Autor Tópico: Trabalho árduo  (Lida 10708 vezes)

Offline tiagocosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Trabalho árduo
« Online: 02 de MAR?O de 2007, 15:37 »
Olá! Chamo-me Tiago e sou dos Açores. A minha iniciação no linux começou há pouco tempo, cerca de uma semana quando instalei o ubuntu 6.06.
Devo dizer que sempre senti uma espécie de fascínio pelo linux, pois agradava-me principalmente a ideia de poder trabalhar e/ou jogar com um computador, sem ter de pagar somas astronómicas ou então piratear programas, no entanto, nem sei bem porquê, fui-me deixando ficar pelo windows, pois sempre que pensava experimentar o linux, e sobre isso conversava com amigos, era opinião geral que não deveria fazer isso, pois era um sistema mutio complicado e não permitia fazer praticamente nada, (tanto a nível de trabalho como de jogos). Sou utilizador windows praticamente desde o inicio, considero mesmo que já me desenrasco bem, mas não entendo de programação, só na otica do utilizador (estou relativamente à vontade em programas da microsoft. Só que, sinceramente, saturei do windows! Não do sistema em si, gosto do ambiente e da facilidade dos comandos, sempre numa base de wysiwyg, mas sim do ataque feroz às nossas economias! São os antivirus, os antispywares, firewall, actualizações (necessárias, urgentes) que se não as fizermos corremos grandes riscos de perder todas as informações contidas no nosso computador, mas que para as fazermos temos de pagar pelo tal programa especial, que tem até uma versão demo, que nos permite ver como funciona, e até encontra os erros, mas depois quando tentamos resolvê-los, lá vem aquela mensagem que teremos de actualizar para a versão pro ou deluxe, que está quase sempre em promoção, tem de se aproveitar aquele momento para actualizar, porque senão podemos ter a certeza (é claro que isto não vem explicado) que a partir daí será um constante metralhar de avisos de erros, e de congelamentos do computador, exercendo com isso uma pressão psicológica enorme no utilizador, levando-o mais cedo ou mais tarde a optar por fazer o tal upgrade para o programa pro e pagar por isso. Estou farto de tudo isso! Viva o Linux!!   :D ;D
Agora vamos ao que realmente interessa, ou seja a minha chegada ao linux, ubuntu!
Mal, começei realmente mal, nada me funciona, tenho um segundo disco rígido, para onde guardei todos os meus dados mais importantes, só sei que ele ainda está lá porque vejo isso no setup do computador, porque em quanto ao ubuntu, não me diz nem que o disco está lá! Tenho um modem huawei e220 da vodafone, que estava a funcionar lindamente no windows, e agora com o ubuntu, nem da erro, simplesmente não funciona (já tentei dezenas de comandos que fui copiando de forums sobre o assunto, e nada! Chego a perguntar-me se me terei enganado e não estarei a correr outro sistema qualquer operativo!) Tenho 2 pendrives, o computador, nem tosse, quando as insiro, é como se nem existissem  :( !
Tudo isto me traz grandes problemas, porque só consigo acessar os forums no local de trabalho, mas depois não posso levar comigo nenhum ficheiro, pois não os posso passar para o computador de casa :(. A maior parte das explicações que tenho encontrado, são pouco elucidativas, ora porque baseiam-se num conhecimento maior do assunto (o que não é o meu caso - quando me dizem para gravar um certo ficheiro de arranque, eu saberia fazê-lo no windows, mas no linux...), ora porque não chegam ao fim de um processo, ou seja depois de aconselharem vários comandos e de estarmos com todo o cuidado a copiá-los, eis que nos surge uma frase do género " comigo não deu certo, mas tentem que..." :(. Tudo isto, mais o facto de estar a levar com, uma carga enorme de frases do género, "já te tinha avisado", "foste teimoso", "estava tudo a funcionar tão bem e agora..." está-me deixando a cabeça em água  ??? mas vou continuar tentando, porque, apesar de todos estes problemas, acho que vou adorar o linux, e, depois de tudo resolvido, nem vou querer ouvir falar de windows outra vez  :) até porque, e aí admito que me precipitei, limpei o disco antes de instalar o linux, o que significa que terei de comprar o xp ou o vista se quiser voltar atrás.
Atenção que todas as críticas que fiz aos ubuntistas que postam nos forums, apenas pretendem ser críticas positivas, pois acho que, só o facto de tentarem ajudar, já é uma grande coisa  ;D por isso dou um grande viva à comunidade linux  :D ;D
Quanto à minha escolha do ubuntu! teve a ver apenas com o facto de, numa página ter visto um link para fazer o download, e aí nem exitei e puxei-o! Não faço ideia se será o melhor, ou se deveria ter-me iniciado com outro, mas... ;)
Bem hajam!

