Autor Tópico: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE  (Lida 5009 vezes)

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 22:09 »
nq6, onde é que se assina?

por isso q eu sou eh aloprado e quero um golpe militar... podemos não ter liberdade de expressão, mas pelo menos teriamos defensores da moral e da vergonha na cara... infelizmente no Brasil, a solução pra mudar esse país não é na base da democracia.

não existe revolução sem guilhotina... me diga um país que fez uma revolução séria, mas que não matou uns corruptos q estavam no poder?

e o q isso tem a ver com software? TUDO! Brasileiro tem q aprender a fazer o bem... e não é na democracia (leia-se: esperando a boa vontade das pessoas) que isso irá acontecer, eh na base da porrada.

me desculpem os administradores por ter falado de politica... mas foi necessario.
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #16 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 12:17 »
Esquerdistas ou Direitistas, leia um pouco mais sobre ditaduras, e consulte um psicólogo, você é um tanto contraditório, defendendo aqui o software livre e a forca lá fora.

É por isso que não se deve fazer comentários políticos aqui. Mesmo que alguém sempre respeite as regras não vai querer ficar quieto diante do seu comentário. Por mais que você sinta que tem direito à sua opinião e tem, muita gente vai se ofender de verdade. Sei que você é novo, é até melhor avisar, então acho que é melhor o bom senso imperar e, além de manter o tópico no assunto, retirar o comentário político.

Antes que desande o tópico...

Não adianta levantar os ânimos. Não adianta nada tomar qualquer medida mais dura antes de corrigir os erros mais simples. No entando a comunidade que não é boba nem nada já está se organizando em torno desse projeto.

http://www.suportelivre.org/

http://br-linux.org/linux/computador_para_todos_incentiva_a_pirataria

http://www.softwarelivre.org/

http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/20070201_03

Melhor que sair dando cacetada por aí!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #17 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 13:41 »
Volto a reiterar minha opinião, pois não trata-se de uma medida ditatória vinda dos xiitas de plantão, pois o usuário “comprador” teria a sua opção no momento da compra.  Agora eu pergunto a todos os que criticaram essa hipótese. Um computador para todos pode ser comprado em grandes redes de supermercado entre outros por R$ 800,00 sendo que só a pequena lista de programas piratas abaixo, custa mais de R$ 6.000,00.

R$ 799,00 - Windows XP Professional - “Temos o Ubuntu, que é melhor”
R$ 1.299,00 - Office Professional 2003 - “Temos o Open Office que não fica devendo nada”
R$ 2.052,00 - Adobe Photoshop Cs2 - “Temos o Gimp, que faz bem o seu dever de casa”
R$ 1.199,00 - Corel Draw X3 - “Temos o Inkscape e Xara Xl que não fazem feio”
R$ 399,00 - Nero 7 Ultra Edition - “Temos o K3b e o Gnomebaker, que grava tudo”
R$ 89,00 - Norton Anti - Vírus 2007 Symantec - “Pra que um antivírus?”
R$ 69,00 - Norton Antispam 2005 Full - “O Thunderbird  já tem!”
R$ 178,00 - Norton Internet Security 2007 + Norton Confidential “Navegar no Linux é bem mais seguro, pois os programas espiões são para Windows”
R$ 6.084,00 – Total

Pois bem amigo, como admitir em sã consciência tal coisa, que uma pessoa adquira um computador de R$ 800,00 e instale pelo menos R$ 6.000,00 de programas piratas, tendo uma opção livre e sem custos com uma qualidade similar ou em alguns casos melhor.

Se uma pessoa não tinha condições de comprar o computador antes do programa e agora tem, por que pensar que essa suposta liberdade seria benéfica, se já sabemos que uma pessoa que financiou R$ 800,00 em 24x nunca vai pagar os mesmos R$ 800,00 no sistema da Microsoft e muito menos R$ 1.300,00 numa suíte office.

Para mim isso é no mínimo utópico e fora da realidade. Então estamos optando pela liberdade de plataformas e pela liberdade de ser um contraventor, um sonegador e um criminoso adotando uma medida radical como essa "pirataria" frente as limitações econômicas. Se estivéssemos no Japão ou na Suécia talvez o discurso fosse outro, mais estamos no Brasil.

Dou minha cara a tapa se um consumidor do programa “computador para todos” iria adquirir essa pequena lista legalmente. Mais o problema e que no subconsciente temos essa mentalidade, e as vezes temos tudo isso em dual boot com o Ubuntu, e agimos como hipócritas frente a essa realidade nua e crua.

