Autor Tópico: vpn-client no Ubuntu Feisty  (Lida 5757 vezes)

Offline fmatt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
vpn-client no Ubuntu Feisty
« Online: 15 de Setembro de 2007, 15:44 »
Pessoal, seguem algumas dicas para instalar o vpn client no Ubuntu Feisty.

a) Se você dispõe de outra conexão à Internet (wi-fi ou discada por exemplo) no Ubuntu:

O vpn-client está disponível no pacote vpnc, que pode ser instalado:

1 - Pelo gerenciador de pacotes (Synaptic) bastando procurar o pacote, marcar para instalação e instalar;

2 - No terminal, digite apt-get install vpnc.

b) Se você não dispõe de outra conexão à Internet no computador com o Ubuntu, é necessário utilizar uma outra conexão para fazer o download de dois arquivos e depois utilizar um cd ou pendrive para transferi-los pro Ubuntu.

1) Faça o download do pacote vpn-client aqui.

2) Faça o download do patch aqui.

3) Copie o vpnclient-linux-4.8.00.0490-k9.tar.gz para um diretório temporariamente (por exemplo, /home)

4) Dentro desse diretório, de um terminal, descompacte o pacote usando:

Código: [Selecionar]
$ sudo tar xzf vpnclient-linux-4.8.00.0490-k9.tar.gz
Que vai criar um subdiretório vpnclient. Copie para este diretório o arquivo vpnclient-linux-2.6.22.diff e altere suas permissões, usando, de dentro do subdiretório vpnclient:

Código: [Selecionar]
$ sudo chmod u+x vpnclient-linux-2.6.22.diff
5) Feito isto, aplique o patch utilizando:

Código: [Selecionar]
$ sudo patch < vpnclient-linux-2.6.22.diff
6) Então, instale:

Código: [Selecionar]
$ sudo ./vpn_install
7) Copie o arquivo de configuração da sua rede (por exemplo, meu_arquivo.pcf) para o diretório /etc/opt/cisco-vpnclient/Profiles/.

Se tudo correu bem até aqui significa que o sistema vpn_client foi instalado com sucesso. Para se conectar à Internet, inicialize o sistema usando:

Código: [Selecionar]
$ sudo /etc/init.d/vpnclient_init start
E carregue sua configurção usando (substituir meu_arquivo pelo seu arquivo de configuração):

Código: [Selecionar]
$ sudo vpnclient connect meu_arquivo
Há ainda um tutorial bem explicativo sobre este assunto em http://www.longren.org/2007/05/17/how-to-cisco-vpn-client-on-ubuntu-704-feisty-fawn/

É isso aí! Espero que ajude!
« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 18:55 por fmatt »
--
In the beginning, God created man.