Autor Tópico: Problema na instalação do Ubuntu 6.10 em Asus A7 (Radeon X700)  (Lida 2285 vezes)

Offline Alighieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Problema na instalação do Ubuntu 6.10 em Asus A7 (Radeon X700)
« Online: 02 de MAR?O de 2007, 13:50 »
Viva!

Sou novo aqui no forum. Decidi experimentar o Ubuntu nas máquinas da 'minha' rede após um recente curso de linux (redes) com o Edgy Eft. Após haver instalado sem dificuldade três servidores 'dell poweredge' com o Ubuntu 6.10 Server em RAID 1, e encontrando-me nesta altura a configurar os vários serviços, venho solicitar um auxílio para instalação do meu portátil lol.

É um portátil 'asus a7vb-r002h' com a placa gráfica 'ati radeon x700 128mb'. Ao instalar versão desktop do 6.10 o ecrã tft fica sem imagem logo após o início da instalação (só aparece o ecrã inicial das opções de instalação, depois o logotipo do Ubuntu que congela, acabando por ficar sem imagem). Verifiquei no google e pedidos de ajuda para este problema já existem só que não encontrei uma resposta que permitisse realizar a instalação. Tentei o cd 'alternate' mas também acabou por não funcionar. Por último, instalei a versão 'server' (que não contém ambiente gráfico) e instalou correctamente: após a instalação fiz o download do ambiente gráfico com o 'sudo apt-get ubuntu-desktop' (gnome); depois, dado que o gdm não arrancava, efectuei os mesmos passos havia realizado anteriormente nos servidores, que têm a placa 'ati radeon 7000/ve':
- sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg (tendo escolhido o driver "ati")
- (...)
- editei o /etc/X11/xorg.conf havendo substituído o driver "ati" por "radeon", na secção 'device', e adicionando a essa secção as alterações que constam do documento http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Driver-Radeon. No entanto, ao reiniciar o ecrã do portátil fica novamente sem imagem, tal como acontecia após o início da instalação da versão desktop.

Alguma solução?
Agradeço desde já.


P.S: Vi entretanto que um outro utilizador havia já colocado um post de ajuda, http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7371.0, para o Asus A6VA, com a instalação passo a passo, http://ratazanaatlinux.blogspot.com/, a qual irei experimentar. Tx!
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2007, 17:18 por Alighieri »

Offline JJS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problema na instalação do Ubuntu 6.10 em Asus A7 (Radeon X700)
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2007, 03:41 »
Eu tenho um portátil Acer Aspire 1690, com uma placa ATI Radeon x700 de 256M, e tenho o mesmo problema. Já não sei que fazer, se volte ao windows xp (RRRRRRRR!!!)... Alguém me pode dar uma ajuda? Sei que é possível pôr este PC a trabalhar com o Ubuntu porque há um ano um engenheiro do qual já não tenho o contacto instalou-mo. Mas eu não tenho conhecimentos suficientes para isso.

Obrigado.

JJS