Autor Tópico: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!  (Lida 106639 vezes)

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #75 Online: 03 de MAR?O de 2007, 21:58 »
nq6, Estou usando o Opensuse 10.2 (estou escrevend oeste post dele) e achei o sistema muito bom. Gostei da parte de personzaliar os aplicativos a virem instalados. Deixei o Zenworks e não achei que o sistema tenha ficado mais pesado por isso. Usando o Gonome 2.16 achei o sistema bastante leve. Estou com 170 MB de merória em uso, com firefox, banshee duas janelas do nautilis e monitor de sistema do gnome abertos. Dá até para rodas o openoffice, mas instalei o gnumeric e o abiword tambem. O sistema tem tudo o que eu preciso, so estou seguindo aquele tutorial para instalar o driver de video e o suporte a DVD, ja que o resto ja tem com o DVD do sistema. Realmente o Yast e o Menu são os grandes diferenciais desta distro. So precisei ir para o terminal uma vez para configurar corretamente minha conexão (comando ifup dsl0). O resto tá otimo.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline joao.zanella

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
« Resposta #76 Online: 03 de MAR?O de 2007, 22:07 »
Não queria testar o OpenSUSE, mas como o pessoal aqui do Ubuntu Brasil incentivou bastante, baixei os CD's e instalei! Galera, estou de queixo caído! Sério mesmo!

Para vocês terem uma idéia, com dois cliques no mouse ativei o suporte XGL. Agora estou com as janelinhas balançando no Linux!!! Muito massa!!!!!! Nunca tinha conseguido configurar isso no Ubuntu!

Não irei abandonar o Ubuntu, pois tenho uma relação muito forte com a ideologia. Mas é difícil de afirmar isso, mas o OpenSUSE dá uma baile no que se refere a praticidade.

Mas isso é um incentivo! Vamos lá pessoal! Vamos trabalhar!!!! Quero que o Ubuntu também tenha estes diferencias!!!!

Prá quê instalar o Vista se tudo o que queremos tem no Linux???
O conhecimento amplia a vida.

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
« Resposta #77 Online: 03 de MAR?O de 2007, 22:10 »
nq6, Estou usando o Opensuse 10.2 (estou escrevend oeste post dele) e achei o sistema muito bom. Gostei da parte de personzaliar os aplicativos a virem instalados. Deixei o Zenworks e não achei que o sistema tenha ficado mais pesado por isso. Usando o Gonome 2.16 achei o sistema bastante leve. Estou com 170 MB de merória em uso, com firefox, banshee duas janelas do nautilis e monitor de sistema do gnome abertos. Dá até para rodas o openoffice, mas instalei o gnumeric e o abiword tambem. O sistema tem tudo o que eu preciso, so estou seguindo aquele tutorial para instalar o driver de video e o suporte a DVD, ja que o resto ja tem com o DVD do sistema. Realmente o Yast e o Menu são os grandes diferenciais desta distro. So precisei ir para o terminal uma vez para configurar corretamente minha conexão (comando ifup dsl0). O resto tá otimo.

Parabéns, viu como ele é leve. Que bom que temos essa opção.
Fico feliz que deu tudo certo.
Ok,

Um abraço,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
« Resposta #78 Online: 03 de MAR?O de 2007, 22:15 »
Não queria testar o OpenSUSE, mas como o pessoal aqui do Ubuntu Brasil incentivou bastante, baixei os CD's e instalei! Galera, estou de queixo caído! Sério mesmo!

Para vocês terem uma idéia, com dois cliques no mouse ativei o suporte XGL. Agora estou com as janelinhas balançando no Linux!!! Muito massa!!!!!! Nunca tinha conseguido configurar isso no Ubuntu!

Não irei abandonar o Ubuntu, pois tenho uma relação muito forte com a ideologia. Mas é difícil de afirmar isso, mas o OpenSUSE dá uma baile no que se refere a praticidade.

Mas isso é um incentivo! Vamos lá pessoal! Vamos trabalhar!!!! Quero que o Ubuntu também tenha estes diferencias!!!!

Parabéns amigo, tenho certeza que o Ubuntu vai chegar nesse nível de facilidade. Que bom que deu tudo certo. Mais não entendo por que não baixou o DVD ao invés de 5 CDs. Mais tudo bem. Veja esse meu post "http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=16891.0" , o ubuntu já tá começando a inserir algumas facilidades.

Ok,

Um abraço,
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline coyoterj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
« Resposta #79 Online: 04 de MAR?O de 2007, 21:54 »
Onde foi que eu errei....

