A dica 1 serve para todas as versões da família Ubuntu (6.06 a 7.10), não testei nas versões anteriores. A dica 2 serve apenas na versão 6.10! Por favor leiam tudo antes de realizar qualquer modificação! Obs: A versão 7.10 já possui os pacotes para melhoramento das fontes! Basta apenas usar a dica 1! Na versão 9.04 os comandos da dica 1 não funcionam mais devido as profundas alterações que o Xorg vem passando! Além disso, as alterações na qualidade das fontes ocorrem de maneira imediata na versão 9.04, como você notará ao alterar qualquer parâmetro dentro da aba fontes no Gnome!
1) Existem dois interpretadores para renderização das fontes no Ubuntu, são chamados
Autohinting e
Bytecode. Não vou ficar explicando o que cada um faz e nem vou me meter no debate sobre qual é melhor. Vocês poderão ver por si mesmos. Alguns preferem o Autohinting e outros o Bytecode. O Autohinting deixará as fontes mais escuras, parecendo que estão em Negrito, mas nem tanto. O Bytecode é a opção padrão.
Para alterar o interpretador e algumas outras configurações, vá até o terminal e digite:
sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config
Na primeira tela você verá três opções:
Native (Nativo) - Bytecode (é a opção padrão)
Autohinter - Autohinting
None (Nenhum) - Vai desligar os Interpretadores
Na segunda tela você poderá ativar ou não a renderização em Subpixel. Isto é útil apenas para Monitores de Cristal Líquido (LCD) e telas de Notebooks. A opção padrão do Ubuntu é Automatic (automático). Em Monitores CRT pode distorcer as fontes. As opções são as seguintes:
Automatic (Automático) - Detecta o tipo do seu Monitor para usar ou não o Subpixel
Always (Sempre) - Ativa o Subpixel independente do seu tipo de Monitor
Never (Nunca) - Nunca usa o Subpixel
Na terceira tela você terá a opção de ativar as fontes Bitmap. Essas fontes ao contrário das Fontes True Type, não ficam boas quando aumentadas de tamanho. Não há problemas em ativar esta opção.
Seguindo a dica do Wolverine, ative as mudanças:
sudo dpkg-reconfigure fontconfig
Feita as mudanças, saia da sua sessão e volte para ela, assim reiniciando o X para que as alterações tenham efeito.A dica para os que usam monitores LCD como eu é a de Ativar o Autohinting e o Subpixel. Também ativei as fontes Bitmaps.
Não há perigo em perder a parte gráfica com essas alterações e fica fácil voltar à configração padrão se não gostar do resultado. Estando no Ubuntu é só acessar
Sistema > Preferências > Fonte > Detalhes e alterar o que você quiser, note agora que a cada opção você será capaz de notar resultados visíveis enquanto muda de opção. Antes isso não acontecia. Para o Kubuntu e Xubuntu é nessário apenas alterar essas configurações nas suas respectivas sessões de configuração de fontes (é, eu não sei de cabeça né, se alguém se dispuser a me falar eu coloco aqui

).
2) Não ficou satisfeito com o resultado? Ainda temos mais uma carta na manga! Que tal alterar as bibliotecas responsáveis pela renderização das fontes? Sim é possível. Temos que alterar as bilbiotecas do Cairo. O desenvolvedor
David Turner criou alguns patches não oficiais que melhoram a renderização das fontes em Monitores LCDs ( e de Notebooks também). Sim, os velhos CRTs estão de fora pessoal. É a idade, fazer o quê?

É só adicionar os seguintes repositórios:
deb http://www.elisanet.fi/mlind/ubuntu edgy fonts
deb-src http://www.elisanet.fi/mlind/ubuntu edgy fonts
Chave de autenticação dos repositórios acima:
gpg --recv-keys 937215FF
gpg --export --armor 937215FF | sudo apt-key add -
Depois é só realizar uma atualização da sua lista de repositórios (apt-get update) e realizar uma atualização do sistema (apt-get upgrade). Eles serão instalados sobre os pacotes oficias.
É importante aceitar TODOS os pacotes que ele sugere para serem atualizados! Há risco de perder a sua parte gráfica se não fizer isso! Gostei e estou usando no momento junto com a Dica 1. Para quem lê muitas páginas da Internet a diferença é grande! Salta aos olhos!
Para algus pode existir um problema, dependendo da fonte que você usa no sistema, elas ficam muito escurecidas, como se o Negrito estivesse sempre ativado! Para quem não gostar disso, existe uma alternativa. Alterar o arquivo fonts.conf para deixar a fonte mais "clara"! O seguro morreu de velho, faça um backup antes de modificar este arquivo! Adicione as seguintes linhas ao final do arquivo (use o seu Editor preferido como root):
sudo gedit /etc/fonts/fonts.conf
<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE fontconfig SYSTEM "fonts.dtd">
<!-- /etc/fonts/local.conf file for local customizations -->
<fontconfig>
<!-- If the font is bold, turn off autohinting -->
<match target="font">
<test name="weight" compare="more"><const>medium</const></test>
<edit mode="assign" name="autohint"><bool>false</bool></edit>
</match>
</fontconfig>
Volte a sair da sua sessão e retorne para ela.
Eu achei que as fontes ficaram apagadas demais com isso! Não gostei, tirei essas linhas do arquivo fonts.conf e daí alterei o tipo de fonte que o Ubuntu usa no sistema. Para cada tipo (modelo) de fonte escolhida, o resultado é diferente. Agora uso as fontes Serif.
"
Mas e se eu não gostar disso também?" Fácil, primeiro anote os nomes dos novos pacotes que ele vai atualizar antes de realizar a atualização. Depois é só removê-los, comente a lista adicionada acima, nova atualização da lista e volte a instalar os pacotes oficias que são estes -
NÃO reinicie o X antes de ter voltado a instalar os pacotes responsáveis pela renderização das fontes! - (lembrem-se, Ubuntu 6.10):
libfreetype6=2.2.1-5
libcairo2=1.2.4-1ubuntu2
libxft2=2.1.10-1ubuntu1
Lebrando mais uma vez que existe risco em perder a parte gráfica. Para ficar mais seguro, pode usar o seguinte comando no terminal (para voltar aos pacotes originais):
sudo aptitude install libfreetype6=2.2.1-5 libcairo2=1.2.4-1ubuntu2 libxft2=2.1.10-1ubuntu1
Volte a sair da sessão e retorne para ela!
As fontes sobre este assunto? Tá na ponta de um clique:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=235526http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=275421&highlight=autohinthttp://www.linuxjournal.com/article/9166Era só isso pessoal! Bom proveito!