Muito bem amigos da rede Ubuntu!
Resolvi testar o DreamLinux para saber se ele é tão “Dream” assim. Meu interesse é descobrir como ele se sai instalado no HD.
A configuração utilizado foi a seguinte:
Atlhon XP 2600 com 1GB de RAM, ABIT NF7-S2, HD IDE de 10GB e 5400rpm, Gravadora de DVD e leitora de CD, monitor LCD de 17pol e placa de vídeo Geforce FX5200 com 128MB de RAM. ADSL por autenticação.
Dei o boot no Live-CD e após alguma demora, ele pergunta sobre a resolução do Monitor. Depois de escolhida a resolução ele demora mais um pouco e entra no ambiente gráfico XFCE totalmente modificado. Está uma cópia do Mac. Engage já habilitado por padrão (para quem não sabe, o Engage é o responsável pelo Menu flutuante na base da tela em que os ícones aumentam de tamanho ao se passar o ponteiro do Mouse sobre o mesmo).
Só fiz questão de me certificar que a ADSL funcionaria antes de instalar o DreamLinux no HD. Ele possui um ícone para configurar a ADSL (usa o ppoeconf). Para o usário que vem do Windows e nunca usou XFCE, vai estranhar ter que clicar com o botão direito do Mouse na área de trabalho para ter todas as opções do Menu visiveis.
Com a ADSL funcionando passei para à instalação no HD. Existe outro ícone indicando essa funcionalidade. O instalador é gráfico e mostra que você precisará de 7 passos para ter o DreamLinux no seu HD.
O Particionador gráfico deu erro e se recusava em apagar a partição SWAP do OpenSUSE 10.2 . Eu instalei o DreamLinux sobre o OpenSUSE. Achei muito estranho, ele apagou a partição Raiz e Home mas não a Swap. O instalador dá a opção de usar o Cfdisk (particionador em modo texto). Com o bom e velho modo texto o particionamento ocorreu muito bem. Não sei se o DreamLinux estava usando a partição Swap do SUSE e por isso não apagava a mesma, mas vai saber né....
Agora imagine um usuário que nunca usou o Cfdisk....
Como padrão só crio uma partição raiz em Ext3 (com 9.3GB) e outra Swap (com 480MB), para melhor comparar todas as distros que texto nesta configuração.
O instalador indica em porcentagem e barra de progresso o quanto já foi transferido para o HD; além de mostrar o total de dados a ser transferidos: 1957MB.
Tempo de transferência no meu PC: 5 minutos e 25 segundos. Pediu o nome do Host (sugere o nome Dream), senha do Root, nome e senha do usuário e finalmente no sétimo passo onde ele deve instalar o Grub (dá várias opções entre elas um disquete). Devo dizer que o instalador ainda dá várias opções de particionamento (partições separadas).
Enfim, a instalação leva menos de 15 minutos. Tempo de boot: 40 segundos.
Avisa logo em seguida que o sistema só funcionará sem restrições com a ativação do sudo. Após digitar a senha ele dá a seguinte mensagem: Pronto, aproveite o DreamLinux!
O visual do Mac tem muitos fãs, eu não sou um deles, mas sei admitir quando um visual fica bonito. E achei o visual do DreamLinux bonito. O único senão é que poderiam ter feito o ícone de “esconder as janelas e mostrar a área de trabalho” de outra cor, diferente da cor branca. Fica tudo igual a barra de tarefas, além dele ser muito pequeno, mas ele acompanha a largura da barra.
Cliquei no ícone computador e ele mostra todos os dispositivos da pasta mnt. Cliquei dua vezes nos outros dois Hds que ele listou, mas não foram montados. É preciso clicar com o botão direito e apertar a opção Mount. Aí sim ele monta a partição. Isso funcionou normalmente com a partição ext3 e Reiserfs, tive acesso de leitura e escrita das minhas outras partições. Como não tenho mais o Ruindows instalado, não sei se o assistente de “ativar escrita em NTFS” funciona.
Coloquei o Desenho dos Incríveis na Leitora de DVD, é o DVD original. Ele aparece montado no Thunar mas não aparece na área de trabalho e nem chama os reprodutores de filmes automaticamente. Pluguei o cartão de memória e ele também aparece montado no Thunar mas não na área de trabalho. Daí pluguei a Câmara digital (uma Canon A610) e nada aconteceu. Mesmo com o Gtkam e o Gphoto2 instalados. Notei que a versão do Gphoto2 (responsável pelo reconhecimento da Câmera digital) é antiga. Com certeza deve ser isso, pois desde o Ubuntu Dapper que ele reconhece automaticamente a minha câmera digital.
Eis o Kernel utilizado pelo DreamLinux 2.2:
root@dream:/home/galactus# uname -a
Linux dream 2.6.18.1-kanotix-1 #1 SMP PREEMPT Wed Nov 29 15:15:15 EST 2006 i686 GNU/Linux
Como podem ver é um Kernel fornecido por Herr Kano! O Synaptic não vem instalado por padrão. Mas vamos ao que interessa.
