Autor Tópico: Alterando a qualidade de exibição das fontes do Ubuntu 6.06 ao 8.10!  (Lida 50590 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
A dica 1 serve para todas as versões da família Ubuntu (6.06 a 7.10), não testei nas versões anteriores. A dica 2 serve apenas na versão 6.10! Por favor leiam tudo antes de realizar qualquer modificação!   Obs: A versão 7.10 já possui os pacotes para melhoramento das fontes! Basta apenas usar a dica 1! Na versão 9.04 os comandos da dica 1 não funcionam mais devido as profundas alterações que o Xorg vem passando! Além disso, as alterações na qualidade das fontes ocorrem de maneira imediata na versão 9.04, como você notará ao alterar qualquer parâmetro dentro da aba fontes no Gnome!

1) Existem dois interpretadores para renderização das fontes no Ubuntu, são chamados Autohinting e Bytecode. Não vou ficar explicando o que cada um faz e nem vou me meter no debate sobre qual é melhor. Vocês poderão ver por si mesmos. Alguns preferem o Autohinting e outros o Bytecode. O Autohinting deixará as fontes mais escuras, parecendo que estão em Negrito, mas nem tanto. O Bytecode é a opção padrão.

Para alterar o interpretador e algumas outras configurações, vá até o terminal e digite:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config
Na primeira tela você verá três opções:

Native (Nativo) - Bytecode (é a opção padrão)
Autohinter - Autohinting
None (Nenhum) - Vai desligar os Interpretadores


Na segunda tela você poderá ativar ou não a renderização em Subpixel. Isto é útil apenas para Monitores de Cristal Líquido (LCD) e telas de Notebooks. A opção padrão do Ubuntu é Automatic (automático). Em Monitores CRT pode distorcer as fontes. As opções são as seguintes:

Automatic (Automático) - Detecta o tipo do seu Monitor para usar ou não o Subpixel
Always (Sempre) - Ativa o Subpixel independente do seu tipo de Monitor
Never (Nunca) - Nunca usa o Subpixel


Na terceira tela você terá a opção de ativar as fontes Bitmap. Essas fontes ao contrário das Fontes True Type, não ficam boas quando aumentadas de tamanho. Não há problemas em ativar esta opção.

Seguindo a dica do Wolverine, ative as mudanças:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure fontconfig

Feita as mudanças, saia da sua sessão e volte para ela, assim reiniciando o X para que as alterações tenham efeito.


A dica para os que usam monitores LCD como eu é a de Ativar o Autohinting  e o Subpixel. Também ativei as fontes Bitmaps.
Não há perigo em perder a parte gráfica com essas alterações e fica fácil voltar à configração padrão se não gostar do resultado.
   

Estando no Ubuntu é só acessar Sistema > Preferências > Fonte > Detalhes  e alterar o que você quiser, note agora que a cada opção você será capaz de notar resultados visíveis enquanto muda de opção.  Antes isso não acontecia. Para o Kubuntu e Xubuntu é nessário apenas alterar essas configurações nas suas respectivas sessões de configuração de fontes (é, eu não sei de cabeça né, se alguém se dispuser a me falar eu coloco aqui  ;) ).   

2) Não ficou satisfeito com o resultado? Ainda temos mais uma carta na manga!  Que tal alterar as bibliotecas responsáveis pela renderização das fontes? Sim é possível. Temos que alterar as bilbiotecas do Cairo. O desenvolvedor David Turner criou alguns patches não oficiais que melhoram a renderização das fontes em Monitores LCDs ( e de Notebooks também). Sim, os velhos CRTs estão de fora pessoal. É a idade, fazer o quê?  ;D

É só adicionar os seguintes repositórios:

Citar
deb http://www.elisanet.fi/mlind/ubuntu edgy fonts
deb-src http://www.elisanet.fi/mlind/ubuntu edgy fonts

Chave de autenticação dos repositórios acima:

Citar
gpg --recv-keys 937215FF
gpg --export --armor 937215FF | sudo apt-key add -

Depois é só realizar uma atualização da sua lista de repositórios (apt-get update) e realizar uma atualização do sistema (apt-get upgrade). Eles serão instalados sobre os pacotes oficias. É importante aceitar TODOS os pacotes que ele sugere para serem atualizados! Há risco de perder a sua parte gráfica se não fizer isso!

