Autor Tópico: Ferramenta de manutenção de HD  (Lida 8249 vezes)

Offline Nemesys

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Nemesys
    • Ver perfil
Ferramenta de manutenção de HD
« Online: 01 de MAR?O de 2007, 13:12 »
Olá, Ubuntólogos de plantão!

Eu cacei e pesquisei bastante antes de postar esta pergunta, mas não achei um tópico que me ajudasse; se já existe um tópico postado que possa me ajudar, me indiquem e por favor, desculpem minha redund}ancia.
Seguinte: eu tenho 3 HD instalados, 1 com Windows, 1 só com backups/músicas/vídeos/etc, e 1 HD com 2 partições, 1 com o Ubuntu e outra só para instalação de jogos (não são muitos, os HDs são de só de 20 Gb). Quando tento iniciar o CPU com o Windows dá aquela famosa tela azul q todos já tivemos o desprazer de ver um dia (calma gente, a dúvida não é sobre Windows, paciência que eu vou chegar lá!!  ;D) e esta tela sugere que eu utilize o CHKDSK (Scandisk) para verificação do disco.
Assim, eu só consigo utilizar o CPU através do Ubuntu (o q não é nada mau, lógico!). Eu poderia facilmente consertar isso rebootando o CPU com o CD do Windows e fazer a correção através da tela de recuperação, mas me ocorreu que um problema semelhante poderia ocorrer com o HD onde o Ubuntu está instalado, e a ferramenta de recuperação do Windows provavelmente não reparasse o problema, e blá blá blá. Enfim, sem mais delongas: qual o programa com as mesmas funcionalidades do Scandisk que eu poderia usar no Ubuntu? Eu gostaria de um programa que me permitisse reparar clusters, marcar badblocks, reparar a MBR (sei que o GRUB vai pro espaço), fazer exames de superfície e de dados do disco rígido, etc. Alguém pode me indicar um?
Desde já agradeço a todos que se dispuserem a disponibilizar alguma informação sobre o assunto.

Abraço a todos.
"Se você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que ninguém liga para você... atrase um pagamento!"

arlei

  • Visitante
Re: Ferramenta de manutenção de HD
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2007, 13:40 »
Existem os comandos fsck e badblocks.

fsck - Verifica e opcionalmente repara um ou mais sistemas de arquivos do Linux.
badblocks - Procura por blocos ruins em um dispositivo, no geral uma partição do disco.

Faça uma busca aqui no fórum que encontrará muitos tópicos sobre o assunto. Para maoires detalhes sobre os comando em um terminal digite o comando abaixo.

man comando

Substituindo comando pelo comando desejado, como por exemplo man fsck.

T+
Arlei

Offline Nemesys

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Nemesys
    • Ver perfil
Re: Ferramenta de manutenção de HD
« Resposta #2 Online: 06 de MAR?O de 2007, 15:13 »
É, eu li algo sobre p fsck mas não tinha certeza se servia mesmo ao propósito que eu queria.
Valeu Arlei, obrigado pela dica, pelo menos já tenho por onde e o quê começar a procurar.

Abraço!

Nemesys.

Citar
Se caminhar fizesse bem, o carteiro seria imortal.
"Se você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que ninguém liga para você... atrase um pagamento!"