Autor Tópico: APTonCD nos Repositórios Oficiais do Ubuntu  (Lida 2534 vezes)

Offline cypherbios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • Líder do Time de Documentação do Ubuntu-BR
    • Ver perfil
    • CypherBIOS.org
APTonCD nos Repositórios Oficiais do Ubuntu
« Online: 27 de Fevereiro de 2007, 10:43 »
Entrou hoje nos repositórios oficiais do Ubuntu Feisty Fawn o pacote do APTonCD !
A versão que entrou no repositório é um sync do svn da atual árvore de desenvolvimento (0.0.99+svn20070202), ou seja tem todos os recursos do 0.1beta, com muito mais recursos e muito menos bugs. Embora esta ainda não seja a versão final (0.1), programado para breve, por tanto bugs são esperados (e bem vindos quando reportados).

A documentação já está quase pronta (obrigado Rafael Sfair e jones victor), e pode ser acessada clicando em ‘Ajuda’ na interface do programa.
Esta inclusão foi o fruto de muitas horas dedicadas ao empacotamento do aptoncd para seguir as regras do debian-policy, mas é muito gratificante.

Se você estiver testando o Ubuntu Feisty Fawn (7.04), experimente instalar o aptoncd (apenas um ’sudo apt-get install aptoncd’) e reporte os bugs ou deixe suas sugestões, será de grande valor para um desenvolvimento acelerado da aplicação.

Durante a próxima semana estarei lançando um, provávelmente, RC com pacotes para as outras distribuições/versões (dapper edgy e etch) com os features equivalentes aos da versão nos repositórios do Feisty.
Próximos passos?

    * Finalizar o módulo de Download de Repositórios;
    * Integração com o Synaptic (já em ótimo progresso), Update Manager e Gnome App Install (aka ‘Adicionar/Remover Programas…’);
    * Redesenho da GUI;
    * Polimento, muito polimento e na seqüência: features, muitos features ;)
    * Incorporação oficial no Debian Lenny;
    * Inclusão do pacote no DVD oficial do Ubuntu (e consequentemente no componente main);
    * bem, por hoje paro por aqui, mas a lista de spec/TODO é bem maior ;)

Agradecimentos especiais a todos aqueles que contribuiram direta ou indiretamente, e especialmente ao ‘Pretto, The Serial Killer‘.

Por favor, testem, reportem, sugiram, interajam, critiquem (se preciso e construtivo for :).

Comentem sobre o programa no tópico oficial do APTonCD
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9742.0
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 11:00 por biocypherismo »
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: APTonCD nos Repositórios Oficiais do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 11:41 »
Fino de mais!! Uma coisa que ia ser legal era se eu pudesse escolher pelo aptoncd o pacote que quero descarregar pra incluir no CD, porque na versão que testei, eu tenho que instalar pra depois criar o CD. E muitas vezes eu não preciso instalar o pacote, quero só criar o CD pra um amigo meu. E também ia ser lega se fosse igual o CD de uma versão nova do Ubuntu que ao colocar na unidade, mostra uma janela perguntando se quero adicionar o CD aos Canais de Software.

No mais, parabéns! É show de mais!!
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline cypherbios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • Líder do Time de Documentação do Ubuntu-BR
    • Ver perfil
    • CypherBIOS.org
Re: APTonCD nos Repositórios Oficiais do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 14:03 »
Olá Jefferson,

Isto está planejado já, e está a caminho :)
Com a integração com o Synaptic, todo o gerenciamento ficará mais fácil, você poderá, por exemplo, inserir na mídia um pacote que nem mesmo está instalado, e todas suas dependencias. E tudo isto tanto diretamente pela interface do Synaptic quanto pela interface do APTonCD.

Obrigado,
Abraços!
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: APTonCD nos Repositórios Oficiais do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 15:58 »
Parabéns CypherBIOS, ótimo trabalho.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: APTonCD nos Repositórios Oficiais do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 16:25 »
Parabéns Rafael continue com o excelente trabalho a inclusão nos repositórios é só a ponta do Iceberg.
Aproveitando gostaria de sugerir uma mudança na parte onde escolhemos pacotes extras localizados no disco local, atualmente tem que ir adicionando um por um. No meu caso que estou sem net em casa e trago pacotes via pen drive do trabalho iria ajudar se pudesse escolher vários ou por pasta me facilitaria a vida, fica ai a dica ;)
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline cypherbios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • Líder do Time de Documentação do Ubuntu-BR
    • Ver perfil
    • CypherBIOS.org
Re: APTonCD nos Repositórios Oficiais do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 16:31 »
Parabéns Rafael continue com o excelente trabalho a inclusão nos repositórios é só a ponta do Iceberg.
Aproveitando gostaria de sugerir uma mudança na parte onde escolhemos pacotes extras localizados no disco local, atualmente tem que ir adicionando um por um. No meu caso que estou sem net em casa e trago pacotes via pen drive do trabalho iria ajudar se pudesse escolher vários ou por pasta me facilitaria a vida, fica ai a dica ;)

Muito obrigado ninjitisu, pode ter certeza de que é só o começo mesmo :)

Quanto a inserir vários arquivos... isto já é possível há alguns meses (não no beta1) e o pacote no feisty já possui este recurso.
Para inserir vários pacotes de uma só vez, basta seleciona-los pressionando ctrl ou shift, assim como no nautilus. No entando os pacotes devem estar na mesma pasta para coloca-los de uma vez só. Ainda não é possível inserir vários pacotes recursivamente (dentro de subpastas).

Grato,
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

Offline raphabonelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: APTonCD nos Repositórios Oficiais do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 16:38 »
O AptonCD foi um achado, e utilizo-o com frequencia, mantendo um backup dos meus pacotes para caso de problemas. Além de facilitar a instalação do Ubuntu sempre que convenço algum amigo meu a testá-lo.

Parabéns mesmo.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: APTonCD nos Repositórios Oficiais do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 17:23 »
Parabéns Rafael continue com o excelente trabalho a inclusão nos repositórios é só a ponta do Iceberg.
Aproveitando gostaria de sugerir uma mudança na parte onde escolhemos pacotes extras localizados no disco local, atualmente tem que ir adicionando um por um. No meu caso que estou sem net em casa e trago pacotes via pen drive do trabalho iria ajudar se pudesse escolher vários ou por pasta me facilitaria a vida, fica ai a dica ;)

Muito obrigado ninjitisu, pode ter certeza de que é só o começo mesmo :)

Quanto a inserir vários arquivos... isto já é possível há alguns meses (não no beta1) e o pacote no feisty já possui este recurso.
Para inserir vários pacotes de uma só vez, basta seleciona-los pressionando ctrl ou shift, assim como no nautilus. No entando os pacotes devem estar na mesma pasta para coloca-los de uma vez só. Ainda não é possível inserir vários pacotes recursivamente (dentro de subpastas).

Grato,

Obrigado vou baixar o pacote atualizado então e se precisar de algum tipo de ajuda com o design pode me procurar ok
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui