Autor Tópico: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS  (Lida 49827 vezes)

Offline evandrorisso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #15 Online: 09 de MAR?O de 2007, 11:14 »
entaum o servidor é um suse 10.2 no modo grafico minimo, os clientes são ubuntu 6.10.
Quando passo o comando getent passwd ele apresenta o passwd do servidor os usuarios cadastrados no servidor, o nis esta perfeito pois mostra na tela de login os usuarios no cliente, pois alterei a tela de login justamente para poder ver se o nis estava funcionando.
no ubuntu eu começei a utilizar a conta de root para acessar, não a q vc cria na instalação e sim a de root mesmo.
O nfs monta normal unica coisa q achu estranho q quando entro como root a pasta home esta com um cadeado, mas consigo abrir normal menos gravar coisas dentro dela.
A mensagem de erro q esta apareçendo é a seguinte usuario ou senha invalidos, assim não consigo logar no servidor.
Mas uma coisa curisa foi a seguinte q quando o usuario esta cadastrado na maquina cliente ele loga normal e mostra a pasta home.

mas informações é só pedir pois estou sem saber o q fazer!!!vlw!!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #16 Online: 09 de MAR?O de 2007, 15:31 »
Amigo se esta nesse ponto, com os usuários aparecendo, a pasta montada do servidor na estação então esta complicado mesmo, além do que a mensagem de erro no login não diz muito.

Já fiz esta operação mais de uma vez e já ajudei ao menos uma meia dúzia de pessoas a fazer, e nunca aconteceu isso. Depois me adiciona no jabber.org (ou msn) e vamos conversar... achando a solução a gente posta aqui para os outros saberem.

[]'s
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline evandrorisso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #17 Online: 09 de MAR?O de 2007, 15:59 »
entaum descobri o erro....rs....o servidor estava configurado em um notebook, entuam o teclado do note tava ligado o num lock ai aonde digitava as letras  e os numeros com o num lock ligado ao invez de digitar letras eu digitava numeros,,,rs,,,obrigado pela atenção!!!!!qq duvida pergunto de novo!!!!flw vlw abraços t++!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #18 Online: 09 de MAR?O de 2007, 16:22 »
Valeu, que bom que resolveu, e continuo as ordens, caso tenha problemas tento ajudar, porque acabo aprendendo mais....

De qualquer forma Evandrorisso, como dica, para quando estiver tudo instalado, configurado, e atualizado abra o arquivo /etc/resolv.conf (faça antes um backup do arquivo!!) e deixe o arquivo limpo, assim o servidor ficará sem internet. O porque disso? Toda vez que eu ficava em internet no trabalho o servidor ficava lento e as estações não logavam (dando time out).

O Servidor sem a internet esta ligado a mais de 2 meses sem que eu veja a tela dele.

Boa sorte!!! Espero que não tenha problemas....

[]'s
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline helderam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
    • HMInfo
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #19 Online: 29 de Dezembro de 2008, 20:42 »
Caro Colega Campos,

Boa noite,

Depois deste tempo gostaria de saber qual sua opnião para instalar uma rede puramente linux, ou seja, um servidor Ubuntu e 200 estações Ubuntu tambem.

Todas as estaçoes fariam o login no servidor via NIS ou LDAP.

Na verdade gostaria de saber se realmente compensa criar o home dos usuarios somente no servidor. Não fica lenta a rede ?

Com a sua experiencia de bastante tempo, o que voce acha ?

Qual seria o melhor ou NFS ou sshfs ?

Grato,
Helder.
Helder Afonso de Morais
Desenvolvedor de Sistemas

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #20 Online: 29 de Dezembro de 2008, 23:16 »
Caro Colega Campos,

Boa noite,

Boa noite!

Citar
Depois deste tempo gostaria de saber qual sua opnião para instalar uma rede puramente linux, ou seja, um servidor Ubuntu e 200 estações Ubuntu tambem.

Todas as estaçoes fariam o login no servidor via NIS ou LDAP.

Na verdade gostaria de saber se realmente compensa criar o home dos usuarios somente no servidor. Não fica lenta a rede ?

Posso te dizer que manter a $HOME dos usuários no servidor evidentemente traz perda de performace, porém acho que os ganhos são compensadores.

Claro que isto depende muito da sua estrutura de rede, o hardware do seu servidor e estações.

Nós aqui vamos finalmente ter um bom hardware para o servidor, e também vamos migrar todas as estações para máquinas novas. Após estudos decidimos manter a rede como esta (com os arquivos dos usuários no servidor), porém pretendemos migrar de NIS para LDAP...

