É o seguinte: estou experimentando o IceWM aqui em casa. Uso faz tempo o Xubuntu Dapper, pois meu PC é velho e só tem 256 de RAM. O Xubuntu rodava até muito bem, mas eu queria algo ainda mais leve.
Brinquei um pouco com o Puppy Linux, e fiquei impressionado em ver a agilidade do troço! Mas eu queria algo que me permitisse usar o apt... eu queria um puppy-ubuntu Linux
O que eu fiz? Peguei o Alternate Install CD do Ubuntu Edgy e
instalei apenas o sistema básico de linha de comando do Ubuntu. Se não me engano, é a opção "Install Command-line system" ou algo do gênero. Isso faz uma instalação mínima, que te deixa num prompt.
Daí eu decidi ir instalando aos poucos tudo o que eu realmente usava, pois é óbvio que o pacotão pronto do Ubuntu carrega mil coisas que nenhum de nós usa, pois tem que agradar a todo mundo. Como eu queria um sistema leve, mudei de gerenciador: instalei o IceWM. Basicamente o que fiz quando cheguei ao prompt foi:
sudo apt-get install xorg-xserver xfonts-base icewm
Daí quando dei startx o monitor ficava em standby. Já tive o problema antes tentando rodar o Gentoo: abrir o xorg.conf e mudei o driver de vídeo de vesa para nv e, de novo, startx. Ta-dá:
um ambiente gráfico simples e funcional ocupando apenas 25MB de RAM!
Achei o máximo. Aos poucos estou acrescentando programas: Opera, Gnumeric, Abiword, Leafpad, gtksee, rox-filer... é divertido catar programas leves. Alguns são muito bons! Queria um navegador ainda mais leve que o Opera, mas que eu saiba só tenho opção no outro extremo (o Dillo, que eu adoro, mas não abre vários sites). Alguém conhece um meio-termo?
Estou aprendendo a editar os menus do IceWM, é fácil fácil customizar. O menu era fraco, mas foi só dar um:
sudo apt-get install menu
que ele instala um menu jóia, com os programinhas todos lá, por categoria, que nem no Gnome. Coisa fina! E pro Desktop, mudei de filosofia: chega da zona de arquivos que eu fazia! Agora só quero atalhos no Desktop. Neste exato momento vou testar o idesk, que mete os atalhos no Desktop.
Queria saber se tem mais algum doido por aqui usando o IceWM, e se tem bons links ou dicas a compartilhar. Abração a todos!