Voce ja tentou usar o Kate no Kubuntu? e o Kedit?
Eu já usei e funcionou normalmente.
O único problema que eu encontrei é que quando instalo o Kubuntu no meu Sempron 2.4 (tudo SIS onboard) e monitor LG 710E 17" ele não me fornece resoluções maiores do que 640X480. No micro do meu irmão, com o mesmo CD funcionou redondinho. O visual padrão da distro é bem mais bonito que o padrão do Ubuntu, além do KDE ser, na minha opinião, um WM superior, mas isso vai do gosto de cada um. Fui obrigado a usar o Gnome que eu destestava e hoje já me acostumei. Agora simplesmente não gosto :-D
O Ubuntu entra com resoluções de até 1280X1024.
Fiz um teste instalando o KDE no Ubuntu. Dessa maneira as resoluções mais altas ficam disponíveis, mas outro problema aparece: Programas baseados em GTK e Qt não apresentam o mesmo padrão de tamanho de fontes. Se aumenta em um, o outro fica gigante, se diminui naquele o primeiro fica ilegível.
A solução, para o meu caso, já que testei em outra máquina e rodou normal, é achar um meio de configurar a resolução do monitor.
Pedí ajuda aqui no fórum, mas nenhuma dica postada funcionou. Se eu descobrir como se faz para configurar, vou reinstalar o Kubuntu.