Gostei e estou usando no momento junto com a Dica 1.  Para quem lê muitas páginas da Internet a diferença é grande! Salta aos olhos!

Para algus pode existir um problema, dependendo da fonte que você usa no sistema, elas ficam muito escurecidas, como se o Negrito estivesse sempre ativado! Para quem não gostar disso, existe uma alternativa.  Alterar o arquivo fonts.conf para deixar a fonte mais "clara"! O seguro morreu de velho, faça um backup antes de modificar este arquivo! Adicione as seguintes linhas ao final do arquivo (use o seu Editor preferido como root):

Citar
sudo gedit /etc/fonts/fonts.conf

Citar
<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE fontconfig SYSTEM "fonts.dtd">
<!-- /etc/fonts/local.conf file for local customizations -->
<fontconfig>
<!-- If the font is bold, turn off autohinting -->
<match target="font">
 <test name="weight" compare="more"><const>medium</const></test>
 <edit mode="assign" name="autohint"><bool>false</bool></edit>
</match>
</fontconfig>

Volte a sair da sua sessão e retorne para ela.

Eu achei que as fontes ficaram apagadas demais com isso!  Não gostei, tirei essas linhas do arquivo fonts.conf e daí alterei o tipo de fonte que o Ubuntu usa no sistema. Para cada tipo (modelo) de fonte escolhida, o resultado é diferente. Agora uso as fontes Serif.


"Mas e se eu não gostar disso também?" Fácil, primeiro anote os nomes dos novos pacotes que ele vai atualizar antes de realizar a atualização. Depois é só removê-los, comente a lista adicionada acima, nova atualização da lista e volte a instalar os pacotes oficias que são estes - NÃO reinicie o X antes de ter voltado a instalar os pacotes responsáveis pela renderização das fontes! -  (lembrem-se, Ubuntu 6.10):

libfreetype6=2.2.1-5
libcairo2=1.2.4-1ubuntu2
libxft2=2.1.10-1ubuntu1

Lebrando mais uma vez que existe risco em perder a parte gráfica. Para ficar mais seguro, pode usar o seguinte comando no terminal (para voltar aos pacotes originais):

Citar
sudo aptitude install libfreetype6=2.2.1-5 libcairo2=1.2.4-1ubuntu2 libxft2=2.1.10-1ubuntu1

Volte a sair da sessão e retorne para ela!


As fontes sobre este assunto? Tá na ponta de um clique:

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=235526
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=275421&highlight=autohint
http://www.linuxjournal.com/article/9166

Era só isso pessoal! Bom proveito!













« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 17:44 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2007, 12:59 »
Cara, muito bom!
Consegui deixar a exibição de fontes do Dapper (que era meio apagada) igual à do Edgy (mais arredondadas e escuras.

Valeu! ;D
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline marmilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 15:59 »
No sistema em geral tá legal as fontes..
Mas sei lá.. tão meio esquizitas no firefox.. não sei se são meus olhos mas dá a impreção de que tao com algumas linhas coloridas(de azul) .. sei lá.. tá esquizito o negocio

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2007, 13:35 »
Sem querer ofender mas... qual é a utilidade prática dessa dica?  O que vem default já é o melhor, pelo menos no que eu pude perceber.

Mas sei lá.. tão meio esquizitas no firefox.. não sei se são meus olhos mas dá a impreção de que tao com algumas linhas coloridas(de azul) .. sei lá.. tá esquizito o negocio

Depois de testar em também reparei que algumas páginas no firefox as fontes ficaram meio diferentes.  Ficaram assim, serrilhadas, menos suaves, em especial as páginas da wikipedia.  Coincidência?  :-\
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline zumba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2007, 19:42 »
Valeu pela dica, mas achei melhor a maneira padrão do sistema.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2007, 19:43 por zumba »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2007, 20:03 »
É uma excelente dica, se vc trocar a fonte default ou utilizar outras fontes no openoffice fica um pouco apagado.

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Grush

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 13:45 »
também acho a qualidade das fontes no ubuntu ruim, rodei a dica 1 e atualizei os repositórios. Usei a chave de autenticação e o comando retornou OK, porém quando rodo 'apt-get update', ele retorna 'forbidden' nos dois casos, packages e sources.

Não conheço muito mas rodei tudo direitinho, o que pode ser?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 14:43 »
Olha amigo eu só fiz a dica do "sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config" e depois reiniciei o servidor gráfico e agora está tudo beleza!!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 09:01 »
 :D
Pessoal, em Preferências de Aparência >Fontes>no canto inferior direito>detalhes>no canto superior esquerdo>ajustei para 120 pontos por polegada.
Ficou show!
Depois é so ajustar os tamanhos das fontes. Área de trabalho, título de janelas etc.
Verifique também alguns navegadores.
Tudo simples, sem problema.
Gostei demais do resultado.
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 09:12 »
Por exemplo, no google earth utilizei o comando ( em "executar  aplicação" ):

echo 7 > ~/.googleearth/Registry/google/googleearthplus/User/render/guifontsize

Pode-se mudar para 8 ou 9, vai a gosto.

No Galeon e no Ephifany é só ir em editar>preferências>fontes.
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Offline Milanos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #10 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 17:11 »
:D
Pessoal, em Preferências de Aparência >Fontes>no canto inferior direito>detalhes>no canto superior esquerdo>ajustei para 120 pontos por polegada.
Ficou show!

Cara concordo totalmente! Show de bola, aumentei até 115, acima, meu UOL acavala, não sei se ele está mal config. noto que a tela (do uol) não abre na extensão da tela ( LCD 17 ) não alcança a margem esquerda. talves seja minha  Ingo (norância!!). Mas muitíssimo obrigado

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #11 Online: 01 de MAR?O de 2008, 17:08 »
Foi criado o site http://brainstorm.ubuntu.com onde todos os usuários podem se cadastrar e sugerir melhorias para a próxima versão do Ubuntu.

Eu me cadastrei e fiz uma sugestão exatamente para melhorar a exibição de fontes do Ubuntu. Por favor, quem puder e achar interessante, vote na minha idéia:

http://brainstorm.ubuntu.com/idea/96/  :o  ;D

Afinal, toda vez que eu (e muitos que estão lendo este post agora) instalo o Ubuntu tenho que fazer exatamente como o Galactus descreveu neste Post! Aliás, valeu Galactus!

Abraço a todos!
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline alexandreoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
    • http://alexandreoz.homelinux.com
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2008, 10:18 »
Usei a dica, mas achei a maneira padrão + bacana...
já desfiz a mesma..

Achei que no firefox em especial ficou muito ruim.. na área de trabalho a diferença foi para bem melhor.

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2008, 16:05 »
Legal gostei do tutorial mas eu melhorei as fonts do ubuntu usando la em sistema/preferencia mudei algumas opções e ficou muito bom ate um amigo q veio aki em casa gostou, e interessante q o pessoal coloque uma screenshot ou coloque que fontes estao usando como dica, agora estou usando uma fonte muito legal que achei nesse blog chamada lucida grande ja no titulo das janelas uso Trebuch ms, para poder usar tem que instalar o pacote msttcorefonts

                                       
« Última modificação: 10 de Setembro de 2008, 16:08 por Flaviodbz »

Jabber:flaviodbz@jabber.org

Offline Gustavo Ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Alterando a qualidade de exibição das fontes no Ubuntu!
« Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2008, 17:50 »
Galera desculpe a burrice.
mas me digam , As dicas servem para Ubuntu 8.4 ??
Ciléia Te Amo Muito Muito