Autor Tópico: TVTime Sem Som  (Lida 16369 vezes)

Offline Eudoxio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
TVTime Sem Som
« Online: 08 de Janeiro de 2007, 23:49 »
 Eu instalei o TVTIME no meu Kubuntu 6.10 Edgy Eft, durante a instalação não houve nenhuma mensagem de erro e ao rodar o programa com facilidade consegui sintonizar os canais. Porém no lugar do áudio da programação eu escuto chiados como se eu estivesse em um canal sem a emissora. Tentei corrigir o problema pelo KMIX e através da configuração do programa e só escuto o chiado de canal vazio.
Uso a placa de áudio AUDIGY2 ZS.  Será que não foi identificado os canais de áudio da placa de TV pinacle PCTV ? Alguém poderia ajudar-me a solucionar este problema? Sei que a placa de TV está boa, por que uso-a em outra distribuição linux normalmente. Seria a nível de configuração nas pastas onde foi instalado? E quais são essas pastas? Estou já sem saber o que fazer. Peço a sua ajuda.
Muito obrigado.
Eudoxio
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2007, 09:59 por Eudoxio »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: TVTIME SEM SOM
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2007, 07:48 »
Tente o seguinte:
- Botão direito no Controle de Volume
- Abrir controle de volume
- Depois Editar, Preferências
- Marque Entrada e habilite o som (se tiver um X e aumente também o som (as vezes tá  muito baixo).
- Se não der com Entrada tente outra opção (Aux por exemplo).

Edit: postar tudo em maiúscula é contra as regras do Fórum.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2007, 08:26 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Eudoxio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2007, 10:09 »
 Bom dia Pintinho. Muito obrigado pelo retorno.
Você se refere ao Kmix? certo?
Eu coloquei  todos os controles deslizantes acima da metade da escala e todos os leds acesos, ou seja, foram ativados. Porém continuo sem o audio da emissora de tv, escuto um chiadão apenas.
Eu tenho a impressão que o driver referente ao som que vem da PC TV Pinacle não foi identificado corretamente, por que eu cheguei a colocar a caixinha de som direto na saida de audio da placa e não funcionou.
Talvez uma solução meio grosseira seria eu verificar na distro que esta funcionando qual o arquivo referente ao audio e copia-lo para o Kubuntu com as mesmas informações. Porém não sei qual é o arquivo e a pasta correspondente.
Eu testei também no Ubuntu e aconteceu o mesmo bug. Foi a única coisa que deixou a desejar, o restante tudo funciona perfeito, escuto música, vejo filmes com boa qualidade de audio e video e etc faltou portanto o tvtime com o som para que eu ficasse sossegado. :-)
Agradeço qualquer outra informação.
Abraço
Eudoxio

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2007, 11:19 »
Desculpe, no seu caso é o kmix...falha nossa...
Mas, era isso mesmo que eu queria dizer e, vc já fez.
Eu abri um tópico aqui sobre a minha placa (tá um pouco "costurado" porque fui conseguindo aos poucos, quem sabe lá tem alguma coisa que possa te ajudar:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12577.0
Você tá conseguindo sintonizar todos os canais?
Não será o tuner que tá trocado?
Tem também esse tópico aqui no Fórum.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10895.0
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Eudoxio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2007, 21:11 »
Ola Pintinho.
Sim, eu estou vendo perfeitamente todos os canais e a imagem está muito bonita. É uma pena...
É quase certo ser o tuner que está trocado.  Hoje a tarde eu tentei descobrir o tuner dessa placa para que eu pudesse editar o  /etc/modprobe.d/options  e incluir o tuner correto. Mas ainda não achei qual o tuner da Pinacle PCTV. Essa minha placa não tem o radio é a mais simples. Eu estou perto de descobrir esse bug. :-)
Qualquer novidade eu comentarei aqui no Forum os resultados.
Abraço
Eudoxio