Hoje aproveitei o domingão para dar uma geral na máquina. Comecei atualizando meu ubuntu para o 6.10, que instalou perfeito e rápido.
Depois parti para o Open Suse que baixei o DVD.
No particionamento ele sugeriu formatar a partição do Ubuntu, o que eu desmarquei. Ao reiniciar, só aparece no menu de boot a opção do Open Suse e do Windows.
Durante a instalação deu alguns erros de pacotes rpm mas eu ignorei e ele continuou. Agora está atualizando o sistema (estou em outra máquina).

Então se pudessem me ajudar, na hora que entrar no particionador (acho que vou ter que reinstalar o Ubuntu), como faço para ter o Ubuntu, OpenSuse e Windows, considerando o particionamento abaixo: (quero aproveitar o swap e o home para os 2 e como deve ser o ponto de montagem ?
Devo ter feito alguma bobagem e o Open Suse usou a partição do Ubuntu. :-[

hda1     16.1 GB      NTFS            /media/hda1      WinXp
hda5       1.0 GB      SWAP           /swap
hda6     15.0 GB      FAT32           /media/hda6
hda7     10.0 GB      REISERFS       /                     Ubuntu 6.10
hda8     10.0 GB      aqui eu não tinha formatado pensando em instalar o OpenSuse, mas não deu certo
hda9     27.9 GB       REISERFS      /HOME           

Enfim, como configurar essa encrenca ?

Grato e em breve posto minhas impressões.

Abraços
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2007, 22:03 por coyoterj »
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline joao.zanella

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
« Resposta #80 Online: 05 de MAR?O de 2007, 13:47 »

Parabéns amigo, tenho certeza que o Ubuntu vai chegar nesse nível de facilidade. Que bom que deu tudo certo. Mais não entendo por que não baixou o DVD ao invés de 5 CDs. Mais tudo bem. Veja esse meu post "http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=16891.0" , o ubuntu já tá começando a inserir algumas facilidades.

Ok,

Um abraço,

Não baixei em DVD porque não tenho gravador de DVD. Porém, isso será adquirindo logo, logo... ehehehe

Ah! Coloquei alguns arquivos no "/home" do OpenSUSE, fui no gerenciador de partições e mudei a partição "/home" do Ubuntu para ser o "/home" do OpenSUSE também (tipo, compartilhei as duas).

Notei que os arquivos de configuração do usuário que estavam no diretório "/home" do OpenSUSE anterior SUMIRAM!!!! Você sabe como retorno??? Será que mudar o arquivo "/etc/fstab" do OpenSUSE e remover a linha de montagem da partição do Ubuntu resolverá o problema???????
O conhecimento amplia a vida.

Offline coyoterj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
« Resposta #81 Online: 05 de MAR?O de 2007, 13:48 »
Fazendo mais uma justiça:

O suporte do susePT foi super amistoso e me recebeu muito bem, assim como o do BR. Houve um problema que meu registro sumiu e daí eu achar que eles me deixaram "falando sozinho"  ;D
Portanto, está feita minha correção.

Em tempo, faltou o link para o susePT:

http://www.susept.com/forum/index.php

Abraços

Com relação ao suporte, só para não ser injusto: O suseBR eu obtive ajuda rápida, já o susePT nada...  :(
Abraços e obrigado!
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2007, 17:01 por coyoterj »
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram

Offline Leonardo C

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #82 Online: 05 de MAR?O de 2007, 17:39 »
Assim q eu trocar de maquina eu vou testar.
To na mesma enrascada do amigo samuel, com 256 de ram (rambus) e ai seria obrigado a comprar 2 pentes (pois essa droga soh funciona em paridade e ainda por cima é uma facada).

Naum troco meu ubuntu por nada, alias ate troco mais naum por nada da novell.
Mais depois de tantos comentarios positivos fiquei curioso.  :o

Flws...

Offline Magneto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #83 Online: 05 de MAR?O de 2007, 17:48 »
Fazendo mais uma justiça:

O suporte do susePT foi super amistoso e me recebeu muito bem, assim como o do BR. Houve um problema que meu registro sumiu e daí eu achar que eles me deixaram "falando sozinho"  ;D
Portanto, está feita minha correção.

Em tempo, faltou o link para o susePT:

http://www.susept.com/forum/index.php

Abraços

Com relação ao suporte, só para não ser injusto: O suseBR eu obtive ajuda rápida, já o susePT nada...  :(
Abraços e obrigado!

Deu sorte, dependendo de quem responder suas dúvidas no fórum BR (prefiro o PT, são mais simpáticos), pois tem alguns que até a mãe dos outros entram na história.

