gnome lento sem cabo de rede conectado!

Iniciado por evandrorisso, 06 de Março de 2007, 12:59

tópico anterior - próximo tópico

evandrorisso

Alguem jah passou por isso quando eu desligo meu hub meu ubuntu fica + lento pra abrir qualquer coisa, demora muito mais q o normal, foi testado em duas maquinas e msm assim continuou o problema, ai resolvemos instalar o kubuntu para testar pois no suse isso naum acontecia abria normalmente os arquivos, entuam com o kde ele continua normal sem nenhuma demora, achamos q pode ser alguma coisa com o gnome,
pois toda vez q ele vai abrir um aplicativo ou pasta local ele manda pacotes para placa de rede isso q eu naum entendo!!!

arlei

evandrorisso, seja bem vindo ao fórum amigo.

Cara, bem estranho isso hem.
Se vc usa conexão com roteador via DHCP talvez seja que o sistema esteja se "perdendo" em alguma coisa por não estar conseguindo pegar seus parâmetros de rede.
Faz um teste desabilitando os serviços de rede do seu Ubuntu usando o comando abaixo em um terminal, e veja se esta questão da lentidão continua.

sudo /etc/init.d/networking stop

Para levantar novamente o serviço basta um "start" no lugar do "stop".

T+
Arlei

evandrorisso

Mas com isso nao seria a mesma coisa de desabilitar a placa de rede?entuam pense q eu to em um cliente utlizando o ubuntu, meu roteador trava, desliga sei lah qualquer coisa do genero, ai naum vai ter + conexao com a net aimeu ubuntu fica lento, para acessar usuarios locais, o usuario queira fazr um simples documento no writer ele demora muito pra iniciar, ou qualquer outro aplicativo, ai posso utilizar esse comando seu q vc me flw,mas imagina  q esse cliente tenha umas 40 estaçoes eu teria q fazer isso uma por uma ate resolver o problema da minha rede e depois q resolvesse eu teria q voltar iniciando o serviço...ai meu serviço dobraria....ah fizemos teste com o suse 10.2 no gnome na msm maquina q estamos utilizando e a maquina continua a msm coisa tanto com rede ou sem rede(cabo desconectado).

arlei

Amigo,

como disse antes, não sei qual é seu problema. Apenas fiz uma suposição no que diz respeito ao seu sistema estar tentando configurar a rede e não estar conseguindo, mais observe bem que a mesma coisa não é, ou seja, vc desabilitando os serviços de rede estará parando com os processos que tentam configurar sua rede (software), mais desligar o router ou retirar o cabo, não para estes mesmos serviços, então o sistema fica ainda tentando buscar as configurações mais sem sucesso.
Agora, volto a repetir, não sei se é isso a causa do seu problema, até porque seria bastante estranho este comportamento a ponto de interferir nos outros recursos.

T+
Arlei

evandrorisso

Desculpe-me se demostrei ser rude nao foi minha intenção, soh estava falando de um caso q poderia acontecer. Mas tente fazer isso na sua estação e vê se esta dando o mesmo problema por favor..agradeço.

Vlw!!

arlei

evandrorisso,

não acho que tenha sido rude em seu retorno, então não precisa se desculpar.
Não estou em meu desktop agora (estou no trabalho), mais a noite farei o teste, embora como ja disse acho que não haverá problema visto este comportamento citado por vc ser bastante estranho.

Volto a postar depois.

T+
Arlei

arlei

Me lembrei de algo que vc pode verificar.

Veja os processos ativos e tente identificar algo que esteja consumindo bastante recursos do seu sistema, e veja também nos log's do Ubuntu se não identifica algo que possa nos dar alguma dica.

http://www.infowester.com/linprocessos.php
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3955&pagina=1

T+
Arlei

evandrorisso

entaum quando vc fizer esse teste me avisa pois pode ser um erro meu na hora da instalação qm sabe pq tah muito estranho e não é  a primeira vez q acontece.
em um outro cliente aconteceu mas nem imaginava q isso poderia msm acontecer ate fazer teste aki na empresa, pois eu estou querendo montar um servidor nis+nfs ai fizemos os teste na maquina sem o cabo de rede e a maquina ficou muito lenta no gnome.vc sabe alguma coisa sobre servidor nis+nfs pq pode nao estar logando??abraços!!!ate ++ Evandro!!

arlei

evandrorisso,

fiz este teste ontem a noite em meu desktop Ubuntu Dapper e não tive problema semelhante, ou seja, as tentativas do Ubuntu de pegar os dados de rede pelo router DHCP (uso IP fixo, mais configurei para pegar via DHCP para fazer o teste) que tenho não interferiram na performance dos demais recursos do meu sistema.
Tenta, como informei antes ver teus LOG's e processos com objetivo de notar algum erro ou serviço que possa indicar um caminho para chegar as causas deste problema.

T+
Arlei

evandrorisso

root      3560  7.2  8.8  30184 21972 tty7     -    08:59   6:19 /usr/X11R6/bin/X :0 -br -audit 0 -auth /var/lib/gdm/:0.Xauth
processo q + utiliza cpu dos processos, quanso tah com o cabo da rede e peço para abrir a pasta pessoal ele chega a 27% do processador e quando tah sem o cabo ele chega a 38% a 40%

ainda naum vih os logs pois esta dando como pagina nao encontrada no site do viva o linux a segunda parte do s texto q mostra como utilizar os logs!!