Saibam todos vocês que o que encorajam os fabricantes com a ATI e NVIDIA entre outros, a não suportarem oficialmente e com o devido respeito que merecemos é a pequena base de usuários do Linux Desktop que é de 0,5% na base mundial instalada. Esses 0,5% não são números referentes ao mercado de servidores ou corporativo e sim ao DESKTOP, usados em computadores domésticos.

As Softhouses e os fabricantes de hardware só vão dar vez ao Linux Desktop quando tivermos uma base de peso. E isso só vai acontecer a curto prazo com medidas extremas.

Então fica sonhando que a EA, vai lançar o CARBON logo depois que a ATI e a NVIDIA anunciar suporte maciço e oficial ao Linux "Que ao comprar a placa vai estar lá na caixinha impresso, Driver for Linux". Fica também sonhando em abrir uma gráfica rápida com Photoshop e Corel for Linux com todas aquelas maquinas da Xérox com drivers nativos.

Volto a repetir, pois os números para esses caras é o que importa, e mais nada. Base pequena, investimento mínimo ou zero, grande base de usuários, muito investimento.

Viemos num dilema, pois sem uma base grande não teremos isso, e com as limitações que temos hoje não teremos uma base boa.

Os fabricantes que se beneficiam hoje entregam as maquinas com o modem sem funcionar, com a placa de video desconfigurada, o gravador de cd não configurados com os programas e por ai vai. Se a Linux Bios fosse uma realidade eles não teriam opção, teriam que entregar o PC funcionado, se não teriam milhares de reclamação no procom na justiça etc...

E o que acontece? O usuário leigo chama o vizinho “que sabem mais um pouco”, e sabe o que ele faz? Fala que o Linux não presta, que é difícil que não dá suporte ao modem dele e taca o XP para dentro. Mais com a Linux Bios, esse vizinho diria "Rapaz, instala o Ubuntu, ele é muito bom, tem uma comunidade grande, solidária, atualizações de segurança quase que todos os dias! Sem contar que é a distro mais baixada do mundo! Ah! Deixa eu inatalar e você vai ver como é facil, ele reconhece tudo. Essa distro do fabricante é uma M.E.R.D.A. .... Usa o Ubuntu e depois me fala, ok?.

Lhe garanto que esse seria o dialogo e que o usuário ia ficar contente com o Ubuntu não com Windows.

Mais com 2 ou 3 meses de Linux Bios, ele teriam que entregar a maquina funcionando, pois não teria a opção do Windows e logicamente as distros iriam evoluir, e as que não evoluíssem seriam substituídas ou descontinuadas.

Como o programa almeja vender pelo menos 2 milhões de PCs do programa em 2007, a cada ano teríamos uma base de usuários aumentada nessas proporções, e em poucos anos 6, 7 milhões de computadores rodando Linux.

Ai você ia ver neguinho vendendo WEB CAN, SCANNER, MULTIFUNCIONAL, IMPRESSORAS, MAQUINA DIGITAL com suporte para Linux, pois ninguém iria querer perder essa fatia do bolo.

Pode ser um começo difícil, polemico, radical para alguns, mais na minha opinião o mais curto e o mais simples a curto prazo. Não podemos esperar 10 anos.

Se eu fosse o Ministro da Ciência e Tecnologia essa medida já estaria baixada no 1º ano do governo Lula,e sabe o que teríamos hoje? Pelo menos 4 MILHOES DE COMPUTADORES VENDIDOS NESSES ÚLTIMOS 5 ANOS. E no termino do Governo Lula se teria 12 MILHÕES ou mais de PC do programa vendidos e todos rodando Linux. E uma perspectiva ainda maior para os próximos.

Ai neguinho ia se rebolar para portar programas e dar suporte a hardware. Isso sem contar que essa gigantesca base ia trazer um amadurecimento sem precedentes ao Linux Desktop, com uma ou duas distros nacionais super evoluídas. Seriamos a capital do Software Livre, no campo do desktop. Acreditem, com uma base de usuários dessas, os problemas são resolvidos, as soluções aparecem e todo o cenário que hoje visualizamos como adverso na verdade será favorável.

É só.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline juliocesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • www.tecnocracia.eti.br
    • Ver perfil
    • http://tecnocracia.eti.br
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #18 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 17:40 »
Salve Nq6!

Com relação aos números que você citou eu concordo que a pirataria encobre uma realidade que faria medo a qualquer usuário domestico. Concordo também que o Ubuntu é superior ao Windows e que a adoção em massa do Linux influenciaria a onda de renovação tecnologica nesta direção.

