Autor Tópico: Conheça alguns dos recursos que virão no Firefox 3  (Lida 1476 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Conheça alguns dos recursos que virão no Firefox 3
« Online: 08 de MAR?O de 2007, 15:32 »
Conheça alguns dos recursos que virão no Firefox 3

A nova versão do navegador de código aberto da Fundação Mozilla, Firefox 3, que será lançada até o final de 2007, já começa a ter algumas de suas funcionalidades reveladas.

De acordo com o site PC World, os recursos finais ainda não foram determinados, mas Mike Schroepfer, vice-presidente de engenharia da Mozilla revelou que a terceira versão terá elementos que anteciparão o lançamento do Firefox 4.0. "O que estamos fazendo com todas estas coisas é arquitetar a fundação", declarou.

Entre os recursos do novo navegador está a capacidade de trabalhar com aplicações web sem estar conectado. Sendo assim, o usuário poderá, por exemplo, escrever um email em algum serviço web enquanto estiver offline, e mandá-lo posteriormente quando se conectar. Isto será feito através da integração entre o programa e os serviços online, para que eles rodem tão bem quanto se fossem uma aplicação desktop.

Testes já estão sendo feitos nas aplicações web open source Zimbra, que enviam e recebem emails, mensagens instantâneas e ligações VoIP. Com algum código da Google e da Microsoft, seria possível estender a capacidade para os populares Gmail e Hotmail também.

Alterações no sistema de Histórico e Favoritos, que estavam previstas para a versão 2.0, lançada há poucos meses, também são prometidas. A idéia é que os Favoritos trabalhem com uma organização baseada em sua popularidade e freqüência, de forma que os sites mais acessados pelo usuário apareçam dispostos em lugares privilegiados.

Através de uma integração de um banco de dados SQL Lite, o programa indexará o Histórico do navegador, que permitirá a busca de imagens e textos, além de ver uma versão da página armazenada localmente na última visita. Possivelmente, esta alteração ainda não apareça para o lançamento do Firefox 3, que deve surgir na web até o segundo semestre, e fique para a versão 4, que já está sendo pensada.

A performance do navegador também deve ser trabalhada, já que uma das principais críticas dos usuários é de que o Firefox "drena" parte da capacidade de processamento do computador por conta de complementos e extensões ¿ pequenos códigos criados por programadores independentes que dão múltiplas funções e recursos alternativos ao programa da Fundação Mozilla.

Uma forma de amenizar o problema será compartilhar uma biblioteca de códigos já testados que os programadores de extensões poderão baixar e utilizar em suas criações. Fóruns de discussão também serão abertos para favorecer a troca de idéias, problemas e soluções.

E, bastante antecipado, Schroepfer disse que o Firefox 4.0 ganhará suporte à linguagem JavaScript 2, que atualmente conta com a participação de Brendan Eich, CTO da Mozilla, em seu desenvolvimento. Com esta linguagem, aplicativos web de alta performance serão mais fáceis de serem implementados, mesmo por pessoas que tenham menos conhecimentos de programação. "É menos a respeito de tornar possível e mais a respeito de tornar fácil", explicou o vice-presidente.

Uma nova versão alfa de Firefox 3 foi lançada e pode ser baixada através do atalho tinyurl.com/2ra7us, embora não seja recomendada para qualquer usuário, já que é direcionada a programadores capazes de auxiliar na detecção e resolução dos diversos bugs existentes nos primeiros testes.

Fonte: http://www.marlboro69.com/index.php?option=com_content&task=view&id=613&Itemid=2
Por Mr. Cápua   
06 de março de 2007
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.