Autor Tópico: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?  (Lida 10684 vezes)

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Online: 03 de Fevereiro de 2007, 17:18 »
esse tópico a primera vista parece ser idiotice por parecer que todo mundo pensa o mesmo. porem não é assim

o linux é um sistema maravilhoso,mas cada um tem seu motivo de usa-lo:
alguns começaram a gostar do software livre,a idea todo o movimento do software livre

outros que chegaram ao linux foi simplesmente conhecer o novo,não foi nem um ideal nem por estar insatisfeito do sistema que usava,mas pra testar algo novo e acabaram aprovando

tem pessoas que acabam usando meio que obrigadas por alguma empresa que tem linux,que dai ele procura saber,que dai ele pode começar ou não gostar,mas que de qualquer forma ele utiliza o linux

outros simplesmente insatisfeito com o sistema que usavam,e queriam algo diferente,no caso descobriram o linux (não se engane! esse motivo é o que faz o pessoal não voltar ao windows,mas é raro pessoas chegarem no linux por esse motivo)

alguns por recomendações,que pra pessoa não teria diferença como foi recomendado acabou optando por esse sistema linux

alguns por querer aprender mais por esse sistema que em alguns casos parece complexo,e quer aprender como funciona

bem pode haver diversos motivos,mas por favor não resuma em poucas palavras! isso é importante mesmo!

mas mesmo que o seu motivo não tenha nada a ver com software livre,fale um pouco sobre o que você pensa

ok,agora meus comentários:
-----
eu iniciei por interesse em aprendizado,faz tempo,naquele tempo linux não tinha distros facilitadas como o ubuntu, depois de um tempo comecei a gostar do linux,de maneira nem uma por ser livre,mas por eu gostar do sistema operacional. hoje o pessoal pensa que todos usuários linux estão no linux por querer liberdade... mas não é assim, eu gosto de programas bons,não importa que seja proprietários,que seja isso ou aquilo,gosto sim do SL mas não é por esse motivo que me traz ao linux não! e me REVOLTO quando o pessoal de vez enquando quer dizer algo como "não compro programas pra linux só pra windows" pois linux pra eles tem quer ser sinônimo de liberdade,mas na hora de usar o que é precisso vai ao outro sistema... bem cada um com seu ponto de vista mas o meu é esse
-----
a todos que responderem,obrigado


Offline S3RG10 M3LO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 22:30 »
Segurança e estabilidade.

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 01:00 »
Olha, vou ser sincero com vcs. Na primeira vez que usei, o motivo foi

preço.

na época, e ainda hoje, tenho uma ideologia que nao me permite desrespeitar a lei, e pelo menos faço o melhor que eu posso nesse sentido. E também não tinha dinheiro suficiente para comprar o Windows original, bem como tava bem curioso pra usar aquele "sistema de hackers, de expertos".

hoje em dia uso por outro motivo, nao só por motivos financeiros (a Microsoft até barateou o Windows, está relativamente acessível), mas porque o Ubuntu e o Linux em geral é único e singular tanto na variedade de opções (quantos gerenciadores de janelas tem no Windows?) quanto na velocidade em que ele se desenvolve, melhora, além da possibilidade de eu estar 'dando meus centavos' de várias maneiras para ajudar a melhorá-lo...

Segurança nao preciso citar... o Windows melhorou um pouco (bem poquinho, mas melhorou) nesse sentido, é claro não o suficiente... e me sinto ultra-seguro no linux.

Também me dá prazer dizer pras pessoas: "No linux não existe vírus" hehehe
sim sim, você vai me dizer que existem, but spare me the lecture :D

Eles ficam maravilhados e boquiabertos, quando mostro a eles efeitos especiais em janelas, o quanto o linux pode proporcionar na produção gráfica... na empresa em que trabalho, sou tachado de "o cara da nasa" hehe pq dizem que uso software muito avançado para a mente humana.... hehehehehe

Nunca "quiz aprender" o linux por assim dizer, mas acabei 'aprendendo' porque como já citei ele é singular.

bom, chega por hoje... otro dia postamos mais :D

t+

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 02:14 »
Salve!
Desculpe-me , mas...terei que resumir :
1- Esse fórum http://ubuntuforum-pt.org/
2- Linux será o futuro
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 02:40 por k7br »