Offline Eudoxio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2007, 22:45 »
Olá Pintinho
Como prometi estou de volta com novas informações e espero que a turma esteja acompanhando e possa servir de orientação.
Como havia dito, eu tenho uma distro com a mesma plataforma  do Ubuntu no qual o TVTIME funciona. Aproveitei a sua dica do link do colega que editou o /etc/modprobe.d/options, etc/modprobe.d/bttv e o /etc/modules e lendo também dicas no site do fabricante da placa, eu consegui descobrir o bttv que funciona com o TVTIME na outra distro. Para a  Pinacle PCTV/Rave pci é card=39 e o tuner=33. Eu fiz exatamente conforme o colega orientou utilizando essas informações e nada, lá estava novamente o chiadão. Testei outros programas que usam placa de captura de tv e não funcionou. Testei também o Kubuntu, portanto está discartado ser problema do TvTime, kmix, controle de audio..... É algo a nível de identificação da placa de captura de tv no canal de áudio para o Ubuntu 6.10 bem como outras distros já testadas, como por exemplo o kurumin 6.1 em diante. Pelo o que eu andei pesquisando, a turma diz que é atualmente o grande abacaxi nessas novas distribuições linux.
Como eu já cheguei no meu limite de competência para sanar o problema, voltei a estaca zero. :- )
e com a cabeça quente...
Abraço
Eudoxio

Offline Eudoxio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Resolvido! TVTime Sem Som
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2007, 19:54 »
 Os meus sinceros agradecimentos aos amigos Pintinho e  Sidnei Serra  usuários deste Forum, que com grande espirito de companheirismo, ajudaram-me a solicionar este bug que já durava quase 2 anos.
  O meu muito obrigado.
  Eudoxio

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2007, 11:46 »
Pessoal
Eu to começando agora com o TVTIME e depois de instalá-lo, não aparece nada. Rodei no terminal e apareceu isso aqui:

Código: [Selecionar]
Nenhum sintonizador encontrado na entrada 0. Se tiver um,
   seleccione outra entrada usando --input=<num>.

O que devo fazer para visualizar meus canais TVA?
Abs!

Offline racional

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2007, 17:21 »
Salve Pessoal, tambem estou na luta para fazer o TV time funcionar, assim que chegar em casa posto aqui um script que abilita o TV TIME, na verdade ele configura o tuner. Mesmo assim nada de som, apenas imagem. O problema eh que a placa de captura eh reconhecida no sistema como dispositivo de som tambem mais parece que nao eh abilitada, tudo me parece por causa do hotplug. Vou conseguir mais informação sobre o assunto. E vamos todos procurar resolver este problema. Quem conseguir alguma coisa poste aqui. 19:30 eu atualizo ja com o script ok?

Ricardo Igor Procópio - Brasil - Minas Gerais

Offline Eudoxio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2007, 20:31 »
  Eu tive duas sugestões, a primeira foi tentar mexer no reconhecimento do audio da placa de TV e a segunda sugestão foi acoplar um video k7 com os canais de tv sintonizados e aproveitar a saida de áudio e injetar na entrada de audio da placa de som do pc.
  A primeira sugestão é sem dúvida a mais louvável, porém foi tentado e após quase dois anos mexendo e pertubando a galera pedindo help não tive sucesso. Foi quando resolvi injetar o audio do VK7 e pimba! Funcionou.
  Esse problema ocorre também com outras distribuições, a partir das versões recentes dos kernel. Os antigos  o áudio funfa normal.
  Boa sorte  :D
  Eudoxio
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 20:32 por Eudoxio »

Offline Eudoxio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2007, 20:50 »
maudy
 Tente esse link  http://www.guiadohardware.net/guias/07/index5.php
 vai orienta-lo a configurar o seu TVTIME.
 Eudoxio

Offline Eudoxio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2007, 20:54 »
racional
Estou na sua escuta. Quem sabe vc desvenda definitivamente esse problema?
Eudoxio

