Idéia de como seria o Gnome 3.0

Iniciado por nq6, 19 de Fevereiro de 2007, 02:58

tópico anterior - próximo tópico

nq6

idéia de como seria o Gnome 3.0

Esse é uma tela conceito de como seria o Gnome 3.0, eu particularmente acho que seria uma mudança mais do que radical se realmente fosse aplicada, mais não deixa de ser uma boa idéia.



Página Oficial: http://live.gnome.org/ThreePointZero

Nova Organização dos menus:
Nesse site, http://browserbookapp.sourceforge.net/topaz/ podemos observar uma nova ideia de organização dos menus. Achei bastante interessante, muito intuitiva. Ouso dizer que deixa o Gnome ainda mais simples e objetivo do que é. O autor da idéia está ligado com o site oficial do Gnome descrito acima "ThreePointZero"Como a pagina dele descreve, ele traz novas idéias para a próxima versão do Gnome, ele descreve suas idéias como um "storyboard".

Se unimos essa idéia de organização de menus com o designer inovador do desktop acima, com o AIXGL Berly compiz, vamos ter uma coisa totalmente nova, diferente de tudo. Pois os críticos sempre falam que o desktop linux é uma cópia do Windows no caso do Kde e do Mac Os no caso do Gnome. Mais tudo isso não passa de um conceito, com esse tipo de divulgação, se percebe a receptividade dos usuários, e só é aproveitado aquilo que tem o mínimo de consenso. É só esperar para ver!

Screem menor:



Outras idéias conceito:
http://www.gnome-look.org/CONTENT/content-pre1/41658-1.png
http://www.gnome-look.org/CONTENT/content-pre1/42539-1.png
http://www.gnome-look.org/CONTENT/content-pre2/42539-2.png
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Kamei Hyoga


galactus

Eu gostei, mas o problema é que desses Mockups, no final das contas, pouca coisa se aproveita.  :-[

q6, tenha piedade do pessoal com conexão discada (e do servidor do Fórum) e tente usar Thumbnails ao invés da foto grande no Fórum.  ;)
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

JeffersonX

Realmente é muito show esse visual. Dá um ar de sistema muito moderno, mas sem abandonar a simplicidade. Ao menos é a impressão que me passa hehe

É como o Galactus disse, desses mockups sempre aproveita pouca coisa no fim. Mas acho que o visual pode mudar um pouco mais na versão 3.x, pois podemos ver isso do 1.x para o 2.x. Lembro que o gnome parecia muito com o KDE, com aquela barra de baixo e menu principal. Já a série 2.x faz lembrar um pouco mais o Mac. Achei muito melhor porque aproveita melhor a tela. As barras são finas e ocupam o mesmo ou até menos espaço que a antiga barra, divide melhor os itens, como relógio, notificações, menus, atalhos de início rápido, botão para exibir a área trabalho, lixeira, janelas minimizadas, áreas de trabalhos virtuais, etc. Acho que ficou muito bem dividido assim.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Lucas_Panurge

eu só gostaria de uma coisa: q o gnome fosse tão leve quanto um xfce

só isso
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

carlosfrancoba

se ficar parecido com isso vai ser lindíssimo! espero que não fique pesado, porque aí não valeria à pena!

nq6

#6
Um novo conceito de nova organização do menu do Gnome.

Outra coisa bastante interessante é a nova organização de menus, sugerida pelo idealizador do projeto Topaz, ele sugere um novo posicionamento dos menus, priorizando a abertura e criação de documentos por tipo. Deixando o menu do Gnome bem mais otimizado. Achei bastante simples, e gostei muito da solução que o idealizador propôs.

Na pratica ele remapeou o menu do Gnome, buscando uma produtividade maior. Acho que ficou muito intuitivo, e pode ser acrescentado ao menu como já conhecemos. Ele também busca um painel mais integrado com o Beagle.



Mais telas, informações: http://browserbookapp.sourceforge.net/topaz/

Eu acho que os conceitos dele podem ser interessantes, e ser casados tranqüilamente com o menu original do Gnome. Acho que ser simples e objetivo hoje é mais difícil, pois todos querem complicar a navegação num desktop. Um exemplo clássico é o Kurumin, é tanta coisa que o usuário fica perdido. Além do excesso temos duplicidade de programas, menus desnecessários, atalhos repetidos e por ai vai.

Acho que com essa conceito, somado ao que já conhecemos do Gnome, mais as inovações propostas por esse mockup acima casados com as inovações do desktop 3d, só podemos pensar que o futuro será bem promissor. Mais no final das contas, nenhuma dessas ideias serão aproveitadas por inteiro, é como os carros conceitos nos salões de automóvel, estão ali só para ver a reação do publico, e a versão que vai as ruas é incrivelmente diferente daquele carro conceito original. Ele tem sim influencias, mais não em sua totalidade. É isso que eu penso.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

ins3rt c0in

Mockups são legais, mas poderiam influenciar mais o desenvolvimento mesmo. Talvez até criar uma linha nova de desenvolvimento para competir com Vista e MacOS e outra para atingir os computadores menos poderosos.

