Autor Tópico: [RESOLVIDO] Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy  (Lida 60149 vezes)

Offline mchiareli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • hum...
    • Ver perfil
Ola a todos...

seguinte depois de algum sofrimento consegui instalar o ubuntu no meu notebook um Dv6120 br, o primeiro problema era o hd sata.

Foi resolvido usando o cd de instalacao alternate...

Ae consegui instalar e entrei numa briga com o driver de video..... ate que baixei no site da nvidia o driver e consegui fazer funcionar......

Mas ae foram surgindo os problemas...... o beryl nao esta funcionando muito bem, esta muito lento e com pouca qualidade nas animações, e a splash screen de saida...fica totalmente deformada quando eu desligo o notebook..... alguem tem ideia do pq disso??

e um probleminha chato, eh as configuraçoes do touchpad as vezes ele fica louco com se eu tivesse clicado nas coisas quando estou movendo o mouse , ele vai abrindo tudo que passo por cima....??
« Última modificação: 01 de Maio de 2007, 22:49 por mchiareli »

Offline William Koch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2007, 09:07 »
Eu também estou tendo muitos problemas com linux neste notebook. (Tenho o mesmo modelo)

Eu estava usando o Arch Linux, que era o que melhor funcionava nele, mas após uma atualização o sistema quebrou, e nem consegui acessar o terminal pra tentar consertar.

Eu instalei o ubuntu 6.10 nele, mas o acpi não funcionava, daí não tinha controle da bateria, e não lembro, mas acho que tive algum outro problema, o som talvez. (Instalei com o Live CD)

Agora estou com o 7.04 Beta, a versão alternate, o Live CD nem rodou, deu erro e não era com o acpi. O alternate eu instalei e foi tudo tranquilo pra instalar, mas na hora de rodar o X a tela fica preta e o micro não faz mais nada, eu já tive esse problema da tela ficar preta em várias distros. Acho que é um problema de driver da placa de vídeo.

Vou tentar instalar os drivers da nvidia para ver como fica.

Seria interessante trocarmos algumas informações. (Eu não quero mais saber do windows, a última vez que usei ele nesse notebook estava usando 200MB de memória só pra o Windows rodar, é ridículo.

O Sabayon Linux funciona completo (Não falha nada) neste notebook (Tanto Live CD quanto instalado), mas ele é muito pesado, usa uns 180MB de memória e fica lento como o windows.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2007, 10:30 »
Citar
e um probleminha chato, eh as configuraçoes do touchpad as vezes ele fica louco com se eu tivesse clicado nas coisas quando estou movendo o mouse , ele vai abrindo tudo que passo por cima....??

Tenho um Acer TravelMate 4222WLMI e estou tendo o mesmo problema com o touchpad. Além do mais quando quero arrastar um icone (por exemplo), ou uma barra de rolagem tenho que usar os botões (ou o botão esquerdo) e não posso simplismente dar um duplo clique sobre ele (o touchpad) e arrastar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline mchiareli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • hum...
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2007, 11:22 »
Citar
e um probleminha chato, eh as configuraçoes do touchpad as vezes ele fica louco com se eu tivesse clicado nas coisas quando estou movendo o mouse , ele vai abrindo tudo que passo por cima....??

Tenho um Acer TravelMate 4222WLMI e estou tendo o mesmo problema com o touchpad. Além do mais quando quero arrastar um icone (por exemplo), ou uma barra de rolagem tenho que usar os botões (ou o botão esquerdo) e não posso simplismente dar um duplo clique sobre ele (o touchpad) e arrastar.

eu instalei a versão beta do Feisty 7.04 e o problema com o touchpad acabou...está normal agora...

Offline mchiareli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • hum...
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2007, 11:25 »
Eu também estou tendo muitos problemas com linux neste notebook. (Tenho o mesmo modelo)

Eu estava usando o Arch Linux, que era o que melhor funcionava nele, mas após uma atualização o sistema quebrou, e nem consegui acessar o terminal pra tentar consertar.

Eu instalei o ubuntu 6.10 nele, mas o acpi não funcionava, daí não tinha controle da bateria, e não lembro, mas acho que tive algum outro problema, o som talvez. (Instalei com o Live CD)

Agora estou com o 7.04 Beta, a versão alternate, o Live CD nem rodou, deu erro e não era com o acpi. O alternate eu instalei e foi tudo tranquilo pra instalar, mas na hora de rodar o X a tela fica preta e o micro não faz mais nada, eu já tive esse problema da tela ficar preta em várias distros. Acho que é um problema de driver da placa de vídeo.

Vou tentar instalar os drivers da nvidia para ver como fica.

Seria interessante trocarmos algumas informações. (Eu não quero mais saber do windows, a última vez que usei ele nesse notebook estava usando 200MB de memória só pra o Windows rodar, é ridículo.

