SENHA DO CUPS

Iniciado por celso182, 01 de Março de 2007, 15:22

tópico anterior - próximo tópico

celso182

Olá
Estou À Dias Tentando Adicionar uma Impressora via browser no Cups. Digito a senha "root" mas o sistema nao aceita.
Alguem Pode ME AJudar???

arlei

Celso, seja bem vindo ao fórum.

Em primeiro lugar sugiro que vc edite o título do seu tópico pois não esta em conformidade com as regras do nosso fórum. Aconselho vc a ler a página de regras para maiores detalhes.

Bem, o Ubuntu por default e questões de segurança não vem com o usuário root habilitado, ou seja, este usuário vem sem uma senha configurada, portanto talvez seja por isso que não esta conseguindo configurar sua impressora com esta senha.
Não uso o CUPS, então não sei bem qual é o problema, mais com relação a esta questão de senha, o Ubuntu usa o sudo para que o seu usuário tenha temporariamente poderes administrativos e possa configurar parâmetros do sistema.

Aconselho também vc se interar melhor sobre o Ubuntu lendo os links abaixo:

http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui
http://guia.ubuntubrasil.org/

T+
Arlei

AlexBR

Meu, o CUPS no Ubuntu é muito travado. Por padrão, só dá pra gerenciar as impressoras pelo ambiente gráfico. Quando, por exemplo, você tem um servidor apenas em modo texto e quer configurar o cups via www, é uma novela! Evidentemente, tem-se que editar o /etc/cups/cups.conf. Contudo, ainda não sei como fazer.

A solução que encontrei fui liberar tudo. Qualquer usuário pode mudar as configurações da impressora. :-(

<Location /admin>
#AuthType BasicDigest
AuthType None
#AuthClass Group
#AuthGroupName lpadmin

Order Deny,Allow
Allow From 127.0.0.1
Allow From 192.168.200.*
</Location>

Se alguém tiver uma solução melhor, por favor, nos ajude.

Akuhn

Citação de: AlexBR online 01 de Março de 2007, 20:03
Meu, o CUPS no Ubuntu é muito travado. Por padrão, só dá pra gerenciar as impressoras pelo ambiente gráfico. Quando, por exemplo, você tem um servidor apenas em modo texto e quer configurar o cups via www, é uma novela! Evidentemente, tem-se que editar o /etc/cups/cups.conf. Contudo, ainda não sei como fazer.

A solução que encontrei fui liberar tudo. Qualquer usuário pode mudar as configurações da impressora. :-(

<Location /admin>
#AuthType BasicDigest
AuthType None
#AuthClass Group
#AuthGroupName lpadmin

Order Deny,Allow
Allow From 127.0.0.1
Allow From 192.168.200.*
</Location>

Se alguém tiver uma solução melhor, por favor, nos ajude.

Por padrão a senha do root vem desabilitada, por isso que você não consegue realizar tarefas administrativas no cups via browser.
Tem que adicionar o grupo ou usuário cupsys ao grupo shadow, daí sim você consegue logar com seu próprio usuário no cups e realizar as tarefas administrativas.

Não lembro tópico e também não consegui encontrá-lo, mas eu já li a respeito disso nesse fórum.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

AlexBR

Pô, cara! Eu sei que a senha do root vem desabilitada. :) Não tentei me logar como root no cups. O que eu fiz foi algo parecido com o que você falou. Coloquei..

AuthClass Group
AuthGroupName lpadmin

E coloquei o login e senha de um usuário pertencente ao grupo lpadmin. Contudo, não funcionou. :-(

Akuhn

Já adicionou o cupsys ao grupo shadow?

Quando você fizer isso vai funcionar, estou falando poque tive esse problema e resolvi assim.

Boa sorte.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

celso182

Ola Caro Amigos!!

Ainda Nao Consegui Adionar impressoras via browser no cups.
Observei  os log de  "/var/log/cups/error_log"

E [02/Mar/2007:06:47:16 -0300] cupsdAuthorize: Local authentication certificate not found!
E [02/Mar/2007:06:47:21 -0300] cupsdAuthorize: Local authentication certificate not found!
E [02/Mar/2007:06:47:21 -0300] cupsdAuthorize: Local authentication certificate not found!
E [02/Mar/2007:06:47:24 -0300] cupsdAuthorize: Local authentication certificate not found!
E [02/Mar/2007:06:47:24 -0300] CUPS-Delete-Printer: Unauthorized

Acredito que seja alguma configuracao no "pam"

Nao vo Desistir até Achar A Solução Para Nós.

