Autor Tópico: Kubuntu: algumas dúvidas e probleminhas !  (Lida 7475 vezes)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Kubuntu: algumas dúvidas e probleminhas !
« Online: 13 de Novembro de 2005, 18:40 »
Hi !

Eu era um usuário do kurumin desde que o indiozinho nasceu, mas a ultima versão deixou a desejar pra mim e resolvi esperimentar o Kubuntu(ja que prefiro KDE :P) adorei e ja fikei fã, mas estou com uns pequenos probleminhas....

Primeiro resolvi editar o fstab e mudar as pastas padrão de /media/hda1 e etc, para algo mais sugestivo como uso no kurumin, como /media/winxp, o gravador para /media/cd-rw o DVD para /media/dvd e assim vai .... alem de mudar os HDs pra que monte automaticamente durante o Boot
O que aconteceu foi que também atualizei o kubuntu e ele baixou varios novos pacotes do KDE, e agora qd tento usar o protocolo media:// no konqueror ele só lista o drive de DVD, nem o gravador aparece mais, mas eles montam tudo numa boa, só que é ruim ter que ficar indo direto na pasta /media/ procurar os drives inves de ir no media:// e ja aparecer tudo la como estava antes, até a montagem automatica de cdrom que ele faz, qd coloca um CD no gravador ele apacere automaticamente media://hdc e na pagina da como midia ou pasta não encontrada, mas se vou na pasta /media ele esta la montado certinho.... isso também acontesse com pendrives USB, ele monta tudo certo automaticamente, mas a janela que abre automatico da como pasta não encontrada, mas no /media ta la a pasta tudo certinho ....

Outro probleminha que estou tendo, qd abro uma pagina de internet pelo konqueror o som para de funcionar, com o comando
lsof /dev/dsp
verifiquei que o arquivo nspluginseilaoque esta se apossando so dispositivo de som, tenho que sempre dar um kill nele pra o som voltar ao normal ... e uso o ARTs em tudo, não sei pq esse plugin ta se apossando do som sem mais nem menos ..

Outro problema que apareceu pra mim que uso o Kubuntu, e pra um amigo que usa o Ubuntu mesmo,
Qd instalamos programas, não aparece o icone deles no menu ... por exemplo instalei o demo do Unreal 2004 e também outros jogos que usam o instalar do mesmo tipo, e nele tem a opção pra adicionar o atalho no menu do Gnome e KDE, mas esse atalho não aparece no Menu, nem instalando na home como usuário e nem instalando como root na pasta padrão /usr/games ...
O mesmo acontesse com instalações via APT-get ... algumas coloca atalho, mas a maioria não coloca ... mesmo as que sei que coloca atalho, o atalho não aparece no menu do KDE ... (e meu amigo teve o mesmo problema no Gnome do ubuntu)

mais um probleminha é o seguinte ...
Qd estou usando o terminal, qlq tipo(xterm, konsole e outros), e uso o su pra virar root e tento por linha de comando abrir um programa que usa o X, ele da uma msg de erro dizendo que não pode detectar o Xserver ou algo assim, não abrindo o programa, como se eu não estivesse com o X ativado, mas se uso o comando como usuário normal tanto com ou sem o sudo, ele abre normal. ... (acho que isso é alguma opção que ta só no usuário root ou algo assim)


Então ?? quem souber como resolver esses probleminhas agradeço :D
tirando isso, to adorando o Ubuntu, ainda acho o kurumin melhor pra quem nunca viu um linux antes, mas pra quem ja sabe o basico do basico, o ubuntu é bem recomendável ... ; digo que o kurumin é melhor pra quem nunca usou linux, mais por causa dos icones magicos e de ja vir em portugues tudo configuradinho, um novato não vai saber como mudar de idioma ou comessar a instalar programas ...
mas a distro é show mesmo :D

PS; acho que tinha visto mais umas duvidas, mas como não estou no meu PC agora, ñ lembro o que era, qd lembrar posto aki o pedido de ajuda :)
t+
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Kubuntu: algumas dúvidas e probleminhas !
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2005, 20:06 »
olha só quem apareceu aqui no fórum :shock:
te conheço de tempos já do kurumin :D

Sobre o media://, aqui no GNOME está definido como computer:/// e nele aparece tudo perfeitamente :)
Acho que no KDE deve funcionar igual também.

Sobre os atalhos, tô achando muito estranho porque aqui raramente não adiciona os ícones. Pelo apt-get então é 99% de chance de adicionar.

Sobre o su, o problema é que o usuário root não existe no ubuntu (talvez por facilidade, talvez por segurança). Se queres usar os poderes de root, deves ou usar sudo su antes ou sudo na frente de cada novo comando.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Kubuntu: algumas dúvidas e probleminhas !
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2005, 20:46 »
Citação de: "LaSSarD"
olha só quem apareceu aqui no fórum :shock:
te conheço de tempos já do kurumin :D

Sobre o media://, aqui no GNOME está definido como computer:/// e nele aparece tudo perfeitamente :)
Acho que no KDE deve funcionar igual também.

Sobre os atalhos, tô achando muito estranho porque aqui raramente não adiciona os ícones. Pelo apt-get então é 99% de chance de adicionar.

Sobre o su, o problema é que o usuário root não existe no ubuntu (talvez por facilidade, talvez por segurança). Se queres usar os poderes de root, deves ou usar sudo su antes ou sudo na frente de cada novo comando.


Opa !! e aí !!
hehehe


Kra, justamente ... o media:// aki parou de aparecer os atalhos ... antes aparecia, agora ñ sei se parou de aparecer depois que atualizei ou se foi depois q mudei o fstab ...

Os atalhos antes funcionava numa boa .. de uns dias pra k que comessei a reparar que ele parou de colocar os atalhos no menu ...

ja o root.. vi que pra ativar o root que ñ existe no (K)Ubuntu era só dar um sudo passwd root e mudar a senha, fiz isso, e continua igual .... eu gosto de deixar um terminal com root sempre logado qd estou mexendo pra ñ precisar ficar colocando sudo no comesso de tudo, mas qd preciso abrir a janela de algum programa ele da esse erro dizendo que ñ estou com o X aberto, daí tenho q abrir mais um console só pra dar um sudo comando pra resolver :P
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos