Como funciona o comando apt-get ou aptitude?

Iniciado por Neynder, 17 de Fevereiro de 2007, 17:35

tópico anterior - próximo tópico

Neynder

Galera, eu tenho uma grande dúvida (mais uma pra variar, hehe!), quando damos o comando apt-get install programa_x (ou aptitude install programa_x), como vem o pacote a ser instalado? É um .deb, ou .rpm ou um tar.gz? como funciona isso certinho? E quando vamos instalar um programa o que é que acontece por traz da instalação?

Eu to perguntando coisa de mais galera? To viajando, hehe? Caso não, me ajudem por favor a esclarecer isso!

muito obrigado e ate mais!

Taylon

eae kra blz?
kra eu sou meio q iniciante mas acho q sei mais ou menos como funciona isso...

eu acho q o apt-get baixa em seus repositorios (que sao contas de ftp) os pacotes referentes a distro, no caso do ubuntu seria .deb ai ele manda fazer a instalação do pacote, seria a mesma coisa de vc baxar da internet o pacote deb e dar um duplo clique nele pra instalar, a vantagem de instalar pelo apt-get é q ele ja resolve todas as dependencias...

bom, acho q é isso
se nao for por favor me corrijam ^^

flw ate +!

solanoalves

Cara não sou expert e espero que se estiver errado alguém me corrija :

Obs: Isso que vou falar pode estar totalmente errado
Quando você da um "apt-get install pacote", ele verifica em um arquivo, dentro do seu pc, onde estão listados todos os programas disponíveis dos endereços que estão em "/etc/apt/sources.list" se o pacote está presente lá e se ainda está disponível. Caso esteja presente e disponível, ele segue até o endereço onde está o pacote completo e verifica dentro desta pasta na web, onde está o pacote ,um arquivinho que tem todas as dependências necessárias e caso você não tenha alguma dessas dependências ele tenta instalar pra você caso ela esteja na lista de programas disponíveis que citei acima. Caso ele não tenha na sua lista de pacotes disponíveis alguma ou todas as dependências ai ele acusará algum erro falando que não pode obter as dependências.

Mais ou menos assim:

( Você digita 'apt-get install wine"  )  ------>( checa na lista de pacotes se tem o pacote "wine" ) -----> faz de conta que tem esses programas:

Citarchico bento www.sa.com/babas
coco www.ca.com/cacas
wine www.ss.com/programas  <<<---- Achou!!!
bussanhal www.saq.com/cocos

então ele entra no local www.ss.com/programas  e le a lista de dependencias:

as dependencias são: coco bussanhal bacanal e chico bento.

então ele vai baixar junto com o wine o coco bussanhal e chico bento mas vai acusar um erro falando que não tem o bacanal e vai fala num sei o que pq nao manjo também sobre isso.

mas caso tivesse essa dependencia ele instalaria junto todas elas e seriam felizes para sempre. ai daria certo....

deu pra saca?

Neynder

Galera, desculpa a demora da resposta, mas ainda to curioso:
Quando o apt-get constata que tudo que ele precisa instalar se encontra no sistema e nos sites, como vem esse pacote?é .deb, .rpm, ou etc?
E qual é a diferença entre apt-get e aptitude? Já me falaram que o aptitude é um apt-get melhorado, mas como assim?
Entendem?
Grato pela ajuda!

Te mais galera!

samuelbh

O pacote vem em formato deb (apt-get foi criado pelo Debian, e toda distro derivada dele usa pacotes deb, incluindo Ubuntu). O apt-get e o aptitude fazem praticamente a mesma coisa. Só que acho que o aptitude tem vantagem na hora de desinstalar os programas. Se você da o comando aptitude install programa x, ele instalar o programa e suas dependências, e o apt-get também. mas na hora de desisntalar, o aptitude além de remover o programa remove as depenbdências que vieram com ele e não estão sendo usadas por outro programa, coisa que o apt´get não faz, deixando muito lixo no PC.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Neynder

Muito obrigado, tudo resolvido agora! Muito obrigado galera!