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 10:31 »
Não gosto de monopólios.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Totoro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
  • nada melhor que um bom SO pela manhã
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 10:48 »
eu começei a usar o linux porque eu não aguentava mais o windows e todos aqueles seus problemas

um dia eu me enfezei e começei a pesquisar uma distro.... eu já conhecia o kurumin e o suse beeem de leve e já tinha lido muito sobre o linux....

mas depois de pesquisar acabei aqui XDD
a melhor distro e com o melhor beneficio de todas e como disse o k7br tem um bom forum e o linux é o futuro

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 11:42 »
FREEDOM...

Também me dá prazer dizer pras pessoas: "No linux não existe vírus" hehehe
sim sim, você vai me dizer que existem, but spare me the lecture :D

Todo Linuxer se gaba disso... ;D
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 11:45 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 11:53 »
A liberdade e a capacidade de participar no seu desenvolvimento.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 12:31 »
Limitações de memória, quantidade de máquinas, e insegurança de se vender trabalhos grandes feiitos em Windows.
A Microsoft é tecnicamente imprevisível, e todos ficam á mercê por que o software não é seu nem meu nem de ninguém, é dela, a sun é vendedora de hardware e a Apple também, e são muito caros. O Linux não é barato também do ponto de vista de treinamento, mas dá muito mais retorno com tempo.

São motivos técnicos e profissionais.

Offline guilherme_bc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 14:20 »
Montei uma lan-house há uns 4 anos. Tinha nas máquinas o windows 98 e no servidor o win2000. O servidor funcionava como gateway para internet, servidor http, servidor de jogos (CS) e só. Era um XP 2,1 GHz com 512 de ram. Super enxuto. Mas travava com muita frequência. Precisava desligá-lo e reiniciá-lo a cada 2 ou 3 dias, senão sua performance era muito prejudicada.

Pesquisei alternativas de Linux e acabei utilizando uma distro muito pequena, o Smoothwall ... cara.. incrível. O CD de instalação tinha menos de 100Mb. Já vinha com firewall, servidor dhcp e algumas outras coisinhas. Com um pouco de pesquisa em foruns (isso também no Linux é muuuuito bom) consegui instalar um servidor http e o servido de CS. A distro não tinha muitas opções, resolvi pesquisar mais. Na época achei que valia a pena e comprei o Conectiva 8, versão com suporte. Paguei R$ 300,00, um dinheiro muito bem investido. Refiz os servidores e só desliguei o micro uns 2 anos depois, quando fechei a loja. Ele nunca travou, nunca perdeu performance e nunca tive problemas de invasão (mesmo habilitando acesso remoto com VPN, servidor web, ftp, webmail, proxy com filtro de conteúdo ...). Resumindo: show.

Hoje tenho o ubuntu em casa, por acreditar nele e ser um fã!. Acho um sistema muito rápido, realmente multitask e bonito. Os screensavers em OpenGL (tá bom, é só um exemplo) são imbatíveis ... Estou tentando convencer minha esposa, para deixar a máquina com um só sistema operacional. Ela ainda tem alguns receios, mas é por questão de costume. No trabalho, windows, nos cyber-cafés, windows, na padaria, windows ... ela ainda acha um mundo estranho, mas quando começar a usar, tenho certeza que não volta atrás. A única ressalva ... o OpenOffice não é 100% compatível com o office ... às vezes qdo levo trabalho pra casa acabo perdendo formatação de alguns arquivos ... mas é só.

Bom, é isso.

Um abraço a comunidade !!

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 14:58 »
E ae galera!
O que mais me atrae é filosofia Linux em si! Até agora não pude verificar com exatidão o quanto a performace diferencial do linux sobre o windows. Ainda sou um iniciante e a única coisa que me prende ao windows ainda é os jogos (que por enquanto não sei instalar no Ubuntu) e o internet explore (pois meu pai necessita de um site que só funciona direito - mas vou descobrir como concertar isso - nele). Mas logo logo vou resolver esses problemas!
A filosofia desse "mundo" é muito legal, a ajuda que os membros de comunidades oferecem, não tem limitação de informação, tem gente que perde meses escrevendo tutoriais para ajudar o mundo linux, isso tudo pra mim é ilário!

