Autor Tópico: Erro troca gerenciador de janelas  (Lida 8861 vezes)

Offline rogeriojlle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Erro troca gerenciador de janelas
« Online: 10 de Novembro de 2005, 09:19 »
MOVIDO "não postar dúvidas no tópico dicas e truques"

Citação de: "Xterminator"
Para tocar o gerenciador de janelas , por exemplo trocar o Metacity pelo Openbox chame o openbox por um terminal com a opção --replace.

Código: [Selecionar]
openbox --replace

em seguida  salve a sessão ou em um terminal

Código: [Selecionar]
gnome-session-save


Agora lascou tudo, fiz comandos os citados mas não abre mais o modo grafico, e quando abre é só o padrão, já tinha baixado o enlightenment pelo synaptic mas não aparecia no menu de login, (o xfce funcionou direitinho)
Agora quando aperta ctrl+alt+backspace volta pro modo texto

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2005, 10:15 »
Você pode descrever exatamente o que fez, assim posso fazer os testes e te dar um diagnóstico.
este comando funciona com gerenciadores de janela compatíveis com o Extended Window Manager Hints "EWMH"

Se puder me passar exatamente o que fez, ficaria melhor para ajudá-lo
posso garantir que o comando acima funciona corretamente com openbox,kwin,metacity,fvwm e mais alguns outros que seguem o padrão citado acima.
http://www.freedesktop.org/Standards/wm-spec

Offline rogeriojlle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2005, 11:42 »
Citação de: Xterminator
Você pode descrever exatamente o que fez, assim posso fazer os testes e te dar um diagnóstico.
este comando funciona com gerenciadores de janela compatíveis com o Extended Window Manager Hints "EWMH"

Se puder me passar exatamente o que fez, ficaria melhor para ajudá-lo
posso garantir que o comando acima funciona corretamente com openbox,kwin,metacity,fvwm e mais alguns outros que seguem o padrão citado acima.
http://www.freedesktop.org/Standards/wm-spec

Ok, primeiro abri o synaptic e procurei por "enlightenment", aí selecionei o pacote de mesmo nome para ser instalado o synaptic alertou que outros pacotes deveriam ser instalados também, até aí, tudo bem. foi o mesmo procedimento que tomei  no caso do xfce.
Instalados os pacotes apertei ctrl+alt+backspace  mas não apareceu o nome enlightenment na lista de sessões, abri a sessão no gnome mesmo, abri um terminal e digitei "enlightenment" surgiu uma tela informando o algo assim:
enlightenment already running, e tres botoes, um para se editar algo mas não abre nenhum editor de texto, ele simlesmente edita sem informar qual arquivo, outro pra não editar nada e o terceiro pra sair
(não tenho como colocar a imagem agora pois já é a quinta vez que reinstalo o ubuntu por causa dessas coisas de driver nvidia, java, driver da minha webcam, impressora etc que não dão certo e fazem um desastre no meu pc, inclusive tem um post meu sobre isso http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1387
como do jeito que estava não acontecia nada mesmo cliquei em editar aí surgiu outra tela de confirmação se quero realmente fazer isso, confirmei de novo aí reiniciei com ctrl+alt+backspace.
desse momento em diante não abriu mais o modo grafico tinha de dar(tinha...... pois já reinstalei de novo) o login em modo texto depois digitar "startx" aí entrava direto no gnome
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 18:16 por KubLin »

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2005, 11:55 »
Ah entendi, isto que ele pergunta é se você quer que ele "o enlightenment" crie o arquivo .xinitrc no seu $HOME automaticamente e se torne padrão, quando chegar em casa vou fazer uns testes e te passo o resultado
no ubuntu já testei os seguintes WM´s com o gnome, openbox,sawfih,enlightenment,twm e em todos os casos deram certo
logicamente os que não suportam EWMH, eu fiz manualmente ou pelo gconf-editor.
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 18:17 por KubLin »

Offline rogeriojlle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
é quase isso
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2005, 14:43 »
mas o que eu queria é que o enlightenment ficasse na lista de sessões lá na tela de login
mais uma coisa:
 estava (de novo) tentando instalar o java1.5 e dessa vez baixei o pacote pra rpm e depois converter pra deb usando o alien (já que nada o que eu tinha feito antes tinha dado resultado mesmo) sei que num dado momento  da conversão a coisa travou e ficou um diretório na minha pasta pessoal que levei um suador pra apagar
o classico:del - nao deixava porque o dono era o root
terminal :sudo rmdir - não deixava porque a pasta não estava vazia (nessa hora me deu uma raiva tão grande por causa de tentar instalar ouras coisas que não davam certo e agora ficar fazendo manha com uma simples pasta?  quase apaguei a partição do ubuntu, já estava com o cd do windows na bandeja quando resolvi não fazer isso e tentar de novo)
sei que tive de criar uma senha pro root só pra poder apagar a dita da pasta.
tem uma maneira simples de realizar coisas simples em linux? como por exemplo apagar uma pasta?

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: é quase isso
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2005, 16:07 »
Citação de: "rogeriojlle"
mas o que eu queria é que o enlightenment ficasse na lista de sessões lá na tela de login
mais uma coisa:
 estava (de novo) tentando instalar o java1.5 e dessa vez baixei o pacote pra rpm e depois converter pra deb usando o alien (já que nada o que eu tinha feito antes tinha dado resultado mesmo) sei que num dado momento  da conversão a coisa travou e ficou um diretório na minha pasta pessoal que levei um suador pra apagar
o classico:del - nao deixava porque o dono era o root
terminal :sudo rmdir - não deixava porque a pasta não estava vazia (nessa hora me deu uma raiva tão grande por causa de tentar instalar ouras coisas que não davam certo e agora ficar fazendo manha com uma simples pasta?  quase apaguei a partição do ubuntu, já estava com o cd do windows na bandeja quando resolvi não fazer isso e tentar de novo)
sei que tive de criar uma senha pro root só pra poder apagar a dita da pasta.
tem uma maneira simples de realizar coisas simples em linux? como por exemplo apagar uma pasta?


