Autor Tópico: X nao inicia após atualização...  (Lida 2295 vezes)

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
X nao inicia após atualização...
« Online: 19 de Janeiro de 2007, 00:41 »
Ae pessoal...
A cada atualização que eu faço no Ubuntu hj em dia me faz pensar em trocar de SO...
To ficando cada vez mais estressado com isso...
Bom até agora o que eu fazia quando eu atualizava o sistema era:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorf.conf.backup
sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst.backup
e após a atualização, quando o Grub sempre aparecia sem as entradas que eu tinha adicionado e o X nao iniciava mais:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf.backup /etc/X11/xorf.conf
sudo cp /boot/grub/menu.lst.backup /boot/grub/menu.lst

Hoje esse procedimento não funcionou... E após iniciar o X do nada ele volta pra tela de Login...Eu percebo que muito pelo contrário do que as pessoas dizem, o linux não é um sistema operacional para Leigos... até hoje eu ouvia dizer que para quem aprende a mexer em um computador através do Windows é dificil a migração para Linux, mas se a pessoa se inicia através do Linux, o aprendizado se torna mais fácil...

TUDO MENTIRA: Eu queria que alguem me explicasse, nesses quase dois anos que uso linux, como que algum Leigo vai conseguir atualizar o sistema visto as dificuldades que são geradas após a mesma...

Bom desculpa ai o desabafo pessoal, mas é que hoje fiquei realmente triste ao saber que eu nunca poderia indicar o Linux como sistema operacional padrão para um Leigo em informática.

Abraços.
Falou.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: X nao inicia após atualização...
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2007, 01:17 »
2 anos de Linux e não percebeu que ele não é perfeito?

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: X nao inicia após atualização...
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:35 »
quando o windows simplismente nao inicia mais, o que o usuario leigo faz?reinstala o sistema, quando o Linux simplismente nao inicia mais, o que o usuario leigo faz?reinstala o sistema, mas ele tem mais uma ferramenta, procurar a solucao e ele mesmo resolver, o Linux nao e perfeito, nenhum sistema e...

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg ...tenta ae...

vc deletou c lmbra de ter feito alguma modificacao no teu usuario a ultima vez que usou o sistema?

tente tambem logar no "failsafe"...

sudo su
startx
Temos que fixar o bug #1.

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: X nao inicia após atualização...
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2007, 21:54 »
quando o windows simplismente nao inicia mais, o que o usuario leigo faz?reinstala o sistema, quando o Linux simplismente nao inicia mais, o que o usuario leigo faz?reinstala o sistema, mas ele tem mais uma ferramenta, procurar a solucao e ele mesmo resolver, o Linux nao e perfeito, nenhum sistema e...

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg ...tenta ae...

vc deletou c lmbra de ter feito alguma modificacao no teu usuario a ultima vez que usou o sistema?

tente tambem logar no "failsafe"...

sudo su
startx

Opa rodox12...
obrigado pela ajuda, eh que agora não estou em casa para postar os resultados, mas assim que puder eu digo se sua dica funcionou...xD

Abraços.
Natureba.

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: X nao inicia após atualização...
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2007, 02:23 »
aqui em casa o meu grub esta todo personalizado e toda vez que o sistema é atualizado ele perde algumas configurações, o que faço é manter uma versão do menu.lst padrão que eu deixo guardada (menu.lst.padrao).

Quando vejo atualização de kernel, atualizo, depois, ao reiniciar, copio as modificações do meu menu.lst.padrao para o menu.list, mantendo os kernels mais recentes instalados, adicionando o windows pro povo aqui de casa e tudo mais.


Quanto ao X, não sei porque toda vez você está perdendo as configurações dele toda vez que atualiza o kernel não...isso não era para acontecer. Qual sua arquitetura ai? é smp (mais de um processador, ou tecnologia HT) seu kernel?

verifica se o pacote linux-restricted-modules correspondete ao seu kernel está instalado.....aqui em casa meu X estava dando problema por falta dele.

Ainda assim, verifica os driver, instala tudo direitinho e mantem também um xorg.conf padrão, ou de backup... com tudo isso feito, espero que não dê mais problemas ai.

e cara, não desista do Linux.....vc já pensou o quanto vc aprendeu mexendo com ele ai ao invés de mexer com o windows? vc já configurou algum arquivo de boot ou do gerenciador de janelas do windows?

E, por ultima caso, sempre tem o povo aqui do forum pra ajudar! =)

Abraços e boa sorte