Autor Tópico: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.  (Lida 3908 vezes)

Offline andre.rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
ae pessoal, nao sei se vcs entao sabendo, mas li agora essa noticia e achei bem interessante :)

Citar
Enquanto Microsoft com o Vista e a Apple com o Mac OS X travam uma disputa paralela ao sistema operacional para ver quem colocar no mercado a interface gráfica mais avançada, o software livre, como quem não quer nada, mostra sua cara.

O sistema operacional livre Ubuntu com tela touchscreen ( aeee!! :D ) (sensível ao toque) e interface gráfica XGL literalmente deixa as duas fabricantes para trás. Não que represente qualquer ameaça a Bill Gates e Steve Jobs, pois qualquer software livre ainda está muito longe de ganhar a preferência dos consumidores e ainda ficarão por muitos anos restritos às comunidades.

O mais interessante de tudo é que não é necessário uma super máquina para rodar tanto efeito gráfico: Pentium4 3.0GHz, 512 MB de memória RAM, uma boa placa de vídeo e monitor sensível ao toque são suficientes. Confira no vídeo acima essa revolucionária interface gráfica e fique certo de uma coisa: Gates e Jobs estão de olho e não é descartável a idéia de que a próxima versão do Windows ou Mac OS incorpore algo parecido.

Fonte: http://voit.uol.com.br/adCmsDocumentoShow.aspx?documento=1246&Area=950
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]


Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 11:21 »
Cara, realmente, o Beryl me surpreende mais pela leveza do que pela beleza. Apesar dele ser muito bonito. Pena que o Ubuntu ainda não tem interface 3D por padrão.

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 16:13 »
acho inutil interface 3d

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 16:55 »
Tem algumas firulas na interface 3D, mas tem alguns recursos interessantes e úteis, como a visualização das janelas minimizadas, área de trabalho em cubo, preview em tempo real de vídeos no alt tab, transparências ao arrastar a janela (pode ajudar no posicionamento) e poder "torce" a tela pra ver o que tem atrás dela. Eu mesmo aqui deixo baixando algumas coisas e quando quero ver como está, sem minimizar a janela, eu "dobro" ela para ver a janela que está atrás. Acho que o pessoal do Beryl tem mais que preocupar com essas funcionalidades e nem tato com efeitos só pra enfeitar o desktop.

Um exemplo de recurso útil também desses efeitos é o DBUS. Com ele habilitado, basta um script simples configurado no GAIM que faz um efeito de uma gota d'água em cima do ícone do GAIM na área de notificação do Gnome quando você recebe uma mensagem nova. Isso ajuda a chamar a atenção. Inclusive tem aqui no fórum um tópico ensinando a configurar.

Além disso, o vídeo citado acima, sobre o XGL em touchscreen, mostra que aquilo que é feito pelo iPhone da Apple não é algo de outro mundo e pode ser feito por qualquer outro fabricante de celular que utilize o Linux como sistema operacional do aparelho. Lógico que exige mais do processador e conseqüentemente consome mais bateria. Mas uma enxugada no sistema e kernel melhoram isto.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2007, 17:20 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 19:55 »
acho inutil interface 3d

Com certeza, alguém deve ter dito isso quando surgiram as primeiras interfaces gráficas. "Pra que isso? Consigo fazer tudo em modo texto. Não preciso dessas frescuras que exigem tanta memória e CPU!" Quer dizer... Daqui uns tempos até você estará no desktop 3D achando que tudo fica muito mais prático. :)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 21:36 »
acho inutil interface 3d

Com certeza, alguém deve ter dito isso quando surgiram as primeiras interfaces gráficas. "Pra que isso? Consigo fazer tudo em modo texto. Não preciso dessas frescuras que exigem tanta memória e CPU!" Quer dizer... Daqui uns tempos até você estará no desktop 3D achando que tudo fica muito mais prático. :)

Alguém aqui já assistiu ao Minority Report com o Tom Cruise?

Ainda vamos chegar naquela tela 3D que ele manipula com as mãos. Agora, temos que começar com alguma coisa não?  Concordo que muitos recursos hoje são comésticos, mas é daí que chegaremos a algo totalmente funcional para todos.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2007, 21:38 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rcarreiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 21:42 »
acho inutil interface 3d

Com certeza, alguém deve ter dito isso quando surgiram as primeiras interfaces gráficas. "Pra que isso? Consigo fazer tudo em modo texto. Não preciso dessas frescuras que exigem tanta memória e CPU!" Quer dizer... Daqui uns tempos até você estará no desktop 3D achando que tudo fica muito mais prático. :)

Alguém aqui já assistiu ao Minority Report com o Tom Cruise?

Ainda vamos chegar naquela tela 3D que ele manipula com as mãos. Agora, temos que começar com alguma coisa não?  Concordo que muitos recursos hoje são comésticos, mas é daí que chegaremos a algo totalmente funcional para todos.

Bem antes que imaginemos...

http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-02/#45e11d1a

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 01:42 »
acho inutil interface 3d

Com certeza, alguém deve ter dito isso quando surgiram as primeiras interfaces gráficas. "Pra que isso? Consigo fazer tudo em modo texto. Não preciso dessas frescuras que exigem tanta memória e CPU!" Quer dizer... Daqui uns tempos até você estará no desktop 3D achando que tudo fica muito mais prático. :)

Alguém aqui já assistiu ao Minority Report com o Tom Cruise?

Ainda vamos chegar naquela tela 3D que ele manipula com as mãos. Agora, temos que começar com alguma coisa não?  Concordo que muitos recursos hoje são comésticos, mas é daí que chegaremos a algo totalmente funcional para todos.

Bem antes que imaginemos...

http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-02/#45e11d1a

Abs

Mas este ainda não vale!  :P

Ele toca no monitor!  O do Minority Report nem toca!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 10:51 »
Porque todo mundo acha que para rodar desktop 3D no Linux precisa de Hardware robusto? Eu uso AIGLX com Beryl aqui no meu PC (olhem minha assinatura e vejam que minha máquina não é grandes coisas).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 19:24 »
A interface 3D do Linux não é esse peso todo. Como Samuel mostrou, no micro dele pode rodar. Eu já rodei em micros com a configuração parecido com a dele e funcionou beleza. Já rodei até numa Geforce onboard de 32MB. O Vista sim, detona de peso, mas o AIGLX e Beryl não são tão pesados. Na verdade o Beryl exige mais de placa de vídeo e memória. 512MB então são mais do que suficientes.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.
« Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 07:00 »
Esse aqui é um exemplo de recurso interessante e útil para a interface 3D
http://blog.beryl-project.org/?p=25

Facilita e muito o uso das áreas de trabalho virtual do Gnome.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com