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #1 Online: 02 de MAR?O de 2007, 15:49 »
E ae cara bem vindo ao mundo linux onde o que faz você permanecer é o tamanho do seu esforço e sua força de vontade em aprender.

Bom seria legal se você passasse os problemas mais detalhados para tentarmos ajudar a resolve-los, pois do modo como citou no texto não há como. ;D

Fique a vontade para me perguntar por Mensagem Privada ou no próprio fórum, nas devidas seções.

Abraços!!!

arlei

  • Visitante
Re: Trabalho árduo
« Resposta #2 Online: 02 de MAR?O de 2007, 16:11 »
Tiago,

também quero lhe desejar boas vindas ao mundo livre e ao nosso fórum.

Achei muito interessante seu depoimento, pois muito embora tenha tido esses problemas citados e a total falta de apoio dos que lhe cercam, continua acreditando no software livre. Isso por si só ja é um enorme passo para se libertar em definitivo das amarras que a propriedade de software com seu maior representante, o windows, nos impõe.

Tendo sido esta sua primeira experiência com o Linux, vc deveria ter se utilizado de um liveCD ou mesmo uma maquina virtual antes de por completo remover seu window e partir diretamente para uma instalação. Com este recurso de executar um SO por um CD de boot ou mesmo virtualiza-lo em seu atual sistema vc poderia ter testado os recursos de reconhecimento de hardware e usabilidade  do mesmo antes de instala-lo.

Uma outra coisa que poderia ter feito antes de "limpar" seu HD para instalar apenas o Linux, seria ter redimensionado sua partição windows e instalar o Linux em outra partição ou mesmo em outro HD e manter seu sistema em dual-boot entre ambos SO.

Mais, acho que nada adiante comentarmos isso agora, e sim que saiba que poderá contar com esta comunidade para tentar solucionar seus problemas e dirimir suas dúvidas sempre que necessário, e que mesmo sendo iniciante neste novo mundo com certeza também nós aprenderemos contigo, pois tudo não passa de um aprendizado mútuo.

E quanto ao fato de ter escolhido o Ubuntu como distribuição inicial, mesmo que vc ache meio suspeita essa afirmação, tenho certeza que vc foi pelo caminho certo.

T+
Arlei
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2007, 16:17 por arlei »

Offline tiagocosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #3 Online: 02 de MAR?O de 2007, 16:30 »
Obrigado pelas respostas e por se disponibilizarem a ajudar! :)
Admito que foi um erro não ter testado primeiro antes de limpar o disco, mas eu sei que estou rodeado de pessoal fixe, que vai me ajudar a passar todos os problemas ;)
Vou tentar descrever melhor esses mesmos problemas, mas isso é um pouco dificil, porque nao estou ao pe do computador onde instalei o programa. De qualquer forma:

1. Modem - Huawei e220 3g da vodafone portugal (quando o insiro na porta usb, o computador reconhece-o como sendo uma drive de cd, não reconhece o modem)

2. 2º disco rígido - não me lembro da marca, mas sei que tem cerca de 14 gb, e que esta cheio de ficheiros do windows (fotos, filmes, textos e folhas de calculo) só sei que ele ainda esta la, porque quando inicio o computador e carrego no delete, para ir ao setup, verifico que tenho os dois discos.

3. portas usb - a não ser com o modem, não conseguem ler absolutamente mais nada, pendrives, camara web, pocketpc, sei la, tudo o que ja experimentei, sem sucesso :( nem sequer uma mensagem de erro, não acontece mesmo nada.