O Sabayon Linux funciona completo (Não falha nada) neste notebook (Tanto Live CD quanto instalado), mas ele é muito pesado, usa uns 180MB de memória e fica lento como o windows.

e ai kra.....eu também instalei o beta Feisty ta normal a qualidade da imagem a resolução também ta legal...mas kra, os drivers da nvidia nao funciona nem com reza braba......

jah tentei varias coisas..... só nao tentei usar drivers antigos apenas o mais novo.....

vc tem alguma novidade sobre isso.....

me adiciona ae

skype : mchiareli

msn / gaim : belamorte@globo.com

email: mchiareli@gmail.com

Offline William Koch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2007, 07:21 »
No meu notebook o Feisty não está funcionando não, apresentou erros, fiz várias coisas mas mesmo assim não deu certo.

Ontem eu instalei o Zenwalk e tá funcionando certinho, só não sei os botões do volume se funcionam, e o wireless eu não uso. Fiz o download do Dreamlinux, que é uma distribuição brasileira, e o LiveCD rodou perfeito tbm, só não achou a resolução correta da tela, mas isso é fácil de corrigir, e eu não consegui ver se o acpi está funcionando corretamente. Hoje vou testar um pouco melhor, talvez eu instale o Dreamlinux mesmo, ele é 100% compatível com o APT-GET do debian, e com todos os programas do debian tbm, usa XFCE, já vem com quase tudo que eu uso instalado e já vem em português.

Eu não vou mais tentar instalar o ubuntu, eu vim pro ubuntu procurando um OS que simplesmente funcionasse, mas notebook é difícil mesmo. O Zenwalk ontem em 30 minutos eu instalei e ele já estava usando, vou ver se testo o dreamlinux pra ver se instalado ele funciona bem tbm e preciso ver quanto usa de memória.

Offline mchiareli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • hum...
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2007, 17:30 »
rola beryl com xfce??

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2007, 17:40 »
Estou com um HP Pavilion DV6000 (dv6150br) com o Ubuntu Feisty com o AMD 64, rodando quase tudo (inclusive o Beryl, Java e Flash).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline mchiareli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • hum...
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2007, 19:18 »
Estou com um HP Pavilion DV6000 (dv6150br) com o Ubuntu Feisty com o AMD 64, rodando quase tudo (inclusive o Beryl, Java e Flash).

qual a sua placa de video?
instalou os drivers?? qual versão??

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2007, 14:39 »
Estou com um HP Pavilion DV6000 (dv6150br) com o Ubuntu Feisty com o AMD 64, rodando quase tudo (inclusive o Beryl, Java e Flash).

qual a sua placa de video?
instalou os drivers?? qual versão??

GeForce Go 6150. Instalei pelo Synaptic mesmo.
Se tiver algum problema instala pelo driver oficial da Nvidia (no SUSE só foi assim).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline mchiareli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • hum...
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2007, 14:10 »
ja tentei os drivers oficiais.... até instala....mas fica ruim, quando tento mudar para o console (crtl + alt + f1) a tela fica toda zuada....e se tentar usar o beryl fia muito lento....

na ultima vez que instalei agora, o x não esta subindo, da uma mensagem de erro relacionado ao kernel - nvidia....


Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2007, 14:19 »
ja tentei os drivers oficiais.... até instala....mas fica ruim, quando tento mudar para o console (crtl + alt + f1) a tela fica toda zuada....e se tentar usar o beryl fia muito lento....
na ultima vez que instalei agora, o x não esta subindo, da uma mensagem de erro relacionado ao kernel - nvidia....

Esse problema com o control+alt+f1 também ocorre aqui. O Beryl está normal.
Tu consegue capturar a mensagem de erro do X?
Está no arquivo /var/log/Xorg.0.log

Qual a versão do Ubuntu que você está instalando?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline William Koch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2007, 15:51 »
Eu já tive esse problema de zoar a imagem ao sair do X pro terminal, mas no zenwalk não está acontecendo isso.

No zenwalk não tem os drivers da nvidia, daí eu baixei o arquivo no site da nvidia, instalei o kernel source e headers, fechei o X e rodei o comando: "sh NVIDIA-driver.run -s", talvez no ubuntu seja o mesmo processo para instalar manualmente?

Bem, de qualquer maneira, não consegui mais nada nem com o ubuntu 6.10 nem o 7.04, ambos não tem a compatibilidade que eu preciso com este notebook.

O único contra que encontrei no zenwalk é que alguns programas eu terei que instalar manualmente, como no slackware, mas de qualquer maneira não vou precisar compilar, é só baixar e instalar com um comando no terminal.

Esse notebook realmente é muito ruim para Linux.

Testei o dreamlinux mas não ficou como eu esperava, todos os programas que instalei tinham erros.

Estou à semanas sem poder usar o computador de verdade, só uso um pouco pra navegar, pq o resto nunca funciona direito, agora vou acertar o sistema com o zenwalk e nem vou mais mudar nada.