Obrigado

Akuhn

Veja se algum desses tópicos resolve:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7889.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9303.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=2723.0

Se nem assim não conseguirem, me desculpem, pois não posso fazer mais nada, boa sorte.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

AlexBR

Cara, coloquei meu cups.conf aqui. Eu consigo fazer tudo pela interface WWW. O único problema é que ele não pede senha. Aqui isso não é muito problema porque é uma rede caseira com apenas três micros.

Boa sorte!

#
#
#   Sample configuration file for the Common UNIX Printing System (CUPS)
#   scheduler.  See "man cupsd.conf" for a complete description of this
#   file.
#

BrowsePoll UbuntuServer:631

Port 631

BrowseAllow 192.168.200.*
BrowseDeny All

# Log general information in error_log - change "info" to "debug" for
# troubleshooting...
LogLevel warning

# Administrator user group...
SystemGroup lpadmin

# Only listen for connections from the local machine.
Listen localhost:631 192.168.200.1:631
Listen /var/run/cups/cups.sock

# Show shared printers on the local network.
Browsing Off
BrowseOrder allow,deny
BrowseAllow 192.168.200.*
#BrowseAllow @LOCAL
#BrowseAddress @LOCAL

# Default authentication type, when authentication is required...
DefaultAuthType Basic

# Restrict access to the server...
<Location />
  Order allow,deny
  Allow localhost
  Allow @LOCAL
#  Allow From 127.0.0.1 192.168.200.1 192.168.200.2
  Allow From 192.168.200.*
</Location>

# Restrict access to the admin pages...
#<Location /admin>
#  Order allow,deny
#  Allow localhost
#</Location>

# Restrict access to configuration files...
#<Location /admin/conf>
#  AuthType Basic
#  Require user @SYSTEM
#  Order allow,deny
#  Allow localhost
#</Location>

<Location /admin>
#AuthType BasicDigest
AuthType None
#AuthClass Group
#AuthGroupName lpadmin

Order Deny,Allow
Allow From 127.0.0.1
Allow From 192.168.200.*
</Location>

# Set the default printer/job policies...
<Policy default>
  # Job-related operations must be done by the owner or an adminstrator...
  <Limit Send-Document Send-URI Hold-Job Release-Job Restart-Job Purge-Jobs Set-Job-Attributes Create-Job-Subscription Renew-Subscription Cancel-Subscription Get-Notifications Reprocess-Job Cancel-Current-Job Suspend-Current-Job Resume-Job CUPS-Move-Job>
    Require user @OWNER @SYSTEM
    Order deny,allow
  </Limit>

# All administration operations require an adminstrator to authenticate...
  <Limit Pause-Printer Resume-Printer Set-Printer-Attributes Enable-Printer Disable-Printer Pause-Printer-After-Current-Job Hold-New-Jobs Release-Held-New-Jobs Deactivate-Printer Activate-Printer Restart-Printer Shutdown-Printer Startup-Printer Promote-Job Schedule-Job-After CUPS-Add-Printer CUPS-Delete-Printer CUPS-Add-Class CUPS-Delete-Class CUPS-Accept-Jobs CUPS-Reject-Jobs CUPS-Set-Default>
    AuthType Basic
    Require user @SYSTEM
    Order deny,allow
    #AuthType BasicDigest
    #AuthClass Group
    #AuthGroupName lpadmin

#Order Deny,Allow
    #Allow From 127.0.0.1
    #Allow From 192.168.200.*
  </Limit>

# Only the owner or an administrator can cancel or authenticate a job...
  <Limit Cancel-Job CUPS-Authenticate-Job>
    Require user @OWNER @SYSTEM
    Order deny,allow
  </Limit>

<Limit All>
    Order deny,allow
  </Limit>
</Policy>

#
#

galactus

Abusou da regra 7!

Citar7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopéicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.