O meu computador é um pentium 4 com 512mb de ram e o disco principal tem 80gb de espaço

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #4 Online: 02 de MAR?O de 2007, 16:39 »
1º Para o problema com modem USB TENTE :

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=16539.0


2. 2º disco rígido - não me lembro da marca, mas sei que tem cerca de 14 gb, e que esta cheio de ficheiros do windows (fotos, filmes, textos e folhas de calculo) só sei que ele ainda esta la, porque quando inicio o computador e carrego no delete, para ir ao setup, verifico que tenho os dois discos.


Provavelmente seu HD com os arquivos do windows esteja no formato NTFS, se sim :

Abra o terminal "Aplicações > Acessórios > Terminal" e digite os comandos na seguinte ordem :

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
sudo apt-get install ntfs-3g
cd /
sudo mkdir windows
sudo ntfs-3g /dev/hdxy /windows/
sudo nautilus /windows/

OBS: xy significa a posição do seu hd, x pode ser a,b,c,d...  e y pode ser 1,2,3,4...

por exemplo no meu caso seria

sudo ntfs-3g /dev/hda1 /windows

Explicando:

O comando sudo apt-get update atualiza a lista de endereços com programas para baixar
O comando sudo apt-get install ntfs-3g vai até a lista atualizada e busca pelo programa ntfs-3g e instala caso estiver lá.
cd / entra no diretório raiz
sudo mkdir windows cria uma pasta na qual o hd do windows vai ser "montado"
sudo ntfs-3g /dev/hdxy /windows monta o hd /dev/hdxy em /windows
sudo nautilus /windows abre o "windows explorer" do linux
sudo = super usuário : para segurança. (o windows vista imitou hehehe)


3 º Cara para cada dispositivo de mídia USB, você deve monta-lo como por exemplo seu PENDRIVE:

Citar
cd /
sudo mkdir /mnt/pendrive
sudo mount -t vfat /dev/sda1 /mnt/pendrive
sudo nautilus /mnt/pendrive

vfat : é o modo como seu pendrive trabalha, fat16, fat32 etc... (posso estar enganado)

tente

http://www.linuxval.info/ubuntu/phpBB2/viewtopic.php?t=225
ou
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=229.0
Caso não funcione...


Para seus outros dispositivos vá até a busca do fórum e digite : "Dispositivo" USB  .. em que dispositivo é o nome do seu objeto como palmer etc...

Ta vendo a pesquisa do google ali em cima do seu firefox ???

clica no G com a setinha pra baixo e vai em : "Adicionar Fórum Ubuntu Linux - PT " e quando precisar pesquisar no fórum é só clicar ali no icone do google na pesquisa ou qual estiver e ir em "Fórum Ubuntu Linux - PT"
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2007, 16:56 por solanoalves »

Offline tiagocosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2007, 16:13 »
Obrigado pela ajuda, infelizmente so agora pude responder, e é porque dei uma saltadinha ao local de trabalho, que é onde tenho net! :(

O disco que não é reconhecido é o que tinha formato fat32 (penso eu) o que está sendo reconhecido, era o disco principal do windows, e esse é que estava com a configuração NTFS. De qualquer forma, os comandos apt-get e install, não funcionam porque eu não tenho net :( Ele dá uma mensagem de erro grande, por acaso não a tenho agora aqui comigo, porque não estava para passar por aqui, mas fala em http://... e por isso é que digo que tem a ver com falta de net. :(  :'(

Ontem estive em casa do meu irmão, e lá gravei para um cd (o meu computador consegue reconhecer os cd's ;)) um ficheiro que se chama "HuaweiAktBbo-i386.out" que dizem ser um patch que automaticamente coloca o modem em funcionamento! Só que tenho de o gravar na directoria Usr/bin, e ainda n sei como gravar numa directoria, pois recebo a resposta de que não tenho autorização :( (é que eu realmente estou neste ambiente como se tivesse nascido há uma semana).

Em relação a USB, na verdade ainda não experimentei, esperemos que, pelo menos isso dê certo ;)

Mais uma vez muito obrigado pela maneira como me estão tentando ajudar  :D

Contem cmg para o que for preciso, apesar de neste momento não me parecer que possa ser de mta ajuda, mas...!!

