Autor Tópico: Instalação do Live CD a partir de um CD-ROM na rede  (Lida 2369 vezes)

Offline genelhu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Instalação do Live CD a partir de um CD-ROM na rede
« Online: 27 de Fevereiro de 2007, 10:08 »
Estou querendo instalar o Ubuntu na minha máquina. Porém minha unidade de DVD bichou por completo. Não lê, não escreve num faz nada. Na rede aqui de casa, um dos computadores tem uma unidade de CD funcionando.

Existiria algum jeito de instalar o Ubuntu usando a unidade de CD deste outro computador via rede?

Obrigado por qq ajuda

Offline genelhu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação do Live CD a partir de um CD-ROM na rede
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 14:33 »
Só para ser mais claro. Eu tenho o windows instalado numa máquina sem unidade de CD (está quebrada) e tenho o CD do Ubuntu Live. Queria instalá-lo numa partição de 10GB nesta maquina sem CD. Esta maquina esta ligada em rede com outra que tem a unidade de CD e obviamente eu posso acessar a internet para baixar o que for necessário.

Eu já vi instalarem linux via rede antes. Mas não achei nada muito concreto no google até agora.

Obrigado

Offline genelhu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação do Live CD a partir de um CD-ROM na rede
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 16:36 »
Achei este linx sobre PXE boot.

https://help.ubuntu.com/community/Installation/WindowsServerNetboot

Fiz todos os passos necessários. Rodei o DHCP, configurei conforme manda a instrução, em uma máquina da minha rede, e fui dar boot nesta aqui setando o boot sequence da BIOS para LAN.

Não achou nada. Usei o netboot disk da versão dapper e não da Hoary. Será que o DHCP do modem DSL conflita com o tftpd32? E esta seria a causa do boot não ter sido executado? Se isto fosse verdade eu não deveria ter recebido algum tipo de mensagem no tftpd32 falando sobre este conflito?

Ou será que a opção LAN para boot sequence da BIOS não faz PXE boot?

Estou tentando agora fazer o boot usando o disquete da instrução. Vamos ver no que dá. Posto os resultados aqui.

T+

arlei

  • Visitante
Re: Instalação do Live CD a partir de um CD-ROM na rede
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 17:01 »
Não sei como lhe ajudar nesta questão de conseguir instalar o Ubuntu pela rede, mais existe um projeto desenvolvido para que vc possa instalar o Ubuntu de dentro do windows.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15360.0

Não fiz uso deste recurso e desconheço quem tenha tentado, mais de qualquer forma deixo a dica.

Nota importante:
Eu se fosse vc não perdia muito tempo e retirava a unidade de CD-ROM do micro que a possui e colocava no outro para proceder a instalação. Claro, isso se não tivesse alguns R$ para comprar outra, pois nos dias atuais esta bastante em conta.

Pensa nisso.

T+
Arlei

Offline genelhu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação do Live CD a partir de um CD-ROM na rede
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 17:38 »
Obrigado Arlei pela sugestão, vou chegar. Qto a tirar o CD-ROM da máquina que tem, eu não devo, pois o computador é do meu enteado e ainda está na garantia da loja. Se eu retirar o CD, retiro o lacre e tchau garantia.

Outra questão, é que aprender a dar boot pela rede é muito interessante, pois, digamos que vc queira dar aula de linux, numa LAN onde todas as estações não tem CD-ROM nem disquete. Numa escola por exemplo. Com os devidos windows instalado. Vc poderia levar um servidor com o CD, dar boot pela rede e todas as máquinas estariam rodando linux. O kurumim tem algo assim, pelo menos eu lembro de ter lido em algum lugar.

Abraços

Offline genelhu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação do Live CD a partir de um CD-ROM na rede
« Resposta #5 Online: 01 de MAR?O de 2007, 21:54 »
Bom pessoal,

      Continuando a minha aventura. Finalmente eu consegui fazer funcionar o boot pela rede. A minha BIOS tinha uma opção que ativava ou desativava a ROM que permitia o boot pela rede. E esta estava desativada.
      Estou instalando o Ubuntu usando a mini distro netbios do link acima, porém os pacotes estão sendo baixados diretamente da internet. Seria muito mais interessante se fosse do CD-ROM. Será que daria para modificá-la de modo a instalar a partir do CD-ROM da máquina servidora?
      O desafio está lançado. Eu vou ver o que aprendo aqui e ver o que consigo.

Abraços