Autor Tópico: Instalando Firefox 2.0.0.1 no Ubuntu  (Lida 4548 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Instalando Firefox 2.0.0.1 no Ubuntu
« Online: 30 de Dezembro de 2006, 20:28 »
** Essa dica foi retirada do fórum do Ubuntu em Inglês e do Planeta Ubuntu em inglês **

1º) Faça o download do Firefox 2.0.0.1 em Português do Brasil no link a abaixo:
http://www.mozilla.com/products/download.html?product=firefox-2.0.0.1&os=linux&lang=pt-BR

2º) Descompacte o pacote (na pasta que você salvou o download):
Código: [Selecionar]
tar -xzvf firefox-2.0.0.1.tar.gz
3°) Ao ser descompactado o pacote gera uma pasta nomeada "firefox", mova-a para a pasta /opt:
Código: [Selecionar]
sudo mv /pasta-do-download/firefox /opt
4º) Crie um link em /usr/local/bin/ apontando para o novo executável do firefox:
Código: [Selecionar]
sudo ln -s /opt/firefox /usr/local/bin/firefox
5º) Para tornar os plugins funcionais no novo firefox instalado delete a pasta /opt/firefox/plugins e crie um link para /usr/lib/firefox/plugins:
Código: [Selecionar]
ln -s /usr/lib/firefox/plugins /opt/firefox
Estamos quase lá!
Verás ainda que no atalho do desktop ou no atalho menu estará entrando no antigo firefox. Para que eles entrem no novo firefox basta editar o caminho para o qual eles apontam, colocando-os para apontar para:
Código: [Selecionar]
/opt/firefox/firefox
Como se faz isso?

 * Clique com o botão direito do mouse no atalho do firefox e vá em propriedades. Onde tem "Comando:" coloque  /opt/firefox/firefox  . Faça o mesmo com o atalho do menu com o editor de menu alacarte, visível em "Preferências -> Layout do Menu".

OBS.: Não sei bem se todos esses passos acima são realmente necessários. Já que sou um usuário relativamente novo, apenas descrevi a forma como fiz ele funcionar no meu computador. Vale salientar que você estará com "dois firefoxes" instalados na máquina, o que acaba consumindo um pouco mais de espaço.
OBS2.: Os passos de mover as pastas e removê-las eu prefiro fazer usando o nautilus como super-usuário do que fazê-los pelo terminal, para fazer assim use o comando abaixo no terminal e faça tudo graficamente:

Código: [Selecionar]
sudo nautilus

Offline tplira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
    • tem um Tigre no cinema
Re: Instalando Firefox 2.0.0.1 no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2007, 13:37 »
uma dúvida básica... como eu acessp diretórios pelo terminal?

[]'s
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Instalando Firefox 2.0.0.1 no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 11 de MAR?O de 2007, 14:07 »
Ué, aqui em casa ele já veio automático com o Firefox 2.0.0.2 (Ubuntu Feisty Herd5).
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.