Amanhã já digo mais qq coisa, em relação à usb e ao modem

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #6 Online: 05 de MAR?O de 2007, 12:36 »
Um conselho muito importante, se és iniciado em Linux não deverias ter apagado o Windows, devias ter instalado em dual boot, ter-te-ia safado do problema de não teres internet para investigar o problema do modem e permitir-te-ia utilizar alguns programas com os quais ainda te vais demorar a adaptar em Linux.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline tiagocosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #7 Online: 05 de MAR?O de 2007, 16:27 »
Lamego, até aí já eu cheguei! De qualquer forma obrigado pelo conselho
Eu sabia que ia ter dificuldades, só não esperava te-las em relação à net, mas tou com esperança que tudo se vai resolver, apesar de estar já um bocado cansado de experimentar tanta dica, e nenhuma dar certo. Já agora, seria útil se alguém me pudesse explicar como posso fazer para gravar um ficheiro numa directoria, já que a mensagem que recebo é de que não tenho permissão. ;)
Um abraço

Offline tiagocosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #8 Online: 06 de MAR?O de 2007, 13:28 »
ok :)
O primeiro passo está dado! já consegui obter ligação com o modem (ainda não está muito segura, pois quando reinicio o pc ela perde-se e é o cabo dos trabalhos para ligar outra vez, mas já é melhor que nada, pelo menos deu para actualizar o software)
Neste momento estou digitando no pc de casa com o ubuntu!!! :)  ;D
Não vou fazer mais perguntas aqui, pois este topico é só para depoimentos! O proximo passo é saber onde posso perguntar cada uma das coisas, pois ainda tenho "milhares" de duvidas.
Consegui ligar através dos passos descritos na página "HOW TO: Connecting HUAWEI E220 through Vodafone Portugal"

Offline tiagocosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #9 Online: 07 de MAR?O de 2007, 09:39 »
Novo dia :)
Como seria de esperar, vindo de mim, (sempre insatisfeito) não aguentei muito com a versão 6.06 e aproveitei a ligação à net para fazer o upgrade para a 6.10 edgy. Deixei o pc a fazer esse upgrade durante a noite e de manhã ja estava pronto. Até agora não deu para notar muitas diferenças, ou mesmo nenhumas  :o a não ser, na ligação com o modem em que voltei a ter muitos problemas :(
A verdade é que tenho de procurar, aqui no forum, ou noutro sítio qualquer uma maneira de automatizar todos os processos de:

1º - Evitar a detecção do modem como sendo uma "usb-storage"
2º - Conseguir a sua detecção nas 3 dev/ttyUSB0; 1; 2
3º - Efectuar a ligação

Quando conseguir isso, poderei apresentar o ubuntu a minha mulher! Até lá nem pensar, pois ela não quer saber das chatices de liga e desliga o modem (várias vezes) "rmmods" "modprobes" "ls" "lsusb" "dmesg" até finalmente desencravar o raio do bicho.
Eu não percebo nada de programação, e por isso posso estar a dizer uma asneira (me perdoem os entendidos), mas parece incrível que ainda não tenham descoberto uma forma de não se ter de fuçar tanto para se conseguir algo! Afinal, estamos ou não na era do "facilitismo" ?

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #10 Online: 09 de MAR?O de 2007, 22:17 »
tiagocosta,

o que você vai precisar fazer é pedir a algum cara que saiba um pouco além do que nós para executar tudo que você faz para iniciar e detectar o modem na hora do boot, ou seja, quando você ligar o ubuntu ele fará todo o trabalho automaticamente.
Tente abrir um tópico como:

"Detectar modem USB e conectar à internet na inicialização automaticamente"

Offline tiagocosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Trabalho árduo
« Resposta #11 Online: 11 de MAR?O de 2007, 10:11 »
 ;D  ;D  ;D
Já consegui quase tudo o que queria !!
Ja consigo detectar o 2º disco (https//:help.ubuntu.com/community tem realmente muita ajuda aqui! Também já consigo acessar as pendrives :). Só me falta mesmo é perceber melhor os processos de automatismos, tanto para o modem, como para o disco.
Tambem me falta saber como ligar a camara (acende a luz, mas nao faz mais nada); O telemovel (Qtek 9100 PPC (Windows 5.0)), e enfim, certamente faltam-me muitas mais coisas a fazer, mas já dá para me sentir bastante satisfeito ;D