como se vê no trecho "Devices are usually referred to as a node", ou seja, "dispositivos são comumente chamados de nós". Mas reparem que o trecho que o Madrigal colou no início do tópico tem uma outra palavra que, eu acho, foi traduzida erroneamente. É o 'than'. 'Than' é comparativo, portanto,
talvez a melhor tradução para o trecho seja:
"Em Linux e Unix tudo é arquivo. Diretórios são arquivos, arquivos são arquivos e dispositivos são arquivos. Dispositivos são comumente chamados de nós. Mesmo assim eles ainda são arquivos. Todos os arquivos em um sistema tem permissões que consentem ou impedem que outros o vejam, modifiquem ou executem. (Agora o ponto) Se o arquivo é do tipo Diretório, ele restringe diferentes ações que (than, comparativo) em arquivos ou dispositivos... (Talvez em português seja mais claro assim: restringe ações diferentes daquelas que se restringem em arquivos ou dispositivos)"
Acho que ele quer dizer que restringir a execussão de um diretório é diferente de restringir a execução de um texto ou de um HD. Ou seja, se você restringe a execussão de um diretório, proíbe o comando 'cd' para este diretório; já se você proíbe a execussão de um texto é outra coisa, tem a ver com ler o texto ou mesmo executar um script.
Penso que a tradução que o Madrigal propôs - "em relação a arquivos e dispositivos" - não é a melhor forma de dizer isso, pois não dá a idéia de comparação entre as permissões de diretórios, arquivos e dispositivos e sim de que o diretório é que restringe ações relacionadas a arquivos e dispositivos.
O que vocês acham?