Esse é o maior motivo

Offline telmotr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Abaixo a pirataria -- Use software livre
    • Ver perfil
Desafio
« Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 14:59 »
Meu ingresso no linux foi muito por acaso, e  a história nao é nada bonita nem ideológica.

O fato é que na época eu morava em uma cidade na amazonia em que só existia uma banca de revistas (isso faz uns 5 anos) eu adorava informática entao a revista aparecia eu comprava, um belo dia vem uma revista (usada) com um cd de um tal de Linux, eu comprei e fui instalar o negócio. O particionador era o fips ainda... Resultado, nao consegui instalar e perdi todos os dados de meu HD (que nao tinha backup)

Fiquei furioso e disse pra mim mesmo, agora eu instalo esse negocio nem que seja a força, por via das dúvidas comprei outra revista que vinha (me lembro) uma versao antiga do mandrake. Reinstalei meu maravilhoso Windows ME (do tanta risada quando lembro)  e fui a batalha. CONSEGUI, fiquei maravilhado ... mas havia um detalhe, meu winmodem nem a pau.

Fiquei furioso denovo e decidi que ia fazer o diabo do winmodem funcionar... depois de muita e muita tentativa (e na época tinha o problema se o modem funciona a placa de som para... lembra... tempo divertido) depois de tudo consegui tudo redondinho. Felicidade.

O resultado foi que tive contato com o mundo livre, com as ideias livres e apesar de ter começado com o linux pelos motivos errados já faz 3 anos que nao uso windows em meu micro (embora confesso que ele tá lá, instalado em dual boot detalhe: tenho licensa). Hoje em dia uso linux nao pela sua estabilidade, por sua segurança e correçao de bugs extremamente rápida. Hoje o que prego é a liberdade, a total e irrestrita liberdade. Se eu quero usar linux uso, se quero pagar pra usar windows sou livre pra fazer o que quero... se quero minha tela piscando em verde limao eu posso fazê-lo, posso fazer o que eu quizer.
O outro motivo e nao menos importante é a ideia da comunidade livre, do compartilhamento do conhecimento, todos se ajudando como se fosse uma imensa máquina pensante ao redor do mundo, nao conheço a maioria de voces, mas tenho um grande prazer em ajudar, em dizer o que sei e o que descubro e ao mesmo tempo em aprender, em absorver o conhecimento dessa máquina da qual eu humildemente tento fazer parte.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 15:02 por telmotr »

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 15:15 »
Meu motivo inicial foi, simplesmente, "querer conhecer o novo". Botei o Ubuntu e... Bom, como vi que poderia fazer tudo o que eu já fazia com o Ruindows, precisando de muito menos hardware e de maneira eficiente, acabei praticamente nunca mais usando o Ruindows (a menos para coisas altamente específicas). A adesão à "filosofia" do software livre veio muito, muito depois disso.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 15:31 »
Comecei a usar linux:

Porque gostava de usar softwares que ninguém usava, já tinha colocado no Windows toda a sorte de softwares "opensource", antes disso já namorava o Linux desde um conectiva "home" que custava 70 mangos e um amigo meu usava, eu ajudava ele a testar o Licq, era terrível. O próximo passo lógico foi instalar Linux.

Depois tive contato com Mandrake e Kurumin através de outro amigo. Mas só fuçava, não cheguei a instalar no computador.

Fiz um trabalho na faculdade sobre anarquismo X software livre eu acabei instalando o Breezy que tinha acabado de ser lançado e eu vi uma "propaganda" no Superdownloads.

Agora eu uso porque eu gosto da estabilidade/ segurança/ preço/ filosofia/ desenvolvimento/ liberdade/ tirar screenshots e mostrar pra quem usa Windows.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 15:37 por inc3rt c0in »

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Qual o REAL motivo da sua utilização do linux?
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 18:14 »
meu motivo principal é porque nunca gostei do windows... só me interessei em estudar e instalar quando soube que existia o wine (claro q é beta, mas quebra muitos galhos pra tarefas sem programas alternativos).
internet explore (pois meu pai necessita de um site que só funciona direito - mas vou descobrir como concertar isso - nele). Mas logo logo vou resolver esses problemas!
http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Main_Page ;)
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333