Autor Tópico: BBC exibirá The Code Breakers (Os Quebradores de Código)  (Lida 5423 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
BBC exibirá The Code Breakers (Os Quebradores de Código)
« Online: 10 de Maio de 2006, 00:33 »
BBC World exibirá The Code Breakers (Os Quebradores de Código)

“O documentário de duas partes - 'Os Quebradores de Código' - será exibido no dia 10 de maio no canal BBC World, o canal internacional de notícias e análises da rede britânica BBC.

O documentário investiga como países pobres estão utilizando o software livre/aberto em seu desenvolvimento, incluindo histórias e entrevistas ao redor do mundo. 'Não é que o FOSS tenha um má cobertura pela imprensa, não tem havido cobertura porque nenhuma companhia é 'dona' dele (do Foss), diz o produtor executivo Robert Lamb. 'Mas nós descobrimos que na indústria de computadores e entre os aficionados, ele é bem conhecido e suas virtudes são compreendidas' diz.

As histórias de 'The Code Breakers' incluem computadores e acesso a internet para crianças em escolas na África, pesquisas da pobreza no Brasil, programas de proteção à tartarugas nas Ilhas Galápagos, conexões de vilas na Espanha e gerenciamentos de desastres no Sri Lanka.

O primeiro episódio vai ao ar na quarta-feira, as 19:30 GMT (16:30 - hora de Brasília), enquanto o segundo episódio será exibido na próxima quarta, dia 17 no mesmo horário. Veja a página de TV Listings da BBC World para saber quando serão exibidas as reprises. A cobertura é da APDIP, que também participou da produção do programa.” A nota foi enviada por Ludi (iludi Θ uol), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.


16:30             The Code Breakers
     1\2
     For years Microsoft has dominated the world of computing, but its software is beyond the reach of many in the developing nations. This 2-part series investigates that the poorest countries are now changing tack and using Free/Open Source Software (FOSS).


comentário do Ludi: A BBC World exibe sua programação ao vivo via internet através do plugin da Real. É uma opção para quem não tem TV por assinatura (obs: as transmições provavelmente são feitas no GMT 0).

fonte BR-Linux: http://br-linux.org/linux/bbc_world_exibir_the_code_breakers

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
BBC exibirá The Code Breakers (Os Quebradores de Código)
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2006, 08:23 »
bom, nao será em pt neh? uma pena. alguem poderia fazer umas legendas depois. hehehe.

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Re: BBC exibirá The Code Breakers (Os Quebradores de Código)
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2006, 12:10 »
É por isto que eu acredito em OSS e no trabalho comunitário :-)
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline quarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Review do The Code breakers
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2006, 18:14 »
Amigos,

   Acabei de assistir ao programa na BBC e vou falar um pouco sobre o rolou já que algumas pessoas não têm NET e/ou não sabem inglês o suficiente para entender o programa.
 
    O programa começou explicando o que é FOSS - Free Open-Source Software e mostrando algumas pessoas chaves nesse movimento. Explicou também as 4 regras básicas para que o programa seja considerado Open, ditas pelo próprio criador. Falou de GNU, Linux e explicou algumas diferenças básicas entre os FOSS e o programas comerciais como Windows, do ponto de vista comercial.
   