O que eu acho que falta na sua nalise é um estudo aprofundado com fontes, números e referencias capazes de convenser que uma medida limitatoria possa " obrigar" o linux a fazer parte dos Desktops. Não falo de números comparativos entre preço e experiencias particulares. Se fossem medir meu aproveitamento com o Linux e a satisfação, eu teria mudado o mundo em segundos.

A comunidade como conhecemos, o suporte da mesma e o acesso a informação é um principio bem estabelecido em uma cultura cuja educação valoriza o estudo. O computador para todos é entrega a uma classe social onde ler é um beneficio relegado a ultima estancia. Infelismente o consumirod do computador para todos (a maioria, mas não todos) somente querem ligar, jogar, navegar e ter certeza que com ele poderá melhorar a sua vida. Inclusive conseguir um bom emprego. Só que o vizinho já disse: barato é coisa que estraga. Linux é coisa que não se usa em empresas. Pela cultura, pelo receio e por falta de esclarecimento o medo leva a troca.

Não fiquem iludidos, ler na internet é algo raro na Brasil. A não ser é claro se for fuxico.

O Brasileiro já esta acostumado com seus produtos populares. E o software pirata é mais bem visto do que o gratis. Pq? Pq falata esclarecimento, falta discussão na escola, no centro comunitario e nas proprias revistas de acesso de massa. A novela precisa mostrar o linux para que o povo possa acreditar.

Olhando agora o fator empressarial. A nova onda tecnologia exige investimentos. Muitas empresas para reduzirem investimento estão se associando para produzir um produtor maior, barato e dominante que impeça perdas em novos investimentos. Tratar o linux como uma nova fonte de ganhos é investir no escuro e como já foi feito no passado, somente será levada em conta quando os números forem extremamente significatios e não houver como negociar entre si. Não se enganem, o mundo corporativo valoriza lucro, ROI e emprentimento de retorno sobre o risco. Não tem nada de suporte a comunidade. Não por enquanto.

O Linux deve estabelecer um caminho e deixar que o padrão aberto cresça como fez nos protocolos livres (TCP/IP) ou na arquitetura (Von Neuman) o que com o tempo provou ser inevitavel. Além de ser livre tem que ter qualidade superior e providenciar um acordo facil de investimento, técnicos com vantagens de contratação e manifestações de publicidade favoraveis.

Trancar o linux em uma caixa e oferece-la barata pode provocar uma reação negativa tão grande que o projeto pode fechar. Provar com o esforços reais e com a liberdade é estabelecer um resultado significativo. É como já fizeram na India com Ghandi, não foi preciso armar-se e sim demonstrar a paz que muda.

O Linux é um investimento novo e que com sua noidade existem um mercado de render maiores frutos, não provendo uma copia, mas caracterizando um aprofundamento dos valores tecnologicos e capacidade de manter maiores versões em menor tempod e desenvolvimento. Produzindo algo universal em vez de regional. Dando LIBERDADE em vez de aprisionamento.

Nenhuma liberdade pode ser oferecida pela metade. Ou temos 100% ou não temos nada.

Todo estudo deve ser feito com referencias maiores, culturais e estrategicas de modo a gerar um fator de analise na comunidade, na empresa e no Governo.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2007, 17:43 por juliocesar »
Júlio César
Gestão e Governança de TI
www.tecnocracia.eti.br

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #19 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:32 »
Eu acho muito engraçado quando as pessoas defendem a liberdade, querendo limitar as opções dos outros. Deixem as pessoas instalarem o SO que preferirem.

Apesar de a canonical está fazendo um ótimo trabalho c/ o unbuntu, o linux em geral ainda é  complicado  p/ o usuário leigo.  Eu me considero um. imagina quem sabe só o básico?

Eu mesmo levei muuuuuuito tempo pra migrar p/ linux, eu pensava: vou ter que recomeçar do zero c/ poucas chances de adaptação, será que eu vou conseguir?.

E mesmo hoje eu desconheço outro usuário de linux na minha cidade. Apesar de eu "tentar" mostrar o SO do pinguim e suas inúmeras vantagens p/ todos meus amigos, eles nem deram bola. O PC pra eles nada mais é do que um super video-game. Agora quero + que se dan*#$ todos eles c/ seu windose.  :P

A verdade é que linux ainda é um sistema usado só pela elite. Pessoas que tem necessidade de aprender e evoluir  independente de qualquer dificuldade.