Só falta agora achar bom material para estudo, pois não terei coragem de migrar simplesmente fazendo a estrutura baseada em tutorial entrado na internet, pois na hora que houverem problemas (e sempre existem) quero estar bem seguro.

Citar
Com a sua experiencia de bastante tempo, o que voce acha ?

Qual seria o melhor ou NFS ou sshfs ?

Grato,
Helder.

Pretendo continuar usando NFS.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline helderam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
    • HMInfo
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #21 Online: 30 de Dezembro de 2008, 09:14 »
Caro Campos,

Grato pela resposta.

Estou montando um artigo/lembrete de como usar o LDAP.

http://helderam.wordpress.com/2008/12/28/openldap-no-ubuntu/

Tambem tem ulguns livros, que ainda não comprei nenhum:

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3088
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4706

Att.,
Helder
Helder Afonso de Morais
Desenvolvedor de Sistemas

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #22 Online: 31 de Dezembro de 2008, 14:06 »
Caro amigo capos, recentemente fiz uma configuração de Servidor cuja a função seria a seguinte:

* Samba com autenticação de usuarios, fazendo o Perfil Móvel dos Usuários e tambem fazendo o compartilhamento de algumas pastas necessárias;
* Servidor DHCP com IP fixo, ou seja, os IP's das estações são definidas pelo servidor cadastrando o MAC das placas de rede e definindo o IP para cada uma delas;
* Servidor de Internet, proxy com Squid e cahche de paginas com bloqueio a alguns sites;
* Tambem configurado como firewall da rede, fechando diversas portas e serviços não autorizados;

Toda a configuração foi feita sem usar LDAP, NIS, LAMP ou quaisquer outro método para cadastrar usuários e maquinas, tudo feito através de configurações do SAMBA e cadastramento normal dos usuários (sem poderes para logar no server e sem pasta home, tipo uma conta fantasma, existente apenas para o SAMBA.

Tudo esta funcionando perfeitamente bem, tanto a parte de logs dos usuarios com perfilmovel sendo criado e sincronizado a cada logoff, squid trabalhando a todo vapor, serviço de DHCP tambem respondendo em tempo real.

Pergunto:

com a experiência que você tem de um grande administrador de redes.
* Você acha que seria necessário fazer alguma outra implementação para cadastro de usuarios, maquinas e grupos?
* E para as permições dos usuarios o que você aconselharia? Haja visto que coloquei todas as permissões necessárias para que eles possam trabalhar normalmente sem problemas algum, mais claro, que negando qualquer outro acesso de estranhos tanto na rede quanto nas pastas dos usuários.
* Você saberia me dizer qual a função exata da utilização do LDAP? porque todos os topicos que leio (olha que leio muito) não tem uma definição clara assim como foi a do seu tópico, sempre colocam a coisa um tanto bruta sem maiores explicações.

OSB: Toda a configuração do Servidor foi feita com a Distribuição GNU/Linux CentOS5.2 e duas estações de trabalho em teste usando Ruwindows XP

Offline BinaryMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #23 Online: 15 de Outubro de 2010, 11:39 »
Opa amigo administrador, bom tópico, me ajudou bastante, para encurtar a conversa gostaria de te adicionar no msn para que pudesse me ajudar, estou trabalhando com linux atualmente e quero realizar autenticação de usuário em uma rede linux (usando nfs + nis), ficaria muito satisfeito se pudesse me add no msn (isaacnattan@hotmail.com) para que pudesse me ajudar com meu problema. (tenho uma certa urgência em resolve-lo, agradeceria se adicionasse o quanto antes). Desde já agradecido !! Abraço

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS
« Resposta #24 Online: 15 de Outubro de 2010, 12:56 »
Opa amigo administrador, bom tópico, me ajudou bastante, para encurtar a conversa gostaria de te adicionar no msn para que pudesse me ajudar, estou trabalhando com linux atualmente e quero realizar autenticação de usuário em uma rede linux (usando nfs + nis), ficaria muito satisfeito se pudesse me add no msn (isaacnattan@hotmail.com) para que pudesse me ajudar com meu problema. (tenho uma certa urgência em resolve-lo, agradeceria se adicionasse o quanto antes). Desde já agradecido !! Abraço

Desculpe, mas problemas com linux devem ser resolvidos via fórum, pois é assim que o conhecimento é compartilhado entre todos. Qualquer coisa feita via msn se perde ao fechar a janela de conversa.

Se quiser coloque aqui as dúvidas que se puder eu ajudo o mais rapidamente possível, além disto tem muito mais gente para te ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!