dúvida sobre o Ubuntu em rede doméstica

Iniciado por anderos, 09 de Março de 2007, 01:21

tópico anterior - próximo tópico

anderos

Caros amigos,

eu uso Ubuntu em casa com ADSL não compartilhada. Depois de instalar, sempre rodei o pppoeconf e configurei o acesso à internet sem problemas.
        Entretanto, minha namorada pediu pra eu instalar um roteador no apartamento em que mora, pois a internet vai passar a ser compartilhada com outro PC. Então, vai ficar:

CABLE modem » Router D-Link DI-604 » PC Windows + PC Ubuntu 6.10

Gostaria de saber se depois que o roteador estiver devidamente configurado (a partir do navegador) o Ubuntu vai reconhecer o acesso à internet automaticamente, ou eu vou ter que rodar alguma coisa como o pppoeconf... Tentei achar isso nos arquivos da "Ajuda", mas não encontrei nada... É uma pergunta idiota, mas é que eu nunca fiz isso e não há ninguém por perto pra me ajudar (e eu também não quero fazer papel de idiota!). Obrigado,

André.

pinduvoz

Eu uso internet via rádio, autenticada por "macadress", um desktop com Linux (testo várias distribuições) e Windows em "dual boot", um desktop só com Windows e um note wi-fi, também só com Windows. O meu dLink DI-524 roteia com fio para os desks e sem fio para o note e o Linux acessa as duas outras máquinas via samba. Todas as máquinas acessam a Internet e nunca tive problemas, exceto os do provedor (vento forte para conexão via rádio é um problema sério).

[].

Em tempo: habilitado o DHCP no roteador, o Ubuntu acessa direto desde o "boot" e o Windows vai acessar a partir da execução do assistente de conexão, reconhecendo o DI-604 como "gateway" da rede.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

carlosfrancoba

o computador com acesso direto à internet tem Ubuntu ou Windows?
Se for Ubuntu é só configurar a rede normalmente e depois seguir esse tutorial (bem fácil) para compartilhar o acesso à internet:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/112/

Lembre-se de seguir o tutorial apenas com a rede já funcionando e a internet já configurada
se não tiver conseguindo me avisa sobre as dificuldades... fiz compartilhamento de conexão recentemente aqui em casa, nessas mesmas situações e deu tudo certo... fácil e rápido

JeffersonX

Deixando o modem habilitado como roteador, acho que não irá precisar de outra configuração adicional para ambos os sistemas.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

arlei

Citação de: JeffersonX online 09 de Março de 2007, 08:28
Deixando o modem habilitado como roteador, acho que não irá precisar de outra configuração adicional para ambos os sistemas.

Exatamente isso como disse nosso amigo JeffersonX, ou seja, habilita no teu roteador D-Link o DHCP (normalmente isso já é default) e então basta "espetar" as maquinas windows e Linux nele. Nas estações basta apenas configurar a rede por DHCP, que então o teu roteador ira passar os dados de rede (IP, Gateway,...) para cada uma, independente de SO.

Nota: Só não sei quantas portas LAN tem neste modelo, mais com certeza 2 devem ter.

T+
Arlei

anderos

Valeu moçada!!

Vou instalar essa semana e conto como foi. Obrigado.

André.

pinduvoz

CitarNota: Só não sei quantas portas LAN tem neste modelo, mais com certeza 2 devem ter.

Os roteadores da dLink, com fio ou sem fio (acess point), têm quatro portas ethernet.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

arlei

Citação de: pinduvoz online 09 de Março de 2007, 20:14
CitarNota: Só não sei quantas portas LAN tem neste modelo, mais com certeza 2 devem ter.

Os roteadores da dLink, com fio ou sem fio (acess point), têm quatro portas ethernet.

Valeu pinduvoz,
eu sei que o meu modelo (DSL-G604T) tem 4 portas, mais todos os demais eu não sabia.

T+
Arlei