Autor Tópico: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4  (Lida 12066 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Online: 18 de Fevereiro de 2007, 23:45 »
Ubuntu Feisty Fawn Herd 4

Já está disponível a mais nova verão de testes do Ubuntu, o Herd 4. No site http://www.ubuntu.com/testing/herd4 você pode ver as novidades dessa ultima versão. A principal delas é o assistente de migração.

Assistente de migração: Novidade dessa nova versão.
Ele é perfeito para aqueles que optam pelo dual boot. O programa importa por exemplo os favoritos do internet explore da partição do windows diretamente para o Firefox dentro de seu Ubuntu. Além disso muitas das informações da pasta "documents and settings" do windows serão exportadas. A pasta "minhas musicas" por exemplo, terá sua lista de musicas exportada diretamente para o Rhythmbox. Não deixa de ser mais um atrativo que o Ubuntu trás.



Além disso nele temos as versões mais novas do: GNOME 2.17.91 e Totem 2.17.91 em relação a versão Herd 3.

Nessa versão como já anunciada anteriormente teremos com um clique em “Adicionar e Remover Programas” a instalação do uma só vez sem a necessidade do Automatix dos Codecs Extras, que são proibidos como defult na instalação: Teremos:

MP3 / AVI / MPEG1 / MPEG2 / AC3 / FONTES TRUE TYPE / JAVA / FLASH / SUPORTE A DVDS NÃO PROTEGIDOS / DVIX / WMV / ASF /




Outra coisa bem interessante é o maior suporte a virtualização, pois esse kernel tem melhor suporte ao uso do VMware. Para quem gosta, essa ultima versão do Ubuntu terá um um desempenho sensivelmente melhor.

Outra coisa já definida na versão 7.04 do Ubuntu será a ausência do suporte nativo a driveres proprietários de vídeo com ATI e NVIDIA, e a ausência do AIGLX, XGL+Beryl como padrão. De acordo com os desenvolvedores do Ubuntu o desktop 3d ainda não está suficientemente maduro e estável para vir como padrão na instalação. E no caso dos driveres de vídeo, na eventualidade do driver livre de vídeo não se comportar de forma satisfatória será bem simples para o usuário adicionar o driver proprietário.

Download: http://cdimage.ubuntu.com/releases/feisty/herd-4/feisty-desktop-i386.iso

Mais opções:
http://cdimage.ubuntu.com/releases/feisty/herd-4/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/feisty/herd-4/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/feisty/herd-4/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/feisty/herd-4/ (Xubuntu)

Screenshots Ubuntu 7.04 Herd 4: http://shots.linuxquestions.org/?linux_distribution_sm=Ubuntu%207.04%20Alpha%204
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2007, 15:39 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 01:59 »
penso que essa notícia já está por aqui em algum lugar...
naturalmente deve estar
vou procurar...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 08:42 »
Sim isso foi postado dentro do  Post do Ubuntu Herd 3.

Mas tudo bem, a cada nova versão de desenvolvimento geralmente abrimos um novo tópico.

Gostaria de Parabenizar a maneira que foi colocada a notícia, espero que todos façam o mesmo daqui em diante.  Eu sempre gostei de colocar o máximo de detalhes possíveis também.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 09:28 »
Estou estando o Feisty Herd4 aqui desde ontem. O que deu pra notar nesse pouco tempo é que está muito estável, comparando com o Herd2 que testei aqui. O fundo do Uplash é o mesmo do Edgy, só que melhor trabalhado. Achei melhor assim. Visualmente ainda há poucas alterações, mas já deu pra notar que devem continuar com o tema do Edgy, só que melhorado.

O Centro de Controle está show, mas ainda acho que deveriam criar applets de configurações, como VPN, configuração em modo gráfico de placa de vídeo, som e placa de captura, etc. E gostei do que fizeram com o menu ferramentas do sistema. Como uso muito o Synaptic, antes eram cliques amais pra chegar quando testei o Herd2. Com o Herd4, colocaram em Ferramentas do Sistema o Synaptic.

Agora o que mais me chamou atenção e que achei show: os repositórios Universe e Multiverse são ativados por padrão. E ao tentar abrir um vídeo que não há o devido codec instalado, o Ubuntu abre automaticamente o Adicionar/Remover programas com os codecs necessários a serem marcados para instalação. Show de bola!!

Em termos de desempenho, não tenho muita base ainda por causa do baita upgrade que dei no meu PC. Quando testei o herd2 eu estava com ele rodando no Vmware em um Athlon XP 2000+ com 1GB DDR 266Mhz em uma Asus A7N266-VM e HDs IDE Ata133. Agora estou num Core 2 Duo E6300 com 1GB DDR2 533Mhz em uma Asus P5VD2-X e HDs Sata 3Gb/s. Então obviamente o desempenho vai ser muito maior. Vou ver se depois instalo o herd2 novamente pra comparar.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 10:32 »
Aqui estão algumas telas com algumas novidades que notei até agora:

Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 16:43 »
Vi uma coisa interessante no launchpad do Ubuntu que havia sido sugerido uma implementação para facilitar o compartilhamento de impressoras, pena que não foi aceito por motivo de falta de infraestrutura, nao sei exatamente o que isso quer dizer, pois nao faco parte da equipe nem sou programador.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 17:47 »
Pouco depois do lançamento do Edgy eu ouvi boatos de que eles iam diminuir o laranjão, pelo jeito... Nada. Poucos boatos se confirmando, acho que quem estava esperando muita coisa vai se decepcionar, a maioria das mudanças vai ser interna.