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2007, 09:33 »
Salve Pessoal, tambem estou na luta para fazer o TV time funcionar, assim que chegar em casa posto aqui um script que abilita o TV TIME, na verdade ele configura o tuner. Mesmo assim nada de som, apenas imagem. O problema eh que a placa de captura eh reconhecida no sistema como dispositivo de som tambem mais parece que nao eh abilitada, tudo me parece por causa do hotplug. Vou conseguir mais informação sobre o assunto. E vamos todos procurar resolver este problema. Quem conseguir alguma coisa poste aqui. 19:30 eu atualizo ja com o script ok?

Ricardo Igor Procópio - Brasil - Minas Gerais

Tente abrir o tvtime como sudo e veja se funciona o som.
" sudo tvtime "
Caso funcione o problema é nas permissões da pasta do .tvtime na sua home. Aqui resolveu!.

Offline racional

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2007, 14:48 »
E ae rapaziada, fala Eudoxio. Desculpem pela demora, como prometido  abaixo esta o script que eu uso para assitir tv no linux, o grande problema eh so o som mesmo.

Dei  o nome de tv.sh

sudo rmmod bt878
sudo rmmod bttv
sudo rmmod snd-bt87x
sudo modprobe snd-bt87x
sudo modprobe bttv card=37 tuner=2 radio=1
sudo update-modules
sudo tvtime

bom ele faz essas configurações e depois inicia o tvtime, agora só falta o som funcionar para ser feliz. Espero que isso ajude!
Salve!

Offline racional

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: TVTime Sem Som
« Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2007, 16:19 »
Como havia dito o som da placa de captura de video não eh habilitado por padrão, e no sistema ela deve ser vista como outra placa de som. Fiz umas pesquisas e consegui fazer com que a placa de captura seja vista agora também como dispositivo de som juntamente com os outros que o sistema possa ter.

Quando entrava com o comando  "cat /proc/asound/cards" eu recebia a seguinte saida:

0 [SI7018         ]: SI7018 - SiS SI7018
                      SiS SI7018 PCI Audio at 0xd000, irq 11
 1 [UART           ]: MPU-401 UART - MPU-401 UART
                      MPU-401 UART at 0x300, irq 10


Ou seja minha placa era reconecida como dois dispositivos, um pelo Alsa(SI7018) e outro pelo OSS(UART)

executei o seguinte comando : "modprobe -r snd-bt87x; modprobe snd-bt87x load_all=1"

e desta vez ao entrar com o comando:  "cat /proc/asound/cards" novamente tive outra saida :
 
0 [SI7018         ]: SI7018 - SiS SI7018
                      SiS SI7018 PCI Audio at 0xd000, irq 11
 1 [UART           ]: MPU-401 UART - MPU-401 UART
                      MPU-401 UART at 0x300, irq 10
 2 [Bt878          ]: Bt87x - Brooktree Bt878
                      Brooktree Bt878 at 0xcddfd000, irq 5


como deu pra perceber, agora além dos dois modulos padrão de som, tenho o Bt878 que eh o som da placa de captura.

Mais não para por ai, depois q vc reinicia o sistema pede tudo isso, então vi nessa pesquisa que para colocar essas configurações no boot do sistema basta fazer o seguinte :

echo "snd-bt87x" >>/etc/modules (coloca o som do bt8tx para carregar no boot)
echo "options snd-bt87x load_all=1" >>/etc/modprobe.conf  (Eh opcional caso seja requerido)

bom agora que ja coloquei tudo no boot  vou testar galera, assim q reiniciar eu digo o q deu.

Como nosso lema eh compartilhar, ai vai o link onde obtive essas explicações:
http://www.mythtv.org/wiki/index.php/Snd-bt87x#Making_Your_System_Load_the_Module_When_it_Boots

Um salve a todos!

Ricardo Igor Procópio - Brasil - Minas Gerais - Contagem