E quando/se o linux alavancar p/ os desktops em 30% ou 40%, automaticamente vai se tornar alvo de vírus, spyware, malware, trojans, etc... . Prefiro que continue como está.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2007, 13:42 por raz0r »
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 13:02 »
Como eu disse, ninguém reclama que foi obrigado a usar o MacOS porque comprou um Mac, porque ele fez a escolha dele no momento da compra. Se a atual política permanecer o governo estará dando incentivo fiscal à Microsoft e à Pitataria Corp. Claro que todas as outras medidas deveriam ser tomadas, como foi dito.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #21 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 13:20 »
Como eu disse, ninguém reclama que foi obrigado a usar o MacOS porque comprou um Mac, porque ele fez a escolha dele no momento da compra. Se a atual política permanecer o governo estará dando incentivo fiscal à Microsoft e à Pitataria Corp. Claro que todas as outras medidas deveriam ser tomadas, como foi dito.

Parabéns, esse é o espírito... Gostaria de ressaltar que a Microsoft não ganha dinheiro com usuários e sim com governos e grandes empresas. Pitataria Corp. é o baço mais amplo da Microsoft, pois ela é quem dá a grande gama de usuários a não necessidade de treinamento prévio dentro do governo e das grandes empresas. Desse modo para a divisão mais importante da Microsoft a Pitataria Corp. é importante essa grande base de usuários se adaptando. Dos 95% de usuários dos desktop Windows quantos % são originais.

Raz0r, juliocesar, gabriel0085, biohazard, cadiles, rodox12, se fosse impossível piratear o Windows a Microsoft estava morta. E teríamos o Linux nos 95% dos desktops de pessoas comuns.  Você pagaria R$ 2.100 no Windows + Office ? ???

Claro que não, pois nesse cenário hipotético ninguém em sã consciência faria isso, só os ricos, magnatas e abastados.  Eu mesmo não pagaria, e olha que o Vista pede 2Gb + 256 3d para rodar solto. Vamos acabar com a hipocrisia e admitir que é Pitataria Corp. que sustenta a Microsoft, e pontom final.


Nesse cenário hipotético citado acima a escolha seria Ubuntu + Open Office .... com a  Canonical Ltd. mandando o cd de graça para sua casa..... As empresas e governos pelo mundo já estão deixando o Windows de lado e adotando o Linux.

Ok,



PS: Com esse valor de R$ 2.100 necessários para comprar o Windows e Office dá para comprar um Notebook, Só isso. Como diria a turma do Chaves "Não me venha com Xurumelas"


- R$ 2.260,00
http://www.tray2.com.br/loja/produto-43489-1175-NOTEBOOK_ACER_AS36902839_CEL_M_16Ghz_512Mb_HD_120Gb_DVDRW_Tela_54_c_Camera
NOTEBOOK ACER AS3690-2839 CEL M 1.6Ghz, 512Mb, HD 120Gb, DVD-RW, Tela 15.4 c/ Câmera



Pelo amor de Deus, eu vou deixar de comprar um notebook para ajudar til Bill a ficar mais bilionário. Me deixe viu....Ah... E o notebook vem com Linux....

Um abraço,
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2007, 19:49 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:58 »
Caramba... e eu que achava que era apaixonado! hahaha

Offline juliocesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • www.tecnocracia.eti.br
    • Ver perfil
    • http://tecnocracia.eti.br
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #23 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 09:24 »
Salve nq6!

O nosso amigo raz0r deu uma visão que compartilho, o linux ainda esta para a elite no sentido que o seu uso requer desejo de conhecimento e costume de pesquisa. A classe media baixa não tem a cultura o estudo desenvolvidos, por faltas cometidas ao longo de inúmeros governos.

Um povo educado, consciente e uma empresa que realmente invista na não pirataria (o que não ocorre com a Microsoft) já seriam suficiente para o linux despertar de vez. Mas veja que existe um movimento crescendo. Em momentos como os atuais devemos tomar cuidado com os novos movimentos no tabuleiro que é o eterno jogo entre capital-sociedade-tecnologia.

A sua discussão esta perdendo foco, nq6, uma vez que concordamos que a pirataria é um mal e que cabe ao desenvolvedor combate-la em conjunto com as autoridades. Ao usuário cabe um discernimento no uso e no controle do famoso jeitinho brasileiro.

Novamente acho que a sua visão deveria ser guiada para uma campanha em nome da valorização da qualidade ao adquirir softwares legalizados e que a base de toda a evolução (Matemática, ciências, Sistema Operacional) deve ser livre para gerar um povo consciente e capaz de provocar modificações no meio ambiente de forma consciente de produtiva.

Desta forma números podem se tornar realidades. Mas lembre-se de compatibilidade, TCO sobre propriedade adquirida pela empresa e produtividade do servidor. Também são ferramentas para que CIOs e CEOs possam investir em evolução na base da TI.
Júlio César
Gestão e Governança de TI
www.tecnocracia.eti.br