comando na inicialização

Iniciado por erfonseca78, 11 de Novembro de 2005, 10:26

tópico anterior - próximo tópico

erfonseca78

olá ubuntistas!

como insiro os seguintes comandos na inicialização do meu ubuntu?

iptables -t nat -A POSTROUTING -o lo -d 127.0.0.0/8 -j ACCEPT
iptables -t nat -P POSTROUTING DROP
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

Obrigado.

LedStyle

Cria um shellscript.

Vc abre um arquivo de texto no gedit e começa com a linha:

#!/bin/bash

Depois cola o conteúdo que quer executar no boot. Feito isso salve seu script com algum nome tipo "iptables-meu" e coloque ele no diretório /etc/init.d (sudo cp iptables-meu /etc/init.d)

De a permissão de execução:

sudo chmod +x /etc/init.d/iptables-meu

Ai é só criar um link no runlevel que você quer. No caso do Ubuntu ele liga no runlevel 2 então:

sudo ln -s /etc/init.d/iptables-meu /etc/rc2.d/S80iptables-meu

Você estará criando um link simbólico do arquivo com o nome "S80iptables-meu". Note que o nome tem tudo a ver. Se começar com "S" o script será iniciado no boot (START). Se começar com "K" o script não será iniciado (KILL). O número indica a ordem que ele irá iniciar. O INIT no boot vai primeiro procurar o S01, S02, S03,... sacou?

[]s

dealer

No meu debian é assim, não vi no ubuntu..

Coloca em um arquivo com a primeira linha escrito "#!/bin/sh" (opcional, mais é melhor botar) salva e move ele pro /etc/init.d/.
da um cd /etc/init.d/ e depois dá um update-rc.d [nomedoarquivoquevocêcriou] defaults
=]
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Wesley F

Cria tipo um shell script e salva como rc.firewall e coloca no /etc/init.d ae depois edita o /etc/init.d/bootmisc.sh e adiciona na ultima linha
/etc/init.d/rc.firewall

Eu faço assim no Ubuntu

Abraços

erfonseca78

Obrigado LedStyle, dealer e Wesley F pelos post rápidos e objetivos :wink:, consegui configurar o kubuntu  na minha máquina como o servidor do escritório.
O nosso servidor era um 486dx2, velhinho, coitado, aguentou o tranco um bom tempo, os clientes são todos ubuntu, com exceção do meu pc que mudei para o kubuntu na quarta-feira. Voltando ao servidor, na sexta-feira passada pifou o hd, ele estava rodando um slack-10 redondinho, por sorte eu tenho um coyote configurado. Hoje queimou a placa-mãe do 486 e a solução foi puxar tudo para a minha máquina.

Vou descrever como fiz:

1. Criei o arquivo compartilha_internet_ja (rc.firewall) com este conteúdo:

#!/bin/sh

/sbin/iptables -t nat -A POSTROUTING -o lo -d 127.0.0.0/8 -j ACCEPT
/sbin/iptables -t nat -P POSTROUTING DROP
/sbin/iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

2. Acertei as permissões:

betao@punisher:~$ chmod 755 compartilha_internet_ja

3. Copiei para /etc/init.d :

betao@punisher:~$ sudo cp compartilha_internet_ja /etc/init.d/

4. Acrescentei no final do arquivo /etc/init.d/bootmisc.sh :

/etc/init.d/compartilha_internet_ja

Valeu!

--
Ouvi dizer que: "They say if you play a Microsoft CD backwards, you hear satanic messages. That's nothing, cause if you play it forwards, it installs Windows".

LedStyle

Ja deu pra ver que tem vários jeitos de se fazer isso né? Cada um faz de um jeito hahahaha.

Grande abraço!

biohazard

O meu jeito eh o jeito que o led explico !

eu tive que usa pq aki o virtua ta de chico , e so conectava depois do uso do pump -i eth0 -win-client-ident

dai fiz esse script roda no boot depois que ele pega a net !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

LedStyle

Eu sempre que mudava de distro fazia de um jeito. Ai enchi a paciência e me ensinaram do jeito certo que é esse que eu expliquei. Não é nem que é certo, mas é o jeito padrão pra qualquer Unix. Qqer micro Unix ou Linux que vc pegar pela frente da pra fazer daquele jeito.

carloslyrio

quer dizer que se eu quiser q o comando do iptables (sudo iptables -A INPUT -p tcp --destination-port 6881:6889 -j ACCEPT) inicie sempre no boot terei que fazer de um desses jeitos?? não tem algo menos trabalhoso não?! não que seja preguiçoso mas...não custa perguntar. desde já agradeço...
carloslyrio

danzin3

e ae galera..como so novo nisso..
pra q seria esse shell script????
vlw!

Matheus

vai no arquivo

/etc/init.d/bootmisc.sh

e adiciona os comandos la ^^

botinha

Caros amigos sem querer ressucitar defuntos, mas usando a política de manter o fórum limpo, tenha uma dúvida muito parecida com essa. Quando eu usava o 6.06 eu compartilhava a internet da seguinte maneira, colocando essas regras no final do /etc/init.d/bootmisc.sh.

iptables -F
iptables -F INPUT
iptables -F OUTPUT
iptables -F POSTROUTING -t nat
iptables -F PREROUTING -t nat
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -P FORWARD ACCEPT
iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o eth0 -j MASQUERADE

Quando eu migrei para o 7.04 isso não funciona da mesma forma, para resolver o problema eu coloquei as regras no /etc/rc.local, gostaria de saber se está outra forma entra na filosofia Unix como disse no amigo LedStyle, faça a maneira que lhe convém. SE eu fosse fazer usando um link simbólico deveria fazer do mesmo jeito descrito.

Valeu....

"o suor poupa o sangue"