Sem querer desmerecer as mudanças, bem legais por sinal, acho que muita gente estava esperando alguma coisa para bater de frente com o Vista. Um desenvolvimento mais agressivo ainda que o Edgy. Uma artwork renovada para pelo menos acalmar os ânimos dos loucos por fogos de artifício.

Meu grande medo é que esse "descontentamento" comece a gerar um sem número de forks e distribuições derivadas do Ubuntu (que já estão surgindo), para agradar quem quer um sistema com mais fogos de artifício, pulverizando ainda mais o desenvolvimento do Ubuntu, do software livre em geral. Já passou da hora de concentrar o desenvolvimento do Linux e software livre em metas comuns, como drivers para hardware ou mesmo coisas bobas mas muito requisitadas como um cliente de mensagem instantânea que não tenha um beta 6 depois de anos de desenvolvimento.

Eu até esperava essas mudanças, já que essa versão deve ser LTS, mas eu esperava uma alteração maior no visual. Me corrijam se eu estiver errado, mas já que o Beta sai daqui um mês, de acordo com o calendário, pouca coisa vai mudar disso que foi mostrado.

https://wiki.ubuntu.com/FeistyReleaseSchedule

Offline wolfdart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Eu não vou te dar a senha de root.
    • Ver perfil
    • Twitter - wolfdart
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 17:58 »
eu testei a herd3, mas deu mto probl aqui! ^_^

mas esse esquema de importação e o Restricted Extras são mto bons!

Offline Gpleonel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 18:05 »
espero que a ATI lance logo os drivers... já tou com saudades do meu Beryl, que consegui fazer funfar após tanto custo no Edgy (1 mês pra conseguir O.o") >.<"""

agora tem q esperar driver da ATI... ZOMG... hehehehe

[falar nisso, alguém já viu algo a respeito disso? *_* ]
...Mudando com o tempo...

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 18:59 »
Pouco depois do lançamento do Edgy eu ouvi boatos de que eles iam diminuir o laranjão, pelo jeito... Nada. Poucos boatos se confirmando, acho que quem estava esperando muita coisa vai se decepcionar, a maioria das mudanças vai ser interna.

Sem querer desmerecer as mudanças, bem legais por sinal, acho que muita gente estava esperando alguma coisa para bater de frente com o Vista. Um desenvolvimento mais agressivo ainda que o Edgy. Uma artwork renovada para pelo menos acalmar os ânimos dos loucos por fogos de artifício.

Meu grande medo é que esse "descontentamento" comece a gerar um sem número de forks e distribuições derivadas do Ubuntu (que já estão surgindo), para agradar quem quer um sistema com mais fogos de artifício, pulverizando ainda mais o desenvolvimento do Ubuntu, do software livre em geral. Já passou da hora de concentrar o desenvolvimento do Linux e software livre em metas comuns, como drivers para hardware ou mesmo coisas bobas mas muito requisitadas como um cliente de mensagem instantânea que não tenha um beta 6 depois de anos de desenvolvimento.

Eu até esperava essas mudanças, já que essa versão deve ser LTS, mas eu esperava uma alteração maior no visual. Me corrijam se eu estiver errado, mas já que o Beta sai daqui um mês, de acordo com o calendário, pouca coisa vai mudar disso que foi mostrado.

https://wiki.ubuntu.com/FeistyReleaseSchedule

Acho que a maior espectativa de fogos de artifício era mais por causa da interface 3D por padrão. Eu confesso que queria que fosse aprovada, mas depois de alguns meses usando aqui por padrão, vejo que ainda não está 100% madura e ainda falta um pouco de estabilidade.

Quanto a arte final, ainda tem quase um mês pra terminá-la. Pelo caledário. ainda tem duas datas de submissão. Se for igual ao Dapper, agora sim as mudanças vão estar mais presentes, mas creio que nem tanto, já que o tema atual é muito bem feito. O que talvez deva mudar é o splash de boot e do Gnome, tela de login, alguns poucos ícones, complementos de ícones com temas do Ubuntu, planos de fundo e do tema Human.

As mudanças vão ser mais por debaixo do capô mesmo. E acho muito legal isso, porque de que adiante ter um carro com chassi e pintura de uma Lamborghini, se por debaixo do capô tem um motor e mecânica de um fusca?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Gpleonel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 19:18 »
Pouco depois do lançamento do Edgy eu ouvi boatos de que eles iam diminuir o laranjão, pelo jeito... Nada. Poucos boatos se confirmando, acho que quem estava esperando muita coisa vai se decepcionar, a maioria das mudanças vai ser interna.