    O assunto dinheiro deu o gancho para que o programa abordasse o problema de países pobres e/ou em desenvolvimento como o Brasil, África do Sul, China e Russia, que possuem uma grande população carente e sem acesso a tecnologia e seus benefícios. No Brasil, especificiamente, mostrou algumas atitudes do governo federal e alguns estaduais (como o do Estado do Paraná) à favor da conversão de seus sistemas internos e externos para software livre.
    Gilberto Gil e o Secretário de Educação do Paraná falaram sobre essas iniciativas e como isso afeta os programas governamentais de distribuição de informação. Com a economia feita nas licensas, pode-se adquirir mais hardware e com isso atingir um maior número de pessoas.
    Entre um assunto e outro, principalmente quando alguma vantagem dos sistemas livres era apresentada, o diretor da Microsoft Europa tinha "direito de resposta" justificando o porquê os produtos da empresa do Bill Gates são melhores em termos de segurança, estabilidade, suporte e upgrade.
    Com produtos caros, a Microsoft foi mostrada com uma das empresas que mais sofrem com a pirataria, inclusive no Brasil (mostram imagens com cameras escondidas). A pirataria foi justificada pelo fato de "um empregado com salário médio ter que trabalhar mais de um mês para poder adquirir um produto Microsoft".
     Partindo para a África, o programa mostrou como iniciativas utilizando FOSS são importantes para a educação e desenvolvimento de países como a África do Sul. Utilizando programas livres em hardwares menos potentes, o governo criou o chamado "computador virtualmente indestrutível" que fica protegido dentro de "caixas" como se fossem Bancos 24h. Esses computadores, que na verdade são 4 em cada composição, são colocados em locais públicos para que qualquer pessoa tenha acesso à internet.
     Representantes de algumas empresas de software, como a Sun, disseram que no futuro eles não vão vender mais software, mas sim, serviços, adaptando aquele software que o cliente já possui para as suas necessidades.
     O programa, de uma forma geral, focou o lado político/comercial do crescimento de FOSS e sua concorrência com a Microsoft, além da importância de projetos utilizando software livre para o desenvolvimento de países pobres.


      Confesso que não era bem isso o que eu esperava ver, principalmente com um programa chamado The Code Breakers, mas fiquei feliz em saber que os conceitos do Ubuntu e de outros grupos de suporte e desenvolvimento de FOSS são verdadeiramente aplicados na prática aonde mais se precisa, em países pobres como o Brasil.
       Fiquei feliz também em saber que de uma forma muito tímida e quase inexpressiva, participo dessa (r)evolução virtual de forte influência no mundo real.
       Ao término do programa, fiquei com vontade de construir um daqueles computadores indestrutíveis, dentro de uma caixa forte, e colocá-lo em um local público. Pensei até que isso não seria em vão, em nenhum sentido. Dinheiro para patrocinar aquele e outros computadores parecidos, assim como pagar funcionários, poderia ser conseguido através de patrocínio de grandes empresas como de comerciantes locais próximos ao ponto de instalação do computador. O OS, obviamente, uma versão adaptada de Ubuntu que visasse a segurança e a estabilidade para acessar a internet.
       
     Abraços,

    Daniel

PS.: Achei esse site por acaso, mas justifica parte do documentário falando sobre a posição do Brasil em relação ao FOSS. http://www.softwarelivre.gov.br/diretrizes/
Repare que é um site do Governo Federal.

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
BBC exibirá The Code Breakers (Os Quebradores de Código)
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2006, 19:48 »
quarte

valeu a tradução

também vi o programa e ia postar o que entendi, visualmente falando, pois não manjo muito de inglês...rs

lembrando-me de algo mais do que vc falou posto aqui

inté

Offline eng_ividal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
BBC exibirá The Code Breakers (Os Quebradores de Código)
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2006, 20:54 »
ai muito boa  a traduçao do programa .
Celeron D 2.66 G
Phitronics P7V800Pro-M (onboard)
1GB memoria DDR400
UBUNTU 6.10 em dual boot com XP

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: BBC exibirá The Code Breakers (Os Quebradores de Código)
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2007, 22:35 »
Eu sei que é meio antigo mas me interessei em ver o documentário de novo, procurei aqui e não achei, mas na busca do google vídeos eu achei:

http://video.google.com/videoplay?docid=7894714482218207293&q=bbc+code+breakers

Pra quem quiser ver de novo!

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Re: BBC exibirá The Code Breakers (Os Quebradores de Código)
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 19:47 »
Estão os 2 episódios na rede do emule também, com cerca de 500MB cada :-)

Eu sei que é meio antigo mas me interessei em ver o documentário de novo, procurei aqui e não achei, mas na busca do google vídeos eu achei:

http://video.google.com/videoplay?docid=7894714482218207293&q=bbc+code+breakers

Pra quem quiser ver de novo!
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net