Tutorial de Instalação do BrOffice 2.0.4

Iniciado por Josely, 12 de Janeiro de 2007, 23:43

tópico anterior - próximo tópico

Josely

Ola amigos do Ubuntu, criei este pequeno Tutorial de instalação do BrOffice afim de ajudar aos demais colegas que estão interessados em ter um sistema Office em sua distro.

Baixe o arquivo de instalação do BrOffice:

wget -vc ftp://www.broffice.org/stable/2.0.4/broffice.org.2.0.4.deb.tar.bz2

Antes de prosseguirmos com a instalação do BrOffice é recomendado que desinstalemos o OpenOffice ou versão anterior do BrOffice. Se você esta usando a versão Ubuntu 6.10 Edgy faça o seguinte:
click em [sistemas > aplicações > gerenciador de pacotes synaptic], na opção procurar digite: "OpenOffice", em seguida marque para remorção todas as opções do OpenOffice. Depois de removido feche synaptic e vamos para a instalação do BrOffice.

Abra um terminal Console e entre na pasta onde você baixou o pacote BrOffice, você vera que o arquivo esta compactado como .deb.tar.bz2, desse modo, precisamos descompactar tudo para que fique em modo .deb para instalação.

Para descompactar digite no console:
bunzip2 -dc broffice.org.2.0.4.deb.tar.bz2 |tar x
com isso o pacote sera descompactado para que possamos instala-lo.
Partindo do presuposto de que voce esteja no diretorio onde baixou broffice.org.2.0.4.deb.tar.bz2 digite o seguinte:

cd /DEBS
(Obs: DEBS obrigatoriamente tem que ficar em maiusculo se não você não tera acesso ao diretorio)

Em seguida você tera que instalar modulo por modulo do BrOffice com o seguinte comando:

sudo dpkg -i nomedoarquivo.deb

(Obs: existe uma maneira de instalar todos de uma so vez, mais aconselho  fazer modulo por modulo porque assim evita erros de desempacotamento dos modulos. Mas se assim você quiser tentar faça o seguinte: ao final de cada modulo coloque "\" e em seguida o proximo modulo.
Exemplo: sudo dpkg -i nomedoarquivo.deb \ nomedoarquivo.deb e assim por diante.)

Instruções para instalação dos modulos:

primeiramente instale:

broffice.org-base_2.0.4-5_i386.deb (ele é a base de toda a instalação)

após o "base" instale os modulos seguinte, deixando apenas para o final os seguintes modulos:

broffice.org-debian-menus_2.0.4-5_all.deb
Este modulo é que instala os links para execução do pacote BrOffice, por isso recomendo instala-lo ao final dos demais modulos.

Apenas para quem usa kde
sudo dpkg -i broffice.org-kde-integration_2.0.4-5_i386.deb

Apenas para quem usa gnome
sudo dpkg -i broffice.org-gnome-integration_2.0.4-5_i386.deb
Este modulo você devera instalar ao final da instalação do modulo broffice.org-debian-menus_2.0.4-5_all.deb. Este modulo é a integração entre o BrOffice e o Gnome ou KDE, depedendo da interface que você esteja usando.
Para o BrOffice ficar completo é necessário integrar as caixas de dialogo/impressão ao ambiente gnome/kde, faça assim, carregue o BrOffice 2.0 Writer, após preencher o registro vá em Ferramentas->Opções->BrOffice.org->Geral e procure pelo título "Abrir/Salvar caixas de dialogo" e desmarque a opção "Utilizar as caixas de dialogo do BrOffice" que se encontra logo abaixo dele.

Espero que esse mini tutorial venha a ajudar os demais colegas. Caso tenham alguma duvida ou pergunta, postem que respondo sem demoras.

um abraço a todos. :D

VB5

Josely,

obrigado pelo tutorial! Segui suas instruções e já estou com o BrOffice instalado e funcionando. O único problema que encontrei (estou usando o Edgy) foi que ao iniciar a instalação pelo 'base' gerou-se uma série de problemas de dependências - o 'base' dependia do 'core01' e assim por diante. Entretanto, após isso repeti a instalação, começando pelo 'core01' e aí rodou tudo perfeito.

Valeu!  :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Evandro Abu Kamel

Cara, seu tutorial ajudou bastante, mas fiz o seguinte:

Removi o OpenOffice;
Como uso KDE, nas pasta dos DEBS apaguei o broffice para Gnome e mandei instalar tods os outros de uma vez, porque um de cada vez não deu certo.

Mas, valeu!!  ;D

OlivioFarias

E no meu caso que é broffice.org.2.2.0.rpm.tar.gz
como instalo?
May The Force Be With You

Alpavelus

Olha UchihaOlivivio eu Instalei o 2.2.0 normal so descompactei o arquivo fui no diretorio dei o sudo dkpg -i e deu certo, ah eu instalei todos de uma vez com o "/".eu estou usando o ubuntu 6.10

Pedro Martins

Para transformar o OpenOffice.org que vem junto com o Ubuntu em BrOffice, basta procurar o pacote broffice nos repositórios e instalar, não é preciso fazer mais nada, é simples assim mesmo.

Meire Rebouças

Isso foi simplesmente demais.
Dá um trabalhão... Ainda mais pra uma inciante, mas foi o único método que fez com que eu conseguisse instalar o BrOffice 2.2.1.
Brigds msm.

carloshenriquepvh

Excelente topico! Merecia ser fixado!
Quebrou um galhão aqui  ;D

Quando entrei no diretorio /DEBS usei o comando dpkg -i *.deb ao inves de modulo por modulo
e ta tudo ok..nao tive nenhum problema

Fica a sugestão  ;)