Offline arqueiro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
« Resposta #84 Online: 05 de MAR?O de 2007, 22:36 »
Impressões do openSuse de um novato em Linux.
Pedi o openSuse (DVD) no Linuxmall.  O sistema chegou em dois dias.  Instalei o sistema juntamente com o Ubuntu e o s.o. "janelas" em minha máquina Pentium IV, 1,7Mhz e 512Mbytes de memória.  Até o momento pude fazer as seguintes observações:

1- a instalação mostra uma estrutura bastante organizada e profissional.  O tempo de instalação foi longo, creio que 50 minutos.
2- o boot é um pouco demorado, seguramente maior que o do Ubuntu.
3- o sistema é bem bonito e organizado.  O menu tem uma apresentação diferente e organizada.  No princípio estranhei, mas depois gostei.
4- o Xgl pode ser habilitado com poucos toques, pois já vem instalado.
5- muito pouca coisa foi necessária se fazer pela linha de comando.  Apenas habilitei uma outra partição de leitura no fstab.
6- por alguma razão que desconheço, os aplicativos parecem carregar mais rapidamente que no Ubuntu.
7- o YaST, programa de instalação, é realmente muito bom, organizado e profissional.  Através dele instalei até mesmo o Aixgl+Beryl.
8- o conjunto de aplicativos é grande e diversificado.

Conclusão
O openSUSE é um sistema bastante profissional e robusto.  Seguramente uma distro para ninguém botar defeito.  Seu profissionalismo se deve, provavelmente, por ser suportada pela Novell.  Sua comunidade, que tem a fama de não ser muito simpática, parece ter assimilado a própria sobriedade do sistema.  Não considero que isto venha a ser um pecado, pois com bom humor contornamos qualquer coisa. 
Creio que vale a pena ter o openSUSE e o Ubuntu.  O Ubuntu tem a grande vantagem de ter uma comunidade ativa e vasta documentação em português.  Além do mais sua regularidade no lançamento de novas versões aponta para um futuro de profissionalismo.  Não tenho dúvidas quanto a isto.

obs: segui o conselho de nq6 e instalei home diferente para as duas distros.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
« Resposta #85 Online: 06 de MAR?O de 2007, 12:04 »
Impressões do openSuse de um novato em Linux.
Pedi o openSuse (DVD) no Linuxmall.  O sistema chegou em dois dias.  Instalei o sistema juntamente com o Ubuntu e o s.o. "janelas" em minha máquina Pentium IV, 1,7Mhz e 512Mbytes de memória.  Até o momento pude fazer as seguintes observações:

1- a instalação mostra uma estrutura bastante organizada e profissional.  O tempo de instalação foi longo, creio que 50 minutos.
2- o boot é um pouco demorado, seguramente maior que o do Ubuntu.
3- o sistema é bem bonito e organizado.  O menu tem uma apresentação diferente e organizada.  No princípio estranhei, mas depois gostei.
4- o Xgl pode ser habilitado com poucos toques, pois já vem instalado.
5- muito pouca coisa foi necessária se fazer pela linha de comando.  Apenas habilitei uma outra partição de leitura no fstab.
6- por alguma razão que desconheço, os aplicativos parecem carregar mais rapidamente que no Ubuntu.
7- o YaST, programa de instalação, é realmente muito bom, organizado e profissional.  Através dele instalei até mesmo o Aixgl+Beryl.
8- o conjunto de aplicativos é grande e diversificado.

Conclusão
O openSUSE é um sistema bastante profissional e robusto.  Seguramente uma distro para ninguém botar defeito.  Seu profissionalismo se deve, provavelmente, por ser suportada pela Novell.  Sua comunidade, que tem a fama de não ser muito simpática, parece ter assimilado a própria sobriedade do sistema.  Não considero que isto venha a ser um pecado, pois com bom humor contornamos qualquer coisa. 
Creio que vale a pena ter o openSUSE e o Ubuntu.  O Ubuntu tem a grande vantagem de ter uma comunidade ativa e vasta documentação em português.  Além do mais sua regularidade no lançamento de novas versões aponta para um futuro de profissionalismo.  Não tenho dúvidas quanto a isto.

obs: segui o conselho de nq6 e instalei home diferente para as duas distros.

Parabéns amigo, que bom que deu tudo certo e que gostou do Open Suse, é por isso que eu gosto do Linux, temos opções.

Valeu pelo relato.
Um abraço.

Offline coyoterj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
« Resposta #86 Online: 06 de MAR?O de 2007, 14:02 »

Deu sorte, dependendo de quem responder suas dúvidas no fórum BR (prefiro o PT, são mais simpáticos), pois tem alguns que até a mãe dos outros entram na história.

Olá Agente Orange !

