Autor Tópico: Como proteger o desktop?  (Lida 7791 vezes)

Offline asc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Como proteger o desktop?
« Online: 26 de Janeiro de 2007, 21:53 »
Olá!
Trabalho numa escola secundária. Instalei  Xubuntu em 9 pcs da biblioteca. Acontece que os putos alteram sistematicamente o desktop! Alguém conhece alguma forma de proteger o desktop?

Obrigado!

P.S. Queremos acabar com o Windows já que a Microsoft exige que se paguem licenças qdo estamos apenas a promover os seus produtos. Assim as escolas secundárias portuguesas estão a dizer xau à Microsoft e olá ao Linux!!! Mas a ministra n merecia!!!

Offline bruno.vitorino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Como proteger o desktop?
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2007, 22:21 »
Bom, eu não sei o modo exacto de fazer isso, mas aqui vai uma ideia:

Ter uma home original guardada algures no disco e um script que faz o seguinte: Ao iniciar a sessão o script substitui o conteúdo da home alterada com a original (não modificada), desta forma as alterações feitas ao desktop passam a não existir.

Como disse antes, eu não sei esta é uma boa solução, nem sei se será a mais correcta, mas é uma ideia.
Se alguém do fórum tiver uma solução melhor ou experiência de scripting manifeste-se!
persistência, persistência,persistência...



Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: Como proteger o desktop?
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2007, 08:25 »
acredito que seria a melhor ideia mesmo um script ou um daemon de reset de desktop, porem acabei de testar aqui outra ideia que seria até mais pratica (embora um pouco apelativa)

abra um thunar, aperte ctrl+h (mostrar os icones escondidos), agora clique com o botão direito na pasta ".config" e va em propriedades. agora va em permissões e coloque em apenas leitura (read only), quando clicar em OK vai aparescer para voce dar um aplique recursivamente, com isso o usuario não podera mais alterar suas proprias configurações.

para reverter esta alteração voce tera que fazer o mesmo procedimento, mas voce tera que usar o root, uma vez que o usuario não pode alterar a pasta mais...       


com este metodo que acabei de testar o usuario ainda podera mudar as barrinhas de lugar, mas quando ele mudar, a mudança não podera ser salva, ai apenas clicando ctrl_alt+backspace, ou deslogando e logando denovo, ou qq coisa que faça o xfce checar o arquivo vai fazer ele voltar ao padrão...


PS: lembre-se de deixar um desktop bem funcional com tudo que um usuario precise, como clipboard, taskbar, menu iniciar, etc...     assim se ja estimula a não mexer...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Como proteger o desktop?
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2007, 08:48 »
O ideal é que se tenham perfis de usuários, já no caso de ter apenas um usuário é recomendado que o perfil dele seja excluído a cada logout.
Quando o usuário faz login pela primeira vez ele recebe como padrão o conteúdo da pasta /etc/skel (de skeleton), então é só configurar um perfil adequadamente e copiar para a pasta /etc/skel e todo usuário novo que for criado vai estar igual ao que você configurou.

O problema é exlcuir o home do usuário toda vez que faz logout, não sei se tem opção pra fazer isso automaticamente, mas deve ter como fazer um script para resolver isso, [ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Como proteger o desktop?
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2007, 10:34 »
Existe um programa para Gnome que trava as configurações. Leia este tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9178.0

Acredito que não funcione no Xubuntu. Mas se tiver a possibilidade de escolher o Gnome, seria uma solução.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson