Autor Tópico: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI  (Lida 36032 vezes)

Offline almirb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI
« Resposta #30 Online: 19 de MAR?O de 2007, 13:10 »
O tal do Ubuntu ficou show mesmo!

Soh to apanhando um pouco para o Skydome... para o fundo do cubo, só aceitou imagens em 1024x1024... essa noite vou tentar tamanhos diferentes. Tentei isso ontem, mas normalmente não funcionava.

A resolução do meu desktop tem alguma coisa a ver com o tamanho da imagem do fundo  do cubo? Pq uso 1024x768 (meu monitor é meio antigo)....

Valeu

arlei

  • Visitante
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI
« Resposta #31 Online: 19 de MAR?O de 2007, 13:14 »
Sim, até onde sei as imagens de fundo do cubo (skydome) devem ser de resolução superior a do seu desktop.

T+
Arlei

Offline Bertos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI
« Resposta #32 Online: 19 de MAR?O de 2007, 14:37 »
Vai ao beryl tens la bue deles e so escolheres e sacares inclusive o skydome k tenho!!
 

www.beryl.com

http://benux.wordpress.com/2006/10/08/imagenes-para-el-skydome-de-xgl-compiz-o-beryl/

Abraço ;)
« Última modificação: 19 de MAR?O de 2007, 14:41 por Bertos »

Offline almirb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI
« Resposta #33 Online: 20 de MAR?O de 2007, 08:00 »
Alterei e funcionou legal!

Mas com um porém: às vezes quando giro o cubo, o fundo fica branco.... aí vo girar denovo, e o fundo do cubo aparece.

Às vezes sim, às vezes não.... isso ja aconteceu com algum de voces?

Offline Bertos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI
« Resposta #34 Online: 20 de MAR?O de 2007, 15:52 »
Qual e a resoluxao k tens???

Esperimenta 1024x512 ou 2048x1024

Offline almirb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI
« Resposta #35 Online: 20 de MAR?O de 2007, 16:14 »
Qual e a resoluxao k tens???

Esperimenta 1024x512 ou 2048x1024

Ja tentei 1024x1024 e 4096x1024.. os 2 funcionaram e os 2 dão esse problema.

Offline Bertos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI
« Resposta #36 Online: 20 de MAR?O de 2007, 17:09 »
Ve essas duas ai que disse!!

Offline almirb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI
« Resposta #37 Online: 20 de MAR?O de 2007, 20:24 »
Ve essas duas ai que disse!!

Usei um dessa pagina aí e ficou muito bom! Não deu mais o problema do fundo branco.

Valeu (denovo) Bertos. ;)

Offline almirb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI (Conclusao)
« Resposta #38 Online: 20 de MAR?O de 2007, 20:55 »
Depois de tanto encher a paciência do pessoal do fórum com minhas perguntas, não seria certo se eu simplesmente deixasse a questão morrer aqui.... isso porque agora tá tudo 1000% com meu Ubuntu.

Primeiro, meu equipamento (meia-boca, mas é o bastante pra eu sobreviver):

Linux: Ubuntu 6.10 Edgy Eft
CPU: AMD Senpron 2200+ @1800 Mhz
Placa Mãe: Asus A7N8X-X
RAM: 1 GB DDR 400
Vídeo: ATI Radeon 9600PRO 256DDR PowerColor
HD: 2 x Samsung 80GB IDE de 7200 RPM = 160GB.
Teclado:  ABNT2 PS/2
Mouse: 3 Botoes com Scroll, PS/2
Audio: SB Live! 5.1
Rede: LAN (NForce2 onboard)
ADSL Modem : ADSL D-LINK 500G (Dhcp)
Monitor: 17 pol - Sony.
Gravadora de DVDRAM GSA-4167B
---------------------------------------------------------------

Por isso vou compartilhar dessa minha experiencia "Ubuntífica" com vcs amigos, e isso desde o começo. Vamos lá!



XGL no Linux!!! Q doido!!!

Tive o primeiro contato com o XGL num blog q visito frequentemente... http://www.jf.eti.br.. quando vi os efeitos possíveis, fiquei doido...
Então pesquisei o q seria preciso para ter isso a funcionar aqui no meu pc.. cheguei ao site do Beryl. Dentre as distribuições que suportam-o, baixei primeiro o Fedora Core 6 - mas nem cheguei a instalar - pq vi um comparativo entre o Fedora e o Ubuntu, sendo q o último me agradou muito: tanto pelos recursos como pela proposta de liberdade e acessibilidade q o projeto transmite.  Não me arrependo nem um pouco.

Instalando o Ubuntu...

Baixei o Ubuntu 6.10 (Edgy) no site oficial, gravei o cd.. ótimo... não tive dificuldade nenhuma na instalação. A parte mais chata é a do particionamento, mas disso eu manjo, então fiz tudo manualmente e ficou ok.
Aí tive q escolher entre o XGL ou AIGLX (eis o motivo deste tópico!) e fiquei com o AIGLX mesmo.

Experiência 1: Ubuntu 6.10 + AIGLX + drivers ATI livres (padrão da instalação):
Funcionou tudo bem, o sistema ficou razoavelmente estável... a reprodução de vídeo ficou deficiente.. os clipes "piscavam" muito durante a reprodução, e o desempenho dos efeitos do beryl não eram dos melhores. Pesquisei mais um pouco pra descobrir oq tava errado...  meu amigo e usuário deste fórum arlei me indicou q Dapper + Xgl funcionaria legal... Fui tentar!!!  La vo eu baixar a outra versão e instalar tudo do Zero.

Experiência 2: Ubuntu 6.06 + XGL + drivers ATI proprietários (do site da ATI):
De cara ja estranhei o Dapper... Firefox 1.5, não tinha alguns recursos q eu ja tinha usado.. tudo bem..  Apanhei um pouco pra colocar o XGL e o Beryl, mas tudo certo.  O problema é q o desempenho ficou pior do q tava antes.. travadas e etc.. La vo eu pesquisar mais um pouco... Então apareceu o Bertos, outro amigo aqui do fórum q tem uma ATI Radeon 9600PRO q nem eu... e disse q funcionou legal pra ele o Edgy + XGL. Adivinhem:  la vo eu reinstalar tudo denovo (sorte q eu tinha feito backup dos pacotes com o APTonCd  :) ).

Experiência 3: Ubuntu 6.10 + XGL + drivers ATI fglrx (pegos no reposit. do Ubuntu):
Show de bola... agora consegui oq eu queria.. o desempenho ficou show, os videos tocam OK, mesmo girando o cubo, o desempenho do beryl ta legal.. deixei as configurações como eu queria. To feliz!! hehe  ;D

Abaixo os guias q eu segui para chegar neste ponto:

- http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Edgy_Installation_Guide (instalando o driver pelo "Method 1)

- http://wiki.cchtml.com/index.php/XGL-Ubuntu.

Pois é pessoal... agora é só comemorar!
Obrigado a todos pela força.  ;)

Offline JotaCapa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Duvida: AIGLX x XGL + BERYL + ATI
« Resposta #39 Online: 18 de Abril de 2007, 11:34 »
A opção é será instalar o Edgy e fazer o upgrade para o Fawn Feist 7.04.

Quanto à instalação dos drivers da placa gráfica, basta seguires o Fórum do Ubuntu no que respeita à matéria o qual pode ser vista aqui:
http://azulebanana.com/bluey/2007/03/05/ubuntu-feisty-beryl-ati-radeon-9600xt-quase-perfeito-com-o-aiglx-e-o-modulo-radeon-do-xorg/

Existem alguns pormenores a nível do xorg.conf, o qual por vezes fica baralhado, pois que eu como uma placa Ati Radeon 9250 128MB tive que optar por deixar no xorg.conf, somente em ati, não seguindo exactamente à risca o Fórum, mas para isso podes ver no blogue http://jotacapa.blogspot.com o que eu digo a esse respeito.