Claro que esses conceitos têm uma liberdade incrível de criação, que nem sempre é fácil de transformar em alguma coisa usável. Mas se o Gnome conseguir unir esse visual bem simples e moderno com uma usabilidade nova e mais funcional, tchau tchau MS !

Alguém sabe de projetos semelhantes para o KDE?

JeffersonX

O KDE 4.0 também tinha uns mockups assim. No KDE-Look tem algumas telas. Se não me engano a sessão é a Brainstorm.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Piras

Não vi nada de original neste "novo" conceito de Gnome. O Gnome atual é muito mais original do que isto. A velha obsessão pelo Mac e por transparências é o que transparece nesta proposta. Novo seria algo que fizesse o Gnome ainda mais diferente do MAC e do KDE e não o contrário!

ins3rt c0in

Piras, é o que eu falo com usabilidade. Acho que o limite de recursos de um S.O chegou ao fim. Todo mundo sabe quais as operações fundamentais de um Sistema Operacional. Agora este só segue as inovações exteriores, poucas funcionalidades podem ser revolucionárias nesse momento. Ao contrario da funcionalidade, acho que poderia ser feita mais evolução na "usabilidade", como você usa o sistema. A melhor posição para menus, novas formas de exibir informações, facilitar o alcance de cada função, facilitar as configurações sem tirar as possibilidades de alterações. Não é tão fácil como criar um novo visual, mas é um campo que o Linux poderia explorar para parar de copiar Mac/ Windows.

obs - Não quero que os programas desconstruam soluções de usabilidade boas e façam um Gimp da vida. Um programa muito poderoso que por tentar fugir dos padrões faz qualquer coisa diferente, mesmo que para pior. Com um pouco mais de paciência o Gimp poderia ser diferente sem ser esquisito e irritante.

nq6

#11
Citação de: Piras online 19 de Fevereiro de 2007, 17:51
Não vi nada de original neste "novo" conceito de Gnome. O Gnome atual é muito mais original do que isto. A velha obsessão pelo Mac e por transparências é o que transparece nesta proposta. Novo seria algo que fizesse o Gnome ainda mais diferente do MAC e do KDE e não o contrário!

Não acho que o conceito dessa tela acima seja copia do Mac Osx, pois o desktop da apple não tem nada a ver com esse mockup. De certa forma ele é um pouco exagerado nas transparências, e é bem mais simplificado que a versão atual do Gnome, pois otimiza ao extremo o desktop. Volto a repetir que esse tipo de coisa é para ver a reação dos usuários, e buscar um consenso.

Se uma coisa que o pessoal da Apple são especialistas na mania de copiar. Já começa pelo Kernel no Free BSD 5, que foi usado integralmente, no esquema clássico control+c / control+v. E muita das supostas novidades que eles ostentam foram copiadas  descaradamente ou compradas de terceiros. Um exemplo clássico é o navegador da apple o Safari que nada mais é que o Navegador do KDE, o konqueror, eles nem se deram ao trabalho de desenvolver um navegador, foi assim com o Kernel, que é o sistema operacional de verdade. Uma coisa eu te digo, eles são especialistas nisso. Desde o começo quando compraram um sistema orientado a objeto que usava uma tal novidade de mouse, que na época foi desenvolvido nos Laboratórios da Xeror, com o intuito de se oferecer esse sistema inovador. Os executivos da IBM não deram importância, e o projeto foi descontinuado, Jobs, comprou a idéia, modificou pouca coisa, e deu no que deu. Mais não era deles o crédito e sim da Xerox. Até hoje é assim.

Se tem alguém que copia alguma coisa, esse alguém é a Apple.

O Linux foi pioneiro em múltiplos desktops "Coisa que a Apple já tá copiando na proxima versão" e no uso do Desktop 3d de uma forma inovadora com o XGL, AIXGL, Compiz, BERLY, coisa que a Apple também já está copiando.

A nossa marca registrada que é o conceito de múltiplos desktops hoje tem uma versão Apple, o tal de Apple Spaces. http://www.apple.com/macosx/leopard/spaces.html Cheguei a ver um screem do leopard que é igual ao AIXGL, nosso desktop 3d. Para você ver né amigo! http://www.itgo2u.com/yhDEV/OSX/yh3DOSX.jpg Veja o screem, agora eu lhe pergunto que é que está copiando?



Eu acho que essas inovações citadas acima são mais do quem suficiente, pois não tem como re-inventar a roda não! E nos conseguimos.

O Kernel que é o sistema operacional de verdade, que é o que controla o hardware da maquina e o que dá a tão falada estabilidade do sistema, eles copiaram quem dirá o resto. Tudo isso a custas do suor de milhares de programadores, que nunca viu um vitem dos lucros a apple.

E tem outra coisa, se a idéia é boa, tem que copiar mesmo, a Microsoft e a Apple fazem isso, por que nos não?
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.