O beryl eu não uso, pq adoro ter uma boa velocidade no sistema, e com o beryl fica muito lento, já usei uma vez, atrapalha muito na usabilidade. Talvez é pq eu era usuário do Arch, que é super rápido (Equivalente ao gentoo).

Offline mchiareli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • hum...
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2007, 15:54 »
Eu já tive esse problema de zoar a imagem ao sair do X pro terminal, mas no zenwalk não está acontecendo isso.

No zenwalk não tem os drivers da nvidia, daí eu baixei o arquivo no site da nvidia, instalei o kernel source e headers, fechei o X e rodei o comando: "sh NVIDIA-driver.run -s", talvez no ubuntu seja o mesmo processo para instalar manualmente?

Bem, de qualquer maneira, não consegui mais nada nem com o ubuntu 6.10 nem o 7.04, ambos não tem a compatibilidade que eu preciso com este notebook.

O único contra que encontrei no zenwalk é que alguns programas eu terei que instalar manualmente, como no slackware, mas de qualquer maneira não vou precisar compilar, é só baixar e instalar com um comando no terminal.

Esse notebook realmente é muito ruim para Linux.

Testei o dreamlinux mas não ficou como eu esperava, todos os programas que instalei tinham erros.

Estou à semanas sem poder usar o computador de verdade, só uso um pouco pra navegar, pq o resto nunca funciona direito, agora vou acertar o sistema com o zenwalk e nem vou mais mudar nada.

O beryl eu não uso, pq adoro ter uma boa velocidade no sistema, e com o beryl fica muito lento, já usei uma vez, atrapalha muito na usabilidade. Talvez é pq eu era usuário do Arch, que é super rápido (Equivalente ao gentoo).

estou pensando em largar o ubuntu por causa deste problema também.... =(

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Problemas com Video HP Pavilion Dv6000 (dv6120br) e Ubuntu Edgy
« Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2007, 22:03 »
Dá uma olhada como está meu xorg.conf porque o driver da nvidia está funcionando (instalação via synaptic), e o Beryl também.

Código: [Selecionar]
# /etc/X11/xorg.conf (xorg X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf(5) manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Files"
FontPath "/usr/share/fonts/X11/misc"
FontPath "/usr/share/fonts/X11/cyrillic"
FontPath "/usr/share/fonts/X11/100dpi/:unscaled"
FontPath "/usr/share/fonts/X11/75dpi/:unscaled"
FontPath "/usr/share/fonts/X11/Type1"
FontPath "/usr/share/fonts/X11/100dpi"
FontPath "/usr/share/fonts/X11/75dpi"
# path to defoma fonts
FontPath "/var/lib/defoma/x-ttcidfont-conf.d/dirs/TrueType"
EndSection

Section "Module"
Load "i2c"
Load "bitmap"
Load "ddc"
Load "dri"
Load "extmod"
Load "dbe"
Load "freetype"
Load "glx"
Load "int10"
Load "vbe"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "CoreKeyboard"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "abnt2"
Option "XkbLayout" "br"
Option "XkbOptions" "lv3:ralt_switch"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "Protocol" "ImPS/2"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
Option "Emulate3Buttons" "true"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizScrollDelta" "0"
EndSection

Section "InputDevice"
Driver "wacom"
Identifier "stylus"
Option "Device" "/dev/wacom" # Change to
# /dev/input/event
# for USB
Option "Type" "stylus"
Option "ForceDevice" "ISDV4" # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "InputDevice"
Driver "wacom"
Identifier "eraser"
Option "Device" "/dev/wacom" # Change to
# /dev/input/event
# for USB
Option "Type" "eraser"
Option "ForceDevice" "ISDV4" # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "InputDevice"
Driver "wacom"
Identifier "cursor"
Option "Device" "/dev/wacom" # Change to
# /dev/input/event
# for USB
Option "Type" "cursor"
Option "ForceDevice" "ISDV4" # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "Device"
Identifier "nVidia Corporation C51 [Geforce 6150 Go]"
Driver "nvidia"
BusID "PCI:0:5:0"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Monitor Genérico"
Option "DPMS"
HorizSync 28-64
VertRefresh 43-60
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "nVidia Corporation C51 [Geforce 6150 Go]"
Monitor "Monitor Genérico"
DefaultDepth 24
Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
Option "DisableGLXRootClipping" "True"

SubSection "Display"
Depth 1
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 4
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 8
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 15
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 16
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1280x800"
EndSubSection
EndSection

Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Generic Keyboard"
InputDevice "Configured Mouse"
InputDevice     "stylus" "SendCoreEvents"
InputDevice     "cursor" "SendCoreEvents"
InputDevice     "eraser" "SendCoreEvents"
InputDevice "Synaptics Touchpad"
EndSection

Section "DRI"
Mode 0666
EndSection
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson