Após 2 dias usando o Open Suse, minhas considerações:
1) Instalação muito simples e eficiente;
2) A seção de partição dos discos extremamente eficaz, sugeriu um esquema satisfatório e sem danos ao win e ubuntu existente. Optando por personalizar o particionamento a rotina também é bastante simples e com avisos bem claros, quando há a possibilidade de perda de dados.
3) Não tive nenhum problema para funcionar minha conexão via router e a rede está disponível sem o menor problema.
4) Tv uol não entra, mesmo com o mplayer plugin instalado no Firefox. Ainda não fiz nenhum ajuste nos codecs, além dos que estão disponíveis nos repositórios oficiais.
5) Rádios que escuto, flash e java para banco estão perfeitos.
6) O boot é mais lento que o Ubuntu 6.06 (ainda não usei o 6.10)
7) Os programas abrem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais rápidos no Open Suse com Gnome.
8 ) Considerando o visual padrão, o Open Suse ganha disparado.
9) Estranhei um pouco o Yast, mas depois que a gente aprende a trabalhar com ele é uma ferramenta e tanto !
10) O que mais me impressionou foi a velocidade dos programas (abrir/trocar janelas/minimizar/fechar, etc) e da navegação no firefox principalmente com vários abertos.
Resumindo, são 2 distribuições de peso e dão um banho no win, seja a 'vista' ou a 'prazo'
Em termos gerais, até o momento eu sou mais o Open Suse, mas não abandono o Ubuntu (ainda...
). Mas veja bem, linux é isso, liberdade de opção, então o que é bom para mim, pode não ser para outros e vice-versa.
Valeu a dica nq6, e se continuar assim, vai ser difícil largar o Open Suse...
. Graças a ele tenho tido mais prazer em trabalhar...
Com relação ao suporte, não tenho tido nenhum problema com o susePT e suseBR, onde tenho encontrado a solução muitas vezes somente pesquisando no forum.
Abraços,