Autor Tópico: compartilhamento nfs e problema com nautilus  (Lida 2877 vezes)

Offline sombriks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
compartilhamento nfs e problema com nautilus
« Online: 11 de MAR?O de 2007, 00:36 »
senhores, na minha rede eu tenho um server slackware com um samba e um nfs levantados para atender uma rede dual-boot. A princípio apenas o samba existia, uma vez que era possível nos terminais ubuntu adicionar os compartilhamentos samba como partições e assim termos um acesso decente (mais até q via XP) às pastas de rede. todavia esta abordagem se mostrou instável (i.e. remontagem falhar em caso de desligamento incorreto e apenas o root ou suddoer poder remontar) e por isso o nfs voltou a ser estudado.

Graças ao parâmetro "nolock" nos clientes a montagem se mostrou excelente, e os usuários comuns podiam fazer o que bem entendiam que a rede suportava. Todavia a única pasta com direitos de escrita tem mostrado problemas em ambiente gráfico! ele chega a criar o arquivo mas não o preenche, de modo que onde deveríamos ter um arquivo salvo no servidor temos na verdade um arquivo vazio.

o /etc/exports no slackware está assim:

/mnt/winst              10.1.1.*(ro,async,all_squash)
/mnt/shareddocs         10.1.1.*(rw,sync,all_squash)
/mnt/e/musicas          10.1.1.*(ro,async,all_squash)
/mnt/e/videos           10.1.1.*(ro,async,all_squash)
/mnt/e/apostilas        10.1.1.*(ro,async,all_squash)

e as linhas do fstab dos clientes estão mais ou menos assim:

10.1.1.98:/mnt/apostilas /mnt/apostilas nfs defaults,users,nolock 0 0
(...)

apenas na pasta que contém o rw (em /etc/exports) eu encontro esse comportamento estranho. E se eu fizer a cópia via linha de comando o arquivo é copiado perfeitamente.

qualquer luz é bem vinda.

Offline sombriks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: compartilhamento nfs e problema com nautilus
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2007, 20:06 »
senhores, resolvi meu problema.

li a documentação oficial do NFS (lá no sourceforge) e tinha bem claro que compartilhar partiçõs vfat (vulgo fat32, :P) não funciona direito. Aqui eu tinha duas, uma com músicas e vídeos (somente leitura) e outra para troca de arquivos. e era justamente esta partição que apresentava problemas.

daí fica a dica, nfs+vfat só se for somente leitura.