O DreamLinux foi capaz de ler ou reproduzir logo de primeira os seguintes arquivos: MP3, OGG-Vorbis, MPEG, MOV, AVI, PDF, RAR, ZIP. Flash e java já instalados por padrão. Também pude assistir trailers da Apple de primeira no Firefox.
Por falar em Firefox, o Firefox instalado por padrão é o 1.5.0.7. Mas no painel de Controle, dentro do “Instala Fácil” é possível instalar o Firefox 2.0 . Ele avisa que não vai desinstalar o 1.5 para não perder os plugins atrelados a ele, mas vai tornar o 2.0 padrão.
A qualidade do som é muito boa mesmo. Foi capaz de tocar múltiplos sons ao mesmo tempo sem problemas. O volume já vem regulado bem alto (82% do total).
Na hora de assistir um DVD eu chamei o Gxine, mas caí na besteira de pular o assistente de configuração dele. Ele não leu nada do DVD. Deu erro e travou.
Tive que ir ao terminal para “matar” o Gxine. Daí tentei com o Mplayer. Deu erro também. Voltei ao Gxine e dessa vez fiz os passos de configuração. Aí ele leu normalmente o DVD. A qualidade de imagem está no padrão das distros baseadas no Debian. Eu digo isso pois eu já notei que sem mexer em nada, todas consomem um monte do processador, e as imagens não tem a mesma fluidez do OpenSuse. Em matéria de qualidade de imagem padrão, o OpenSUSE dá Show em relação as outras.
Além disso consumia cerca de 25% da CPU sem o Driver da Nvidia instalado, ou seja, usando o Xorg.
Fui até o “Instala fácil” para instalar o Driver da Nvidia. Ele instala a versão 8776, muito longe dá versão mais recente do Site da Nvidia, acredito que isso se deve a questões de compatibilidades. O Ubuntu 6.10 também usa esse versão do Driver. Mas tive alguns problemas durante a instalação. Primeiro ele avisa que vai me levar até o modo texto para que então você digite: nvidia-install para o Script executar tudo por você. Só que ele não joga você no modo texto, fica com a tela de apresentação do DreamLinux congelada, então se você não teclar nada, ela fica ali, bonitinha. E você feito besta esperando o modo texto!
Na primeira tentativa ele não conseguiu baixar tudo o que precisava. Na segunda tentativa ele deu erro num arquivo e não completou a instalação. Tive que reiniciar o sistema a força. Só na terceira tentativa é que tudo correu bem.
Com o Driver instalado o consumo da CPU foi para 13%, tanto faz se com o Gxine ou com o Mplayer. Mas não achei o Gxine estável. E se der erro no Gxine, você não consegue usar o Mplayer! Isso para assitir vídeos.
Outro Bug, o pppoeconf não se mantém após o boot. Mesmo tendo marcado para iniciar com o boot é preciso voltar ao ícone e refazer o processo, tentei até em modo texto, mas deu no mesmo. O Gxine também precisa passar pelo processo de configuração todas as vezes que for assistir um DVD. As vezes ele trava de tal maneira que é preciso reiniciar o sistema.
Logo após a instalação, ele consumia 48MB de RAM depois do Boot. Após ter instalado o Firefox 2.0, o Driver da Nvidia e o Synaptic, ele passou a consumir 62MB após o boot. Mesmo abrindo um monte de coisas ao mesmo tempo, ele não passou dos 250MB acupados. Por exemplo, agora que digito essa análise, estou com o Firefox 2.0 aberto ( e mais 7 abas), o XMMS tocando música, o Mplayer tocando o DVD dos Incríveis, o terminal aberto, o Thunar, o Conky (espécie de Gkrellm, não conhecia ele) e é claro o Writer aberto. Pois bem, tudo isso aberto ao mesmo tempo e apenas 176MB de RAM consumidos e cerca de 15 a 18% da CPU em uso.
Tentei usar o XDVDShirink, mas deu no mesmo do Ubuntu, ou seja, não funcionou!
Ele vem com mais um monte de aplicativos como o Gimp, Ink Scape, Xara LX, Scribus e etc... Não testei essas coisas pois não uso nada disso.
Vou ver se ele sobreviverá a um dist-upgrade, mas tenho um mal pressentimento quanto a isso. Dei uma olhada no sources.list e ele mistura repositórios do Sarge e do Etch!
Daqui a pouco eu posto se ele resistiu. Uma coisa que não vai resistir logo de cara é o X. Mas isso é esperado.
Há sim, quanto ao desempenho, ele é muito rápido sim. Notavelmente mais rápido que o Xubuntu 6.10. Perde um pouco para o seu Pai, o Debian. Só achei ele lerdo para chamar o Open Office. Ele tem um ícone no Engage de usar o Thunar como Root! Para mim isso é como dar uma granada na mão de uma criança, mas acredito que escolheram isso para facilitar a vida de usuários do Windows.