Entrão para remover diretórios "CUIDADO NO USO" pois um espacinho errado e você se dana este comando não tem volta nem faz pergunta alguma.

sudo rm -rf pasta que dá uma forçada.
explicando

sudo(espaço)rm(espaço)-rf(espaço)pasta

muito cuidado pois um espaço no lugar errado colocando o caminho completo o resultado é fatal.

Quanto a colocar o enlightenment no DM.
adicione ao diretório /usr/share/xsessions um arquivo nomeado enlightement.desktop com o seguinte conteúdo:
Código: [Selecionar]

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Enlightenment
Comment=Inicia o Gerenciador de Janelas Enlightenment
Exec=enlightenment
TryExec=enlightenment
Type=Application


Logicamente verifique o nome do executável do enlightenment


Código: [Selecionar]
whereis enlightenment

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2005, 19:35 »
isso que você fez foi pedaço de uma dica pra usar o openbox no lugar do metacity =X
antes de tudo deveria ter instalado os pacotes openbox e obconf

e o melhor é usar alt+f2 para executar aqueles comandos porque se você fechar o terminal seu gerenciador de janelas não vai existir mais (só depois que reiniciar) :D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2005, 19:51 »
Citação de: "LaSSarD"
isso que você fez foi pedaço de uma dica pra usar o openbox no lugar do metacity =X
antes de tudo deveria ter instalado os pacotes openbox e obconf

e o melhor é usar alt+f2 para executar aqueles comandos porque se você fechar o terminal seu gerenciador de janelas não vai existir mais (só depois que reiniciar) :D


creio que não tenha ocorrido isto, pois a partir do momento que o wm requisitado não existe o comando wm --replace não vai ser executado.
Código: [Selecionar]
edson@Zumbi:~$ kwin --replace
-bash: kwin: command not found


com um existente o comando seria executado.

Código: [Selecionar]
edson@Zumbi:~$ openbox --replace
I/O warning : failed to load external entity "/home/edson/.config/openbox/debian-menu.xml"

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2005, 19:58 »
é verdade... bem estranho hein =/
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline rogeriojlle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Re: é quase isso
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2005, 14:21 »
muito cuidado pois um espaço no lugar errado colocando o caminho completo o resultado é fatal.
Agora deu tudo certo, obrigado a todos
:!:
Quanto ao erro de digitação vou deixar para os newbies como eu, um truque que uso, que aliás não tem nada de extrordinário mas ajuda um monte:
Basta arrastar o arquivo/pasta que voce queira escrever o nome pra dentro da janela do terminal, ficará escrito o caminho desde a raiz do sistema de arquivos, ou então quando começar a escrever o nome do arquivo teclar TAB que o terminal completa pra voce, mas isso se voce estiver na mesma pasta do arquivo em questão
:!:

Offline rogeriojlle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Re: Erro troca gerenciador de janelas(voltou a ocorrer)!!
« Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2005, 00:32 »
Citação de: "rogeriojlle"
MOVIDO "não postar dúvidas no tópico dicas e truques"

Citação de: "Xterminator"
Para tocar o gerenciador de janelas , por exemplo trocar o Metacity pelo Openbox chame o openbox por um terminal com a opção --replace.

Código: [Selecionar]
openbox --replace

em seguida  salve a sessão ou em um terminal

Código: [Selecionar]
gnome-session-save


Agora lascou tudo, fiz comandos os citados mas não abre mais o modo grafico, e quando abre é só o padrão, já tinha baixado o enlightenment pelo synaptic mas não aparecia no menu de login, (o xfce funcionou direitinho)
Agora quando aperta ctrl+alt+backspace volta pro modo texto


o Problema voltou a correr, desta vez foi quando tentei ativar o agp para os drivers da nvidia, a única alteração que fiz foi colocar uma linha com os dizeres NvAgp  "1"(ou quase isso) no arquivo /etc/X11/xorg.conf na saeção "device", como estava no arquivo de ajda no site da Nvidia
reiniciei e não abriu mais o modo gŕafico
 removi a linha com o VI, deixando como estava antes e agora acontece a mesma coisa coisa quando eu tentei colocar o enlghtenment, tem de iniciar o modo grafico com "startx" e só abre o Gnome

  :evil: Se eu tiver de reinstalar pela sétima vez deixo de lado  :evil:

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2005, 14:32 »
Tu tem que colocar o seu gerenciador de janelas padrão ou então editar o teu .xinitrc ;D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline rogeriojlle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2005, 18:51 »
Citação de: "dealer"
Tu tem que colocar o seu gerenciador de janelas padrão ou então editar o teu .xinitrc ;D

nesse momento não estou usando meu computador, esse arquivo fica na minha "home"? ou é algo do root?

Offline rogeriojlle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2005, 09:44 »
Citação de: "dealer"
Tu tem que colocar o seu gerenciador de janelas padrão ou então editar o teu .xinitrc ;D

Não sei o que aconteceu, mas ontem a noite liguei o pc e tava tudo normal, dicerto depois que eu reeditei o xorg.conf deveria ter reiniciado a máquina

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Erro troca gerenciador de janelas
« Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2005, 12:44 »
Sim, fica no teu home, se não me engano tem o do root, dai ele padroniza o dos usuários que não tem esse arquivo em seus respectivos home's =D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem