ola!
oha eu descobri a umas 2 semanas e17, e mesmo que sinta a falta do systray, tentei voltar ao KDE e não consegui...
esta coisa de poder mudar de desktop com o rato, o facto de poder realmente por os "gadgets" por cima das janelas e assim optimisar toso o espaço é simplesmente genial, pelo menos para mim que basicamente so uso Gimp e Inkscape e por isso preciso mesmo de todo o espaço de trabalho disponivel.
Para as janelas minimizadas etc...
tens 2 coisas a ver:
1- com clic esquerdo no ambiente de trabalho, aparece-te um menu, onde escolhes as preferencias (não estou em casa agora, por isso não tenho certeza do nome exacto) e depois escolhes a parte que diz "modules". Aqui podes activar os modulos que queres, por exemlo a taskbar (para as janelas minimizadas) ou então a "ibox" que é similar mas sem o nome da aplicação e so um icone que salita.
Nota: aqui so activas os modulos, não é aqui que se escolhem.
2- no mesmo menu, desta vezes escolhes "shelves" que são os contentores on depois iras colocar os teu modulos ou gadgets, escolhes onde queres que fiquem o estilo e o seu conteudo...
espero que possa ajudar...
quelquer seja o caso, é um ambiente surpreendente onde ainda faltam umas coisas (o sistray sendo o principal) mas tem muitas coisas que são mesmo escelentes e que me fizeram sair do KDE depois de 4 anos...