Sem querer desmerecer as mudanças, bem legais por sinal, acho que muita gente estava esperando alguma coisa para bater de frente com o Vista. Um desenvolvimento mais agressivo ainda que o Edgy. Uma artwork renovada para pelo menos acalmar os ânimos dos loucos por fogos de artifício.

Meu grande medo é que esse "descontentamento" comece a gerar um sem número de forks e distribuições derivadas do Ubuntu (que já estão surgindo), para agradar quem quer um sistema com mais fogos de artifício, pulverizando ainda mais o desenvolvimento do Ubuntu, do software livre em geral. Já passou da hora de concentrar o desenvolvimento do Linux e software livre em metas comuns, como drivers para hardware ou mesmo coisas bobas mas muito requisitadas como um cliente de mensagem instantânea que não tenha um beta 6 depois de anos de desenvolvimento.

Eu até esperava essas mudanças, já que essa versão deve ser LTS, mas eu esperava uma alteração maior no visual. Me corrijam se eu estiver errado, mas já que o Beta sai daqui um mês, de acordo com o calendário, pouca coisa vai mudar disso que foi mostrado.

https://wiki.ubuntu.com/FeistyReleaseSchedule

Acho que a maior espectativa de fogos de artifício era mais por causa da interface 3D por padrão. Eu confesso que queria que fosse aprovada, mas depois de alguns meses usando aqui por padrão, vejo que ainda não está 100% madura e ainda falta um pouco de estabilidade.

Quanto a arte final, ainda tem quase um mês pra terminá-la. Pelo caledário. ainda tem duas datas de submissão. Se for igual ao Dapper, agora sim as mudanças vão estar mais presentes, mas creio que nem tanto, já que o tema atual é muito bem feito. O que talvez deva mudar é o splash de boot e do Gnome, tela de login, alguns poucos ícones, complementos de ícones com temas do Ubuntu, planos de fundo e do tema Human.

As mudanças vão ser mais por debaixo do capô mesmo. E acho muito legal isso, porque de que adiante ter um carro com chassi e pintura de uma Lamborghini, se por debaixo do capô tem um motor e mecânica de um fusca?

num é por nada não, mas na época q eu usava janelas, fazia isso com meu pII - 400MHz, com 196Mb de ram(8 dessesainda pra placa de víedeo OnBoard) ...

meu visual era 100% modificado além de conseguir fazer milagres que ninguém sabe como até hj: usar Xp(acho que era sp1, se não me engano), Skype e Photoshop... o.oVVV

era uma carroça, mas tinha cara de mercedes e fazia coisas até o Tio Bill duvida O.o"""

Com Linux, fazer isso vira brincadeira de Criança...
Tenho até saudades do meu pII... =/

foi embora na troca desse atual... hehehe

mas me serviu por bons 5 anos e cacetada, até começo do ano passado, pra ser mais preciso...

se tivesse conhecido uma distro como o ubuntu na época, hj eu talvez ainda estivesse com ele (ou não, pq ele só tinha UM slot pci e e um ISA, que ainda tinha q escolher qual usava, pq os 2 tinham a saída pro mesmo lugar na carcaça O.o", colocar placa de vídeo offboard significaria dar tchau pra meu ADSL xD )

Agora, que ficaria legal um tema diferente do laranjão, isso de fato ficaria... talvez um azul, ou um mais dark como tá o meu note aqui agora... hehehe

mas de qqr forma, fazer fusquinha ficar com cara de Mercedes, dá ao menos uma impressão boa pra quem usa... ^^
...Mudando com o tempo...

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 08:42 »
Galera, essa feature foi apontada pelo la_de_longe aqui no fórum. Achei show demais. Ao abrir um arquivo torrent, que não tem cliente instalado, ele abre o Adicionar/Remover com alguns clientes torrents para instalação:


Testei com arquivos Rar e infelizmente ainda não faz. Mas já é uma ótima idéia aplicada!

E como eu disse anteriormente, os temas do artwork começaram já a mudar. O GDM mudou um pouco a aparência hoje:
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2007, 09:13 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline dks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 22:00 »
Acabei de fazer uma última atualização, e posso dizer uma coisa:
Meu Ubuntão tá voando baixo!!  ;D
O Feisty já está MUITO estável, recomendo que atualizem, não vão se arrepender.

Abraços!

Offline Forsaken_BA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 23:37 »
Acabei de fazer uma última atualização, e posso dizer uma coisa:
Meu Ubuntão tá voando baixo!!  ;D
O Feisty já está MUITO estável, recomendo que atualizem, não vão se arrepender.

Abraços!

Qual sua config? vc atualizou do 6.10 direto para o 7.04?

A cada nova atualização da 6.10 eu sinto o sistema mais instável, sem falar que o Beryl atualiza quase que diariamente, realmente eu acho que o projeto 3D ainda não está maduro o suficiente pra ser colocado por padrão, embora quando eu usava o Suse 10 eu achasse ele mais estável que no Ubuntu 6.10.

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Já disponivel o Ubuntu 7.04 - Herd 4
« Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 00:05 »
aos beta testers: o feisty tá mais leve q o edgy?
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333