Autor Tópico: problema com HD  (Lida 3943 vezes)

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
problema com HD
« Online: 21 de Fevereiro de 2007, 17:39 »
Olá Pessoal, resolvi me aventurar com o Ubuntu, pra isso utilizei um Pentium 3 550 com 40 gigas de HD e 320 de memoria.

Meu objetivo é instalar um servidor web e ftp aqui em casa pra teste, e depois colocar na empresa.

Sou usuário de MAC OS X, e muito abituado com tela grafica, e estou me aventurando na linhas de comando agora..

Instalei primeiro a versao 6.06, pra ver como é... dai resolvi colocar a versão servidor pra ver se ficava mais leve, mas descobri que nao tem ambiente grafico, tentei usar só linha de comando, mas não teve jeito...

Então resolvi voltar a versão desktop, mas agora instalei a versão 6.10, e em todas as instalações, mandei apagar o HD do zero..

Então, nesta última instalação tudo foi ok, ai começei a instalar algumas coisas, como o samba... resolvi desligar a maquina, pois ia precisar sair, e quando tava desligando ela travou na tela final, dai desliguei no botão do power mesmo.

Quanto reiniciei o computador, começou dando mensagem que a unidade master falhou... ou seja, não tava mais entrando no HD, mas ele aparece no setup da maquina.

Iniciei ela pelo CD LIVE de novo e resolvi instalar tudo de novo, mas agora quando chega na parte da partição, ele diz que meu HD só tem 22 gigas

O que faço? perdi o resto da partição? esse HD já era?
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: problema com HD
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:45 »
Se entendi bem ele carrega o sistema mais para na linha de comando ?? se for isso tente o seguinte comando, na hora que ele parar na linha de comando digite isso

Código: [Selecionar]
fsck

Isso seria como o scandisk do windows então ele vai scanear seu hd por erros e tentar resolver, ele te fara uma perguntas vc le responde ok, depois disso reincie seu pc e veja se voltou ao normal t++

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: problema com HD
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 19:58 »
Opa Diego,

Eu estava respondendo pra você aqui, quando fiquei na duvida de uma mensagem de erro, e resolvi ligar o PC (ele estava desligado desde que apresentou o problema) e imagine? simplesmente passou... o sistema inicializou e vou ver o espaço do HD e tava tudo ok...

Computadores, vai entender?!?!!? rs

Obrigado pela atenção.
Abraço
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: problema com HD
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 20:02 »
Hahaha pode cre, quem entende eles hahaha mais que bom que seu problema foi resolvido por um espirito ou sei la o que, hahahaha brincadeiras a parte fico feliz de seu problema ter sido resolvido qualquer duvida posta ai ok t++

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: problema com HD
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 10:34 »
é, alegria de pobre dura pouco.

Consegui bootar pelo CD, formatei e instalei tudo de novo, reavendo toda a capacidade do HD.
Dai fiz o upgrade do ubuntu, no meio do upgrade, aparentemente ele travou, apertei o reset, e voltou a frase:

Primary master hard disk fail, parece que esse HD já era mesmo.

:(
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

arlei

  • Visitante
Re: problema com HD
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 13:14 »
Amigo,

isso não necessariamente indica que seu HD esta bixado, então abra seu micro e da uma conferida no cabo do mesmo, pois ja tive problemas semelhantes que foi corrigido simplesmente tirando e novamente colocando de forma bem firme o cabo flat do HD.
Veja tbem se as configurações do disco (jumpers) e da BIOS estão corretas.

T+
Arlei

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: problema com HD
« Resposta #6 Online: 05 de MAR?O de 2007, 10:27 »
A coisa ta estranha, as vezes ele entra no Ubuntu, mas da um tempo (geralmente estou fazendo alguma atualização) e trava, quando reiniciou, a famosa mensagem:

Primary master hard disk fail

Desta vez, na inicialização dei um ESC e na tela dos Kernal escolhi a segunda opção. Ele entrou no ubuntu em modo texto (tipo terminal)

então dei um fsck, e veio isso:

fsck 1.39 (29-may-2006)
e2fsck 1.39
/dev/hda1 is mounted

WARRING!! RUNNING E2FSCK on a mounted filesystem may cause SEVERE filesystem damage.

Do you really want to continue (y/n) ?: 
.... | aqui eu coloquei y |.....

/dev/hda1: recovering journal
fsck.ext3: bad magic number in super-block while trying to re-open /dev/hda1
e2fsck: io manager magic bad!

Sou novato, e não entendi muito o resultado do FSCK, alguém pode ajudar?

[]s
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

arlei

  • Visitante
Re: problema com HD
« Resposta #7 Online: 05 de MAR?O de 2007, 10:51 »
Amigo,

a mensagem do sistema é bem clara, ou seja, vc esta sendo informado que a partição que vc quer checar com fsck esta montada, e isso não é nem um pouco aconselhável, pois pode danificar bastante seu sistema de arquivos.
Vc deve rodar este comando sempre em uma partição desmontada, então ao meu ver como parece que vc esta desejando checar seu sistema de arquivos onde esta instalado o Ubuntu, o melhor é vc bootar com um liveCD, desmontar esta partição se a mesma for automaticamente montada e então rodar o fsck pela linha de comando.

Se esta partição estiver montada, execute os comando abaixo não esquecendo que deve ter permissões de root.

Código: [Selecionar]
umount /dev/hda1
fsck.ext3 /dev/hda1

T+
Arlei


Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: problema com HD
« Resposta #8 Online: 06 de MAR?O de 2007, 13:15 »
Blz,

Olha so, fiz o seguinte, iniciei pelo LiveCD abri o terminal e ta ai as linhas:
Código: [Selecionar]
ubuntu@ubuntu:~$ sudo umount /dev/hda1
umount: /dev/hda1: não montado
ubuntu@ubuntu:~$ sudo fsck.ext3 /dev/hda1
e2fsck 1.39 (29-May-2006)
/dev/hda1: clean, 11/4889248 files, 198531/9773536 blocks
ubuntu@ubuntu:~$

esse foi o resultado, sera que esta ok
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

arlei

  • Visitante
Re: problema com HD
« Resposta #9 Online: 06 de MAR?O de 2007, 13:24 »
Sim,

aparentemente seu sistema de arquivos não esta corrompido. Se vc acha que esta com problema neste disco rode também o comando badblocks, que como o nome diz procura por blocos ruins em um dispositivo (no caso sua partição /dev/hda1) usando a sintaxe abaixo.

Código: [Selecionar]
sudo badblocks -n -v /dev/hda1
Neste tópico tem mais informação a respeito de outros parâmetros da sintaxe do comando.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10922.msg57789#msg57789

T+
Arlei