Arquivos perdidos: dúvida

Iniciado por aipietro, 05 de Janeiro de 2007, 13:48

tópico anterior - próximo tópico

aipietro

Pessoal

Eu tinha uma conta de usuário no sistema, chamada "pietro". Resolvi criar outra chamada "bruce".
Entrei no Nautilus como root, entrei em "pietro" e copiei todos os arquivos da home de "Pietro" para home de "bruce" (pra não perder meus dados).

Depois, removi o usuario "pietro" em Sistema > Administração > Usuários e Grupos, e então deletei manualmente a home de "pietro". Mas o que é incrível, é que não recuperei o espaço em HD. Onde estão os arquivos de "pietro"? Onde o sistema guarda? Acho que não era só na home de "pietro".

Valeu!

arsolto

Na verdade, você deve ter deletado a pasta pessoal de pietro e preservado a de bruce, contida no diretório /home. Agora o que você excluiu deve estar num lugar chamado /.Trash, mas só é possivel saber se você digitar no teclado as teclas Ctrl+H para fazer aparecer os diretórios e arquivos ocultos. E claro, deletar da lixeira, digo, de /home/bruce/.Trash tudo aquilo que não desejar mais. Espero que tenha compreendido o modo como irá solucionar o seu problema.

aipietro

talvez eu tenha explicado mal. Bem, eu realmente queria excluir a conta Pietro (a minha antiga) e fiz isso. Depois de copiar os arquivos pessoais de Pietro para Bruce; e deletado toda a home de Pietro, notei q não recuperei o espaço perdido. É como se ficassem duplicados os arquivos!

arlei

Citação de: aipietro online 05 de Janeiro de 2007, 14:01
talvez eu tenha explicado mal. Bem, eu realmente queria excluir a conta Pietro (a minha antiga) e fiz isso. Depois de copiar os arquivos pessoais de Pietro para Bruce; e deletado toda a home de Pietro, notei q não recuperei o espaço perdido. É como se ficassem duplicados os arquivos!

Então amigo,

acho que a interpretação ao seu problema pelo membro arsolto esta correta, ou seja, como voce deletou os arquivos da $home do usuário pietro a partir deste seu novo usuário, e se vc não uso o Shift + Del para excluir esses arquivos os mesmos estão na lixeira do Bruce, portanto ainda ocupando espaço no seu disco.

T+
Arlei

aipietro

Eu olhei no ./trash de Bruce e não tem nada lá!

arlei

Olha aipietro,
não tenho certeza mais revendo seu post inicial reparei que vc informa que entrou no Nautilus como root, então olha no diretório .trash do root.

T+
Arlei

aipietro

Cara, eu jah descobri! É no trash do root mesmo. Obrigado!

aipietro

Outra dúvida, é em relação a quem pertence esses arquivos. Como eles eram de Pietro, então o novo usuario Bruce pode mexer neles? Vi que os arquivos que eram de pietro, agora na pasta bruce tem cadeados e tal.

Há uma maneira de passar permissão para Bruce a todos eles, em massa? Pelo terminal?

arsolto

Se quiser aprender a trabalhar com permissões e distribuí-la, em massa, para arquivos e diretórios do sistema, veja aqui: Guia Foca GNU/Linux, Capítulo 13 - Permissões de acesso a arquivos e diretórios.

CitarEsta seção pode se tornar um pouco difícil de se entender, então recomendo ler e ao mesmo tempo prática-la para uma ótima compreensão. Não se preocupe, também coloquei exemplos para ajuda-lo a entender o sistema de permissões de acesso do ambiente GNU/Linux.

Espero que você consiga absorver o máximo de conhecimento sobre o assunto para compartilhar conosco, depois.

aipietro

Certamente, amigo. Obrigado mais uma vez. Tenho aprendido cada vez mais sobre o Linux, e ainda mais sobre o Gnome e o Ubuntu (uma combinação fascinante em design e facilidade de uso).

Eu sou designer, e estou preso ao Lixão (windows); devido as ferramentas de criação! Mas deixei de me preocupar com isso. Melhor não.

arlei

aipietro a resposta é sim.
Com o comando chown de forma recursiva. Mais não irei passar a linha de comando e sim a sintaxe do mesmo para, como disse o arsolto vc ir aprendendo a trabalhar com permissões.

sudo chown [opções] [usuário][:grupo] arquivos

Onde, arquivos pode ser um ou mais arquivos e/ou diretórios cuja propriedade deve ser alterada.

Para maiores detalhes man chown.

T+
Arlei