Sistema de arquivos ideal para desktop

Iniciado por wilianrr, 09 de Fevereiro de 2007, 02:15

tópico anterior - próximo tópico

wilianrr

Há diversas opções de sistemas de arquivos para Linux, como EXT2, EXT3, ReiserFS, Reiser4, XFS e JFS. Depois de muito pesquisar na internet e em revistas e encontrar testes (a maioria para ambientes de produção), fica difícil chegar a uma conclusão definitiva.

Utilizei o JFS no Kubuntu 6.06 por algum tempo. Ele se mostrou estável, mas não sei dizer se com outro sistema de arquivos o desempenho seria outro. No dia-a-dia de uso de um micro comum, para música, vídeos, internet, isto poderia influenciar diretamente no desempenho?

Gostaria de ouvir as opiniões pessoais de vocês, baseado no uso dos vários tipos.

galactus

É só fazer uma busca aqui no Fórum que você vai encontrar outros tópico parecidos.  Inclusive na própria Internet existem bastante artigos sobre este assunto.  Se você disse que pesquisou muito, deve ter lido que o XFS e JFS são mais rápidos que o ReiserFS e o EXT3.  Mas em matéria de segurança o velho EXT3 ainda é o melhor, além de dar o Boot mais rápido que o ReiserFS.

Para um usuário comum acredito que o EXT3 ainda é a melhor opção, o XFS me corrompeu dados, é bom ter NoBreak para usá-lo. O ReiserFS consome mais recursos do PC mas ainda não me deixou na mão, mas muitos reclamam dele. E o EXT3 nunca me deu problemas.

Como o ReiserFS vem perdendo força e o EXT3 é o sistema de arquivos padrão da grande maioria das distribuições ( acho que deve ter um bom motivo para isso), eu hoje uso EXT3.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.