Aquecedor Solar Composto de Embalagens Descartáveis

Iniciado por arlei, 02 de Janeiro de 2007, 16:06

tópico anterior - próximo tópico

arlei

Pessoal,

o tópico que trago a vcs não tem "diretamente" nada haver com nosso Ubuntu ou mesmo o Software Livre, mais achei de suma importância publica-lo pelos motivos abaixo enumerados.

1. Se tratar de um assunto de extrema importância nos dias de hoje, onde cada vez mais temos que nos preocupar e incentivar medidas e atitudes que visam minimizar a agreção ao nosso ambiente.
2. Tratar-se de uma idéia que, mesmo aparentemente tão simples, representa em primeiro lugar a grandeza da criatividade da nossa gente e o espirito deste brilhante cidadão brasileiro preocupado com as questões sócio-ambientais para com essa e principalmente as futuras gerações (nossos filhos, os filhos dos nossos filhos, ...).
3. E tbem, como vcs puderam observar no meu primeiro paragrafo onde coloco a palavra "diretamente" entre aspas, porque diferente do que a maioria pode supor este senhor embora tenha patenteado a idéia, disponibiliza a mesma a todos os interessados de forma LIVRE, portanto seguindo os principios da nossa principal filosofia de liberdade, ou seja, todos tem o direito de usarem e fazer bom proveito deste ou daquele recurso.

O Assunto:

"Um Sr. chamado José Alcino Alano, brasileiro como muitos de nós e preocupado com as questões socias, energéticas e ambientais, se aproveitando de garrafas plasticas vazias e caixas de leite entre outros inventou um aquecedor solar com ojetivo de economizar energia elétrica, beneficiar o meio ambiente fazendo uma reciclagem direta sem qualquer processo industrial em "lixos" descartáveis. Como o próprio inventor afirma, este projeto tem também como objetivo, conscientizar a todos de que todas essas embalagens (pós-consumo) podem ter aplicação útil no lado social."

Fonte: Este assunto eu vi no programa Globo Ecologia da TV Globo (no qual confesso não ser nenhum fã de carteirinha), no sabado (30/12/2006) pela manhã um pouco antes de estar saindo para o litoral passar a virada de ano com minha familia.

No link abaixo se encontra o manual completo do projeto com todos detalhes técnicos e econômicos para sua correta execução e aproveitamento.

http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm

Uma salva de palmas ao Sr. José Alcino Alano e a todos que de uma forma ou de outra incentivam ou fazem algo para um MUNDO MELHOR.

T+
Arlei

Kamei Hyoga

Parabéns pra ele mesmo!!! Agora, eu vi um estudante (não sei se nesse mesmo programa ou no Globo Ciência) que inventou um filtro que tira 100% das impurezas, reciclando a água. Parece que esse projeto tmb é aberto pra quem quiser montar um. Se alguém achar, seria legar postar aki tmb.

ginho

Eu estou a tempos atrás de uma matéria desta sobre aquecimento solar, caiu como uma luva.
Venho pesquisando já a tempos sobre o assunto.

usifoto

:D

Eh eh...

Adoro fuçar com essas traquitanas.

Acabei de construir uma máquina de tijolos de solo-cimento e já havia pesquisado e baixado um PDF sobre esse aquecedor solar.

Quando estava pesquisando, encontrei também este, feito de placas de PVC para forro:

http://www.sociedadedosol.org.br/

bruno.vitorino

há imensa gente a criar "gadgets" fantásticas que economizam energia e fazem aproveitamento de objectos e detritos que aparentemente não teriam alguma utilidade, mas infelizmente os homens do capital não estão interessados em promover e apoiar tais invenções. Estão sim mais interessados em alimentar o negócio dos combustíveis fósseis que mais tarde ou mais cedo tornarão a economia de países mais pobres, e até mesmo a dos países médios, insustentável!

Iniciativas destas devem ser aplaudidas e servir de exemplo para que possamos viver todos muito melhor, ecológica e financeiramente!
persistência, persistência,persistência...