ati radeon 9250 128MB +açelerador grafico

Iniciado por pauloplacas, 27 de Fevereiro de 2007, 10:45

tópico anterior - próximo tópico

pauloplacas

Pessoal sou um principiante em plataforma linux ubuntu "gnome" ,cansei do xp e inves de migrar para o vista deçidi optar pelo ubuntu ,porque casei dos preços exagerados da microsoft, "gatunos" rssssssss. :D

Meu problema é que eu não consigo instalar os drives da radeon 9250 nem activar o açelerador grafico para usar o 3d desktop ,para mostrar aos meus amigos que o flip 3d do vista é uma cagada comparado com o 3d desktop do ubuntu. ;D

Por favor eu li alguns topicos mas não consigo mesmo meter a funcionar o açelerador grafico ,e quando instalo o 3d desktop ,não encontro nenhum atalho para o painel de control dele.
Como sou iniciante ainda não sei quase nada de liga de comandos do linux.

Agradeçia vossa ajuda. :)

pauloplacas

falta-se este fiheiro ,a engrenagem anda aus pulos. :'(

paulo@a213-22-150-8:~$ glxgears
Xlib:  extension "XFree86-DRI" missing on display ":0.0".
X connection to :0.0 broken (explicit kill or server shutdown).
paulo@a213-22-150-8:~$

k7br

Salve!
Seja bem vindo !  ;D
da uma olhada aqui http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15359.0
e aqui http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu
qualquer duvida estamos aí , apesar de não usar  ATI
Boa sorte!  ;)

pauloplacas

obrigado ,vou dár uma olhada nesses topicos. ;)

pauloplacas

utilizei o envy .
com a opção 4 desinstalei os drive da ati ,reiniciei ,e com a opção 2 voltei a instalar os drives da ati.
De resto ele fez tudo sozinho só que voltou com uma resuloção muito pequena.

Utilizei o comando (sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg) e mudei para 1024x768  ;D

ficou uma maravilha ,mas mesmo assim não sei se tenho o açelerador activado ,porque corri um screensaver e ela estava aos pulos.
Agora vou efectuar os proximos passos ,isto está a dár goso ,o windows era muito monotomo ,já sabia tudo dele já não tinha graça nenhuma ,desde que chegamos ao ponto de modificar-mos o regedit ,já não temos mais nada para aprender.
Agora este está a dár muita pica ,até pareçe que é a primeira vez que estou a mexer num pc. ;D

Estou adorando ,proximo passo é minha pinnacle pctv 310i ::) ,outa que não funciona ainda e a minha logitech quick cam messenger. ;D

jib_junior

Paulo faça duas coisas:

No terminal digite

fglrxinfo

Se apareçer algo como Mesa 3D, então realmente não está ativada a aceleração.

Caso vc tenha feito tudo correto na instalação, quando vc reconfigorou o xorg pode ter mudado os drivers da placa, nesse caso digite

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Na parte de Section "Device", veja se o driver está ati, se estiver coloque fglrx, salve e reinicie o micro e veja se a aceleração voltou.
"Ubuntu" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é "humanidade para todos". Ubuntu também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".
Be free...

pauloplacas

apareçeu-me isto:

paulo@a213-22-150-8:~$ fglrxinfo
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: RADEON 9200 Series DDR Generic
OpenGL version string: 1.3.1091 (X4.3.0-8.28.8)

paulo@a213-22-150-8:~$

até já tenho o beryl aqui só que acho que não está funcionando ,ou então sou eu que não sei os atalhos ainda. ;D
Gostava de saber é como é que posso passar a imagem do pc para a tv sem que fique a preto e branco e sem que encolha a resuloção das 2 saidas graficas (monitor+tv).
Já agora ,tenho bué de filmes com legendas á parte ,estou usando o vcl mas ele está comendo mais de metade das legendas.
O que faço? ::)

jib_junior

Bom sua aceleração 3D está ativada sim, se por algum motivo as aplicalções 3D estiverem lentas pode ser culpa da placa em si.
"Ubuntu" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é "humanidade para todos". Ubuntu também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".
Be free...