Infelizmente isso ocorre tanto no mundo virtual como no real não é mesmo ? Pessoas são pessoas... ;) Minha tática é ignorar respostas estúpidas ou grosseiras e nada melhor do que deixar um estúpido falando sozinho...  ;D
Uma vez num outro forum, quase me estressei com um usuário, mas mantive a calma e ignorei ele naquele momento. Hoje é um grande e verdadeiro amigo. Comentando o episódio com ele, descobri que tinha interpretado errado as palavras dele...  Coisas dessas letrinhas..

Abraços,

Offline coyoterj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
« Resposta #87 Online: 06 de MAR?O de 2007, 16:13 »
Após 2 dias usando o Open Suse, minhas considerações:

1) Instalação muito simples e eficiente;
2) A seção de partição dos discos extremamente eficaz, sugeriu um esquema satisfatório e sem danos ao win e ubuntu existente. Optando por personalizar o particionamento a rotina também é bastante simples e com avisos bem claros, quando há a possibilidade de perda de dados.
3) Não tive nenhum problema para funcionar minha conexão via router e a rede está disponível sem o menor problema.
4) Tv uol não entra, mesmo com o mplayer plugin instalado no Firefox. Ainda não fiz nenhum ajuste nos codecs, além dos que estão disponíveis nos repositórios oficiais.
5) Rádios que escuto, flash e java para banco estão perfeitos.
6) O boot é mais lento que o Ubuntu 6.06 (ainda não usei o 6.10)
7) Os programas abrem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais rápidos no Open Suse com Gnome.
8 ) Considerando o visual padrão, o Open Suse ganha disparado.
9) Estranhei um pouco o Yast, mas depois que a gente aprende a trabalhar com ele é uma ferramenta e tanto !
10) O que mais me impressionou foi a velocidade dos programas (abrir/trocar janelas/minimizar/fechar, etc) e da navegação no firefox principalmente com vários abertos.

Resumindo, são 2 distribuições de peso e dão um banho no win, seja a 'vista' ou a 'prazo'  ;D

Em termos gerais, até o momento eu sou mais o Open Suse, mas não abandono o Ubuntu (ainda...  ??? ). Mas veja bem, linux é isso, liberdade de opção, então o que é bom para mim, pode não ser para outros e vice-versa.

Valeu a dica nq6, e se continuar assim, vai ser difícil largar o Open Suse... ;D. Graças a ele tenho tido mais prazer em trabalhar...

Com relação ao suporte, não tenho tido nenhum problema com o susePT e suseBR, onde tenho encontrado a solução muitas vezes somente pesquisando no forum.

Abraços,

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
« Resposta #88 Online: 06 de MAR?O de 2007, 16:53 »

Valeu a dica nq6, e se continuar assim, vai ser difícil largar o Open Suse... ;D. Graças a ele tenho tido mais prazer em trabalhar...

É verdade, temos que ser justos e reconhecer que o Open Suse é a distro mais avançada do mundo Linux. Também espero que o Ubuntu chegue junto e faça o dever de casa com o Open Suse vem fazendo. Mais vai ser difícil a Canonical chegar junto a médio ou curto prazo, também devemos lembrar que os caras são igualmente ricos e tem um time de peso por trais.

Nesse exato momento o Open Suse 10.3 está em fase de testes, e muito provavelmente com mais soluções e facilidades. O projeto da Novell é muito ativo e bem orquestrado, devemos saber que ele evolui dia a dia, assim como o Ubuntu e que vai nos dar trabalho para supera-lo em termo de facilidade de uso e evolução. Outro ponto é o tempo de desenvolvimento que é muito maior que o Ubuntu.

Mais eu troço pelos dois, estão instalados aqui na minha maquina.

Esse tipo de coisa a Apple e a Microsoft não me proporciona. E por isso que eu gosto do Linux.

Ok, amigo,... Obrigado pelo relato, sucesso com o Open Suse.
Um abraço.

Offline Screwball

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Code Warrior
    • Ver perfil
« Resposta #89 Online: 06 de MAR?O de 2007, 20:14 »
Bom, depois de tanta propaganda, eu resolvi baixar e instalar também!  ;D

A instalação foi uma sopa, mesmo usando a mesma partição para /home do Suse e do Ubuntu.
Como o Ubuntu já usa o GNOME, optei pelo KDE no Suse.

Ainda não fiz os ajuste finos, como instalar os drivers da NVIDIA.

Assim que fizer mais uns testes, posto as minhas impressões aqui.
Mas até agora, eu tiro o chapéu para o Suse.
Excelente dica do